Logo Passei Direto
Buscar

Ronaldo é gestor da empresa Bélgica Ltda. Ele percebeu que nos últimos anos a empresa vinha sendo vítima de diversos desvios de recursos (dinheiro e estoques), mas não havia provas e nem condições de se acusar ninguém na empresa. Para tentar solucionar o problema, ele resolveu estudar sobre os procedimentos de controle interno. Ele descobriu em seus estudos que, quando uma empresa implanta um bom sistema de controles internos, seus bens e direitos ficam mais seguros a desvios e, com isso, os prejuízos que esses desvios causam na empresa tendem a diminuir consideravelmente. Um dos princípios que mais chamou a atenção de Ronaldo foi o princípio da segregação de funções. No entendimento do gestor, por esse princípio, o ideal seria que uma mesma pessoa não fosse responsável por duas tarefas consecutivas.

 

Considerando os conceitos relacionados aos controles internos e gerenciamento de riscos, diante da situação apresentada, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

 

I. É possível afirmar que o entendimento de Ronaldo, sobre o pressuposto do princípio da segregação de funções, está correto e encontra amparo nas normas vigentes de auditoria.

 

PORQUE

 

II. Conforme preconiza esse princípio, deve-se evitar que uma mesma pessoa seja responsável por tarefas sequenciais e que se complementam, como, por exemplo, recebimento e pagamento de compras.

 

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) 

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

B) 

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

C) 

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) 

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) 

As asserções I e II são proposições falsas.


User badge image
Michelle Pozo

mês passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

mês passado

Vamos analisar as asserções: I. É possível afirmar que o entendimento de Ronaldo, sobre o pressuposto do princípio da segregação de funções, está correto e encontra amparo nas normas vigentes de auditoria. Verdadeira, o entendimento de Ronaldo está correto, pois o princípio da segregação de funções é um dos pilares dos controles internos e é amplamente aceito nas normas de auditoria. II. Conforme preconiza esse princípio, deve-se evitar que uma mesma pessoa seja responsável por tarefas sequenciais e que se complementam, como, por exemplo, recebimento e pagamento de compras. Verdadeira, essa afirmação está correta, pois o princípio da segregação de funções realmente busca evitar que uma única pessoa tenha controle total sobre processos que podem levar a fraudes ou erros. Agora, vamos avaliar as opções: A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I. Correta, pois ambas as asserções são verdadeiras e a II justifica a I. B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I. Incorreta, pois a II realmente justifica a I. C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. Incorreta, pois ambas são verdadeiras. D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. Incorreta, pois a I é verdadeira. E) As asserções I e II são proposições falsas. Incorreta, pois ambas são verdadeiras. Portanto, a alternativa correta é: A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais conteúdos dessa disciplina