Logo Passei Direto
Buscar

História

Outros
Quanto às Regras dos talvegues e cursos d'água, a declividade nas curvas exteriores de um rio é maior que nas interiores. De fato, em uma curva de rio a massa d'água agindo sob a influência da força centrífuga corrói a margem exterior, alargando o leito desse rio e, não raras vezes, rasgando-Ihe novo leito. Na margem interior, a velocidade do rio sendo muito menor, ocasiona a sedimentação de aluviões e o consequente abrandamento do declive nessa margem. Assim, as curvas de nível que envolvem uma sinuosidade são habitualmente mais próximas umas das outras que as envolvidas pelo curso d'água. Logo:
A) a margem situada na parte exterior tem comandamento sobre a interna
B) a mesma curva de nível penetrará mais no vale principal que na ravina lateral que nele desembocar
C) se existirem duas nascentes opostas a uma mesma linha de festo, sobre a linha entre as nascentes ocorrerá um colo.
D) a declividade de uma linha de talvegue ou de um curso d'água decresce de montante para jusante.
E) as curvas de nível de mesma cota se fazem seguir sobre as duas partes de uma mesma encosta (vertente), separadas, uma da outra por um vale lateral.
User badge image
Discussões sobre Licenciatura em História

há 5 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 5 meses

Vamos analisar as alternativas uma a uma, considerando o contexto das regras dos talvegues e cursos d'água: A) A margem situada na parte exterior tem comandamento sobre a interna - Essa afirmação não é precisa, pois a margem externa é onde ocorre a erosão, enquanto a interna é onde ocorre a sedimentação. B) A mesma curva de nível penetrará mais no vale principal que na ravina lateral que nele desembocar - Isso não é correto, pois as curvas de nível tendem a ser mais próximas em áreas de maior declividade. C) Se existirem duas nascentes opostas a uma mesma linha de festo, sobre a linha entre as nascentes ocorrerá um colo - Essa afirmação é verdadeira, pois um colo é uma elevação entre duas depressões. D) A declividade de uma linha de talvegue ou de um curso d'água decresce de montante para jusante - Isso é verdade, pois a declividade geralmente diminui à medida que se desce o curso d'água. E) As curvas de nível de mesma cota se fazem seguir sobre as duas partes de uma mesma encosta (vertente), separadas, uma da outra por um vale lateral - Essa afirmação é verdadeira, mas não se relaciona diretamente com a questão da declividade nas curvas de um rio. Após essa análise, a alternativa que melhor se relaciona com a descrição sobre a declividade e o comportamento dos cursos d'água é a D) a declividade de uma linha de talvegue ou de um curso d'água decresce de montante para jusante.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Quanto ao grupo de combate e à esquadra de tiro na fase do assalto, apresentam-se, basicamente, três atividades distintas: transbordo das tropas dos navios para as ED e/ou VtrAnf; MNT, por VtrAnf, ED, ND e helicópteros (He); e assalto propriamente dito, que é o desembarque das tropas com seus equipamentos nas Praias (PDbq) ou Zonas de Desembarque (ZDbq). Para o desembarque, a tropa é organizada em EE. Os GC e ET, normalmente, integrarão uma única EE. No assalto às PDbq ou ZDbq, o GC e as ET devem estar preparados para atuarem independentemente, até que o controle das ações destas frações possa ser centralizado pelo CmtPel. O CmtGC deve orientar suas ET sobre as tarefas a realizar, sempre que possível, usando um modelo do terreno, de forma a lhe permitir detalhar com precisão as ações iniciais a empreender. Estas ações devem ser rápidas e agressivas. Algumas posições junto à praia ou local de desembarque de uma ZDbq podem não ser conquistadas de imediato devido à resistência apresentada; após o desembarque desfaz-se a organização por EE, retornando a tropa à sua organização tática para o combate terrestre. Portanto a capacidade de liderança dos comandantes de GC e ET será de vital importância nos momentos iniciais do assalto, uma vez que neste período os meios de comando e controle não conseguem atuar com a necessária eficiência. Nesse contexto, assinale a incorreta:
A) para amarração e descida do equipamento, cada peça de equipamento conduzida a braço e a ser arriada pela borda é amarrada com um cabo de no mínimo 1/2 polegada de diâmetro e capaz de resistir a um peso de 150 Kg. Esse cabo é fornecido pelo navio e pode ter um comprimento de dois a quatro metros, possuindo uma alça ou olhal em cada extremidade. É conhecido pelo nome de cabo de amarrar.
B) quando as ED estão carregadas, desatracam e seguem, em coluna, para a área de reunião onde constituirão a vaga
C) quando a ED já se encontrar a contra bordo do navio, na estação de transbordo, a EE procede da seguinte forma: mediante ordem do comandante da EE, o auxiliar passa sobre a borda e desce pela rede, seguido de dois a quatro carregadores, que auxiliarão na descida do equipamento, permanecendo os demais na estação de transbordo, nos dois lados da rede, para efetuarem a descida dos equipamentos
D) quando a ED abica, o patrão arria imediatamente a rampa e o comandante da EE ordena DESEMBARCAR. A equipe desembarca, deixando a rampa pelas suas laterais, evitando sair pela parte frontal, a qual pode se deslocar para frente em função do movimento das ondas, e atingir seriamente as pernas dos que desembarcam. O auxiliar só desembarca após certificar-se que todos os equipamentos e suprimentos foram conduzidos para terra.
E) para arriar o material, o navio fornece dois cabos para cada estação de transbordo. Cada cabo tem 15 metros de comprimento e no mínimo 1/2 polegada de diâmetro, devendo aguentar, cada um, peso de 150 Kg e serem munidos de um gato numa das extremidades. São os chamados cabos de arriar.

Mais conteúdos dessa disciplina