Logo Passei Direto
Buscar
2. São características gerais dos hormônios, exceto:
A) Cai na corrente sanguínea para fazer efeito em células alfa, com receptores funcionais.
B) Geralmente são transportados livres no plasma - F (geralmente estão ligados as proteínas)
C) Produzidos por glândulas endócrinas.
D) Composição pode ser derivada de aa, peptídeos ou colesterol.
E) Pode atuar sobre receptores de superfície ou intracelulares.
User badge image
Exercícios Para o Conhecimento

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a que não é uma característica geral dos hormônios: A) Cai na corrente sanguínea para fazer efeito em células alfa, com receptores funcionais. Essa afirmação é um pouco confusa, pois os hormônios atuam em células que possuem receptores específicos, mas não se limitam a "células alfa". Portanto, essa afirmação pode ser considerada falsa ou imprecisa. B) Geralmente são transportados livres no plasma - F (geralmente estão ligados às proteínas). Essa afirmação é verdadeira, pois muitos hormônios são transportados ligados a proteínas no plasma. C) Produzidos por glândulas endócrinas. Essa afirmação é verdadeira, pois os hormônios são, de fato, produzidos por glândulas endócrinas. D) Composição pode ser derivada de aa, peptídeos ou colesterol. Essa afirmação é verdadeira, pois os hormônios podem ser derivados de aminoácidos, peptídeos ou lipídios (como o colesterol). E) Pode atuar sobre receptores de superfície ou intracelulares. Essa afirmação é verdadeira, pois os hormônios podem se ligar a receptores na superfície celular ou penetrar na célula e se ligar a receptores intracelulares. Diante da análise, a alternativa que não é uma característica geral dos hormônios é a A, pois a descrição é imprecisa. Portanto, a resposta correta é a alternativa A.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

1- Tumor de hipófise que Pezão teve... Sempre que temos um tumor e estamos falando do sistema endócrino, normalmente o tumor produz hormônios de maneira descontrolada, as células que estão se multiplicando de maneira descontrolada vão produzir hormônios de maneira descontrolada. Por isso, a depender da célula podemos ter hormônios em excesso.
A) O excesso de GH poderia levar a hiperglicemia sendo, portanto considerado um hormônio diabetogênico - V
B) Considerando que a retenção de líquido era um dos sintomas apresentados por Pezão, pode-se supor que o tumor apresentava exclusivamente crescimento descontrolado de células conhecidas como cematotrofos. - F
C) Considerando que a retenção de líquido era um dos sintomas apresentados por Pezão, pode-se supor que o tumor apresentava o crescimento descontrolado de células conhecidas como somatotrofos e também dos corticotrofos (Cel produtoras de acth) - V (cortisol em excesso se liga ao receptor de aldosterona, estruturas parecidas)
D) A lactação descrita nesse caso, pode ter relação com a multiplicação de um ovo e tipo de células, os lactotrofos, também na hipófise - V
E) Após a cirurgia para a retirada do tumor pode haver necessidade de reposição de alguns hormônios, como o CRH, hormônio liberador da corticotrofina, - F, pois o CRH é produzido no hipotálamo e não na hipófise.
F) Se durante a cirurgia houve remoção dos tireotróficos, células produtoras de tireotrofinas ou tsh, poderá haver a necessidade de reposição dos hormônios da tireoide - V (iria repor o hormônio já na glândula periférica)
G) Se durante a cirurgia, houve remoção dos gonadotrofos, células produtoras de gonadotrofina, pode haver a necessidade de GNRH, hormônio liberador de gonadotrofina - F, pois ele não é um hormônio hipotalâmico.

1. Explicar os eixos:

Mais conteúdos dessa disciplina