Existe um consenso na ciência política contemporânea de que "as instituições fazem diferença". Mas esse consenso se desfaz quando a análise focaliza as consequências de estruturas institucionais específicas. Diversos estudos ilustram essa falta de acordo sobre quais resultados são produzidos por cada tipo de instituição.
Com relação ao tipo de regime (parlamentarista ou presidencialista), alguns pesquisadores afirmam que a probabilidade de os sistemas presidencialistas entrarem em colapso e serem substituídos por um regime autoritário é maior do que a dos sistemas parlamentaristas (Linz, 1990). Outros analistas dizem justamente o contrário (Horowitz, 1990) e ainda há os que sustentam não haver relação alguma entre tipo de regime e colapso político (Shugart e Carey, 1992).”
Fonte: TSEBELIS, George. Processo decisório em sistemas políticos: veto players no presidencialismo, parlamentarismo, multicameralismo e pluripartidarismo. Revista Brasileira de Ciências Sociais
Considerando o trecho citado acima e os conteúdos discutidos na disciplina de Política Brasileira, analise as asserções abaixo e assinale a alternativa que apresente, corretamente, as características institucionais dos presidencialismos no Brasil e nos Estados Unidos:
I. Os dois países são semelhantes no que dizem respeito a seus respectivos sistemas de representação e partidário.
II. No presidencialismo brasileiro há um sistema de partidos bipartidário e um sistema de representação majoritário.
III. No presidencialismo estadunidense há um sistema de partidos multipartidário e com um sistema de representação proporcional.
IV. Diferentemente dos Estados Unidos, no Brasil há dezenas de partidos na sociedade e no interior do sistema político, isso impacta nas relações Executivo-Legislativo.
Considerando as proposições acima, está correto o que se afirma em
A
Apenas II.
B
Apenas III.
C
Apenas IV.
D
Apenas I, II e III.
E
Apenas I, III e IV.
Ed
há 2 meses
Vamos analisar cada uma das asserções: I. Os dois países são semelhantes no que dizem respeito a seus respectivos sistemas de representação e partidário. Falso. O Brasil possui um sistema multipartidário e uma representação proporcional, enquanto os Estados Unidos têm um sistema bipartidário e uma representação majoritária. II. No presidencialismo brasileiro há um sistema de partidos bipartidário e um sistema de representação majoritário. Falso. O Brasil tem um sistema multipartidário e utiliza a representação proporcional, não a majoritária. III. No presidencialismo estadunidense há um sistema de partidos multipartidário e com um sistema de representação proporcional. Falso. Os Estados Unidos têm um sistema bipartidário e utilizam a representação majoritária. IV. Diferentemente dos Estados Unidos, no Brasil há dezenas de partidos na sociedade e no interior do sistema político, isso impacta nas relações Executivo-Legislativo. Verdadeiro. O Brasil possui um grande número de partidos, o que realmente impacta as relações entre o Executivo e o Legislativo. Com base na análise, apenas a asserção IV está correta. Portanto, a alternativa correta é: C) Apenas IV.
Já tem uma conta?
Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade