Logo Passei Direto
Buscar
"Maomé retirou-se às montanhas para rezar e meditar, vivendo como eremita. Em seguida, começou a pregar a existência de um deus único, Alá, e a prática do Islã, submissão total a deus."
(ORDOÑEZ, Marlene e QUEVEDO, Júlio. História. Coleção Horizontes. São Paulo: IBEP. Sd. p.58)

Em 622, ocorreu a Hégira, que significou para o mundo islâmico,
a) o nascimento de Maomé e a chegada dos muçulmanos na África.
b) a fuga de Maomé e seus seguidores de Meca para Yatreb.
c) o casamento de Maomé com Khadija e a retomada de Meca.
d) a ocupação da península Ibérica pelos muçulmanos.
User badge image
Estudo Através de Questões

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

A Hégira, que ocorreu em 622, é um evento fundamental na história do Islã, marcando a migração de Maomé e seus seguidores de Meca para Yatreb (atualmente conhecida como Medina). Esse evento é considerado o início do calendário islâmico e representa a formação da primeira comunidade muçulmana. Analisando as alternativas: a) O nascimento de Maomé e a chegada dos muçulmanos na África - Incorreto, pois a Hégira não está relacionada ao nascimento de Maomé nem à chegada na África. b) A fuga de Maomé e seus seguidores de Meca para Yatreb - Correto, essa é a definição exata da Hégira. c) O casamento de Maomé com Khadija e a retomada de Meca - Incorreto, o casamento ocorreu antes da Hégira e a retomada de Meca aconteceu posteriormente. d) A ocupação da península Ibérica pelos muçulmanos - Incorreto, isso ocorreu muito tempo depois da Hégira. Portanto, a alternativa correta é: b) a fuga de Maomé e seus seguidores de Meca para Yatreb.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Foi um sistema político, social e econômico que se instalou na Europa durante a Idade Média, caracterizado pela descentralização do poder e pela economia ligada à agricultura e pelo trabalho dos servos.
a) capitalismo
b) comunismo
c) Feudalismo
d) Islamismo
e) judaísmo

Qual das alternativas abaixo apresenta características importantes do feudalismo?
a) Prevalência do trabalho assalariado; poder centralizado nas mãos do monarca; uso de moedas em todos os feudos.
b) Economia baseada na produção de mercadorias industrializadas; sistema de eleições para a escolha dos governantes; prevalência do trabalho servil (dos servos).
c) Poder descentralizado (nas mãos dos senhores feudais); feudo como principal unidade política, administrativa e econômica; prevalência do trabalho servil; agricultura como base da economia.
d) Economia dinâmica com muito contato comercial entre os feudos; poder nas mãos dos cavaleiros medievais, divisão de terras igualitárias para todos do feudo.

Sobre a sociedade feudal é correto afirmar que:
a) Ela era justa, pois todos possuíam os mesmo direitos e deveres.
b) Ela era dinâmica, pois era muito fácil uma pessoa passar de uma camada para outra superior.
c) A maior parte da sociedade era composta por nobres (reis, senhores feudais, cavaleiros).
d) Ela era hierarquizada e com pouca mobilidade social. Havia os que trabalhavam (servos camponeses), os que oravam (clero) e os que guerreavam (nobreza).

Recitar o credo “Alá é nosso Deus e Maomé, o seu Profeta”, orar cinco vezes ao dia, dar esmolas aos pobres, jejuar no mês do Ramadã e peregrinar, pelo menos, uma vez na vida para a cidade sagrada de Meca, são preceitos revelados a Maomé pelo anjo Gabriel, segundo o entendimento dos:
A) Hindus. B) Judeus. C) Cristãos. D) Muçulmanos. E) Budistas.

"Em 632, a grande discussão provocada pela morte de Maomé era quem deveria sucedê-lo como principal líder político da comunidade islâmica. Embora Abu Bakr (sogro de Maomé) tenha sido escolhido como primeiro califa, muitos defendiam que a liderança deveria ser exercida por Ali, genro do profeta, casado com sua única filha viva na época. Do casamento nasceram dois filhos, herdeiros diretos de Maomé. Para os seguidores de Ali, apenas os descendentes em linhagem direta com o profeta (portanto, as gerações nascidas de seus dois netos) deveriam assumir o controle, uma vez que teriam sido escolhidos por Alá".

Michel Reeber. Religiões: mais de 400 termos, conceitos e ideias.
Rio de Janeiro: Ediouro, 2002, p. 259.

O texto aponta para a(o)
a) início de um conflito civil no Império Islâmico, contribuindo para a perda de unidade política e religiosa entre os seguidores do profeta Maomé.
b) divisão do mundo islâmico após a morte do profeta Maomé, contribuindo para o surgimento de duas importantes divisões do Islã: os xiitas e os sunitas.
c) formação do califado, com a dinastia Omíada, governado pelos descendentes diretos do profeta Maomé, o que, por sua vez, deu início à expansão islâmica.
d) perda da unidade política, em virtude do início da guerra civil entre as comunidades islâmicas, mas com a manutenção da crença no Corão e na Suna.
e) imposição do poder centralizado em torno dos descendentes diretos do profeta Maomé, com a perseguição e eliminação de todos os grupos opositores.

Uma das características que podemos reconhecer no sistema feudal europeu:
a) é a organização da sociedade feudal em dois grupos bem definidos: os senhores e os escravos.
b) são os ideais de honra e fidelidade oriundos da sociedade islâmica.
c) é a obrigação anual de corveia e o pagamento da talha e banalidades como obrigações de servos aos senhores feudais.
d) é o dinamismo econômico, voltado para o comércio entre feudos vizinhos.
e) são as relações escravocratas de produção.

Mais conteúdos dessa disciplina