Logo Passei Direto
Buscar

Geologia

Outros
O processo de arenização está localizado no sudoeste do Rio Grande do Sul, a partir do meridiano de 54º em direção oeste até a fronteira com a Argentina e a República Oriental do Uruguai, sendo constituída pelos municípios de Alegrete, Cacequi, Itaqui, Maçambará, Manuel Viana, Quaraí, Rosário do Sul, São Borja, São Francisco de Assis e Unistalda. Este processo ocupa larga faixa da região, sendo que a degradação do solo nesta área apresenta-se sob a forma de areais.
Em relação à geologia do Rio Grande do Sul, é correto afirmar que a área dos municípios destacados no excerto se encontra sobre afloramentos de
A - arenitos, provenientes do deserto de Botucatu.
B - basaltos metamorfizados e erodidos, provenientes do deserto de Botucatu.
C - arenitos, provenientes de derrames vulcânicos ocorridos na fragmentação de Gondwana.
D - basaltos metamorfizados e erodidos, provenientes de derrames vulcânicos ocorridos na fragmentação de Gondwana.
User badge image
Praticando Para Aprender

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

Para responder à sua pergunta, vamos analisar as alternativas em relação à geologia do Rio Grande do Sul e ao processo de arenização mencionado. A arenização está associada a solos arenosos, que geralmente se formam a partir de arenitos. O deserto de Botucatu é conhecido por seus arenitos, que são formações geológicas significativas na região. Agora, vamos analisar as opções: A - arenitos, provenientes do deserto de Botucatu. - Esta opção faz sentido, pois os arenitos são a base para a arenização. B - basaltos metamorfizados e erodidos, provenientes do deserto de Botucatu. - Esta opção não é correta, pois o deserto de Botucatu é conhecido por arenitos, não por basaltos. C - arenitos, provenientes de derrames vulcânicos ocorridos na fragmentação de Gondwana. - Esta opção é confusa, pois arenitos não são provenientes de derrames vulcânicos, mas sim de processos de sedimentação. D - basaltos metamorfizados e erodidos, provenientes de derrames vulcânicos ocorridos na fragmentação de Gondwana. - Esta opção também não é correta, pois não se relaciona com o processo de arenização. A alternativa correta, que se alinha com a descrição do processo de arenização e a geologia da região, é: A - arenitos, provenientes do deserto de Botucatu.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Desde os primórdios da formação da crosta terrestre até os dias de hoje, as rochas formadas vêm sendo continuamente destruídas. Os produtos resultantes da destruição das rochas são transportados pela água, vento e gelo a toda superfície terrestre, acionados pelo calor e pela gravidade. Cessada a energia transportadora, são depositados nas regiões mais baixas da crosta, podendo formar pacotes rochosos.
As transformações na superfície terrestre, conforme descritas no texto, compõem o seguinte processo geomorfológico:
A) Ciclo sedimentar.
B) Instabilidade sísmica.
C) Intemperismo biológico.
D) Derramamento basáltico.
E) Compactação superficial.

Os aspectos físicos apresentados originam-se da atuação da força natural de
A colisão de placas tectônicas.
B rifteamento da crosta terrestre.
C subducção da plataforma oceânica.
D formação de cadeias montanhosas.
E metamorfismo de bordas continentais.

Na Serra do Navio (AP), uma empresa construiu uma usina de beneficiamento, um porto, uma estrada de ferro e vilas. Entretanto, depois que as reservas foram exauridas, a companhia fechou a mina e as vilas se esvaziaram. Sobrou uma pequena comunidade de pescadores. São 1,8 mil moradores que sofrem com graves problemas nos rins, dores no corpo, diarreia, e vômitos decorrentes da contaminação do solo e da água por arsênio.
A existência de práticas de exploração mineral predatórias no Brasil tem provocado o(a)
a) criação de estruturas e práticas geradoras de impactos socioambientais pouco favoráveis à vida das comunidades.
b) adequação da infraestrutura local dos municípios e regiões exploráveis à recepção dos grandes empreendimentos de exploração.
c) ampliação do número de empresas mineradoras de grande porte que têm sua atuação prejudicada pelo atendimento às normas ambientais brasileiras.
d) distanciamento geográfico das áreas exploráveis em relação às demarcações de terras indígenas que são pouco apropriadas à extração dos recursos.
e) estabelecimento de projetos e ações por parte das empresas mineradoras em áreas de atuação nas quais as reservas mineralógicas foram exauridas.

O vulcão Cumbre Vieja, em La Palma, nas Ilhas Canárias, Espanha, começava, há um mês, a mostrar os primeiros sinais de atividade. E ainda não parou. Até o momento, rios de lava tomaram quase 800 hectares de terra, destruíram cerca de 2.000 edifícios e muitas plantações.
Os “rios de lava”, aos quais o excerto faz referência, são, na verdade, o material rochoso em estado de fusão conhecido como magma que, ao consolidar-se, dá origem às rochas ígneas. Considerando esse grupo de rochas, analise as seguintes afirmacoes:
I. A diversidade dos tipos e da composição das rochas ígneas é uma consequência da variedade composicional dos magmas dos quais essas rochas originalmente se consolidaram.
II. Não há variação composicional em rochas ígneas, pelo fato de serem compostas por sílica. Contudo, o processo de resfriamento e o local de consolidação determinam se serão originadas rochas graníticas ou basálticas.
III. As rochas ígneas mais comuns em termos de volume e constituição da crosta são os basaltos e os granitos. Essas duas rochas possuem relevância econômica por alojarem importantes bens minerais como, por exemplo, o nióbio, em Araxá (MG), onde se encontra a maior jazida deste mineral no mundo.
IV. Associados a vulcanismos intensos, os carbonatitos são rochas ígneas que se formam a partir da cristalização da calcita e da dolomita. Essas rochas são ricas em carbonatos de cálcio, magnésio e minerais como olivina, magnetita e biotita.
A - I e III.
B - II e IV.
C - I e IV.
D - II e III.

O Sistema Aquífero Guarani abrange parte dos territórios da Argentina, do Brasil, do Paraguai e do Uruguai. Possui um volume acumulado de 37.000 km3 e área estimada de 1.087.000 km2. Na parte brasileira estende-se por oito Estados: Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.
Sobre os aquíferos e seus usos para atividades humanas, é correto afirmar:
A - Ocorrem em formações geológicas que contêm água em quantidades significativas que se movimentam no seu interior em condições naturais, permitindo seu uso para abastecimento público e estâncias turísticas de águas minerais e termais.
B - Consistem em reservatórios de águas superficiais formados a partir de processos de vulcanismo e tectonismo em áreas de intensa atividade sísmica; seus fluxos são passíveis de uso na produção de energia geotérmica obtida por meio do calor proveniente do interior do planeta Terra.
C - Os aquíferos apresentam volume de águas de grandes proporções, contudo, os custos de bombeamento e tratamento inviabilizam sua utilização e seus usos para atividades humanas, limitando-se atualmente à dessedentação animal.
D - Os aquíferos são formados pela ação dos ventos que acumulam areia na superfície, facilitando a infiltração e acúmulo de água nas camadas mais profundas; seus usos para atividades humanas dependem da escavação de poços muito profundos com uso de tecnologia indisponível no país.
E - Os aquíferos estão em profundidades que impossibilitam seu uso para atividades humanas, incluindo aqueles usos destinados a fins menos nobres, como lavagem de calçadas e praças.

Mais conteúdos dessa disciplina