Logo Passei Direto
Buscar

Conforme o que foi estudado sobre aspectos conceituais envoltos no desenvolvimento do requisito funcional para registro bibliográfico (Functional Requirements For Bibliographic Records – FRBR). Assinale V para as alternativas verdadeiras e para as alternativas falsas.

I – Os profissionais que trabalham em bibliotecas e centros de informação, especialmente a partir do início da década de 1960, já demonstravam preocupação com as implicações da automatização dos processos de organização, armazenamento, disseminação e recuperação da informação.

II – O FRBR foi concebido para abranger uma ampla gama de funções no registro bibliográfico, incluindo elementos descritivos, pontos de acesso, elementos organizadores e anotações. Isso resultou na suspensão de pequena parte dos trabalhos de revisão das ISBDs, enquanto o Grupo de Estudos FRBR assumiu a responsabilidade de recomendar uma funcionalidade básica e requisitos de dados para registros criados por agências bibliográficas nacionais (IFLA, 2011).

III – Enquanto o FRBR é um modelo conceitual que pode guiar a elaboração de regras para descrição bibliográfica, a ISBD é um padrão com regras específicas para essa prática, que serviu de base para o desenvolvimento de outros padrões de catalogação, como o AACR2 e o MARC21. A implementação do FRBR tende a influenciar as escolhas relativas ao uso dessas regras e padrões, podendo levar à substituição da ISBD ou do AACR2 pelo RDA, em virtude da abrangência do FRBR no processo de catalogação e na descrição bibliográfica, em geral.

IV – Uma contribuição significativa do estudo dos requisitos funcionais foi a introdução de uma metodologia baseada no modelo Entidade-Relacionamento (E-R), aproximando a atividade de catalogação, típica das bibliotecas, de um modelo comum na área de informática: o modelo entidade-relacionamento. Esse modelo enfatiza as relações entre as entidades, proporcionando uma abordagem conceitual da catalogação.

Assinale a sequência CORRETA:

  • V – V – F – F.
  • F – F – V – V.
  • F – V – F – V.
  • V – F – F – V.


User badge image
Gabriella Matias

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

Vamos analisar cada uma das afirmações sobre o FRBR e suas implicações: I – Os profissionais que trabalham em bibliotecas e centros de informação, especialmente a partir do início da década de 1960, já demonstravam preocupação com as implicações da automatização dos processos de organização, armazenamento, disseminação e recuperação da informação. É verdadeira (V). Desde a década de 1960, houve um crescente interesse e preocupação com a automatização e suas implicações na biblioteconomia. II – O FRBR foi concebido para abranger uma ampla gama de funções no registro bibliográfico, incluindo elementos descritivos, pontos de acesso, elementos organizadores e anotações. Isso resultou na suspensão de pequena parte dos trabalhos de revisão das ISBDs, enquanto o Grupo de Estudos FRBR assumiu a responsabilidade de recomendar uma funcionalidade básica e requisitos de dados para registros criados por agências bibliográficas nacionais (IFLA, 2011). É verdadeira (V). O FRBR realmente abrange uma ampla gama de funções e influenciou a revisão das ISBDs. III – Enquanto o FRBR é um modelo conceitual que pode guiar a elaboração de regras para descrição bibliográfica, a ISBD é um padrão com regras específicas para essa prática, que serviu de base para o desenvolvimento de outros padrões de catalogação, como o AACR2 e o MARC21. A implementação do FRBR tende a influenciar as escolhas relativas ao uso dessas regras e padrões, podendo levar à substituição da ISBD ou do AACR2 pelo RDA, em virtude da abrangência do FRBR no processo de catalogação e na descrição bibliográfica, em geral. É verdadeira (V). O FRBR realmente influencia as práticas de catalogação e pode levar à adoção de novos padrões como o RDA. IV – Uma contribuição significativa do estudo dos requisitos funcionais foi a introdução de uma metodologia baseada no modelo Entidade-Relacionamento (E-R), aproximando a atividade de catalogação, típica das bibliotecas, de um modelo comum na área de informática: o modelo entidade-relacionamento. Esse modelo enfatiza as relações entre as entidades, proporcionando uma abordagem conceitual da catalogação. É verdadeira (V). O modelo E-R realmente é uma contribuição importante para a catalogação, enfatizando as relações entre as entidades. Portanto, a sequência correta é: d) V – V – V – V.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais conteúdos dessa disciplina