Logo Passei Direto
Buscar
Leia o texto para responder à questão. IA ajuda a conversar com baleias As últimas semanas trouxeram novidades para os fãs de um dos maiores animais do mundo, as baleias! Isso porque os cientistas perceberam um aumento da população dessa espécie no litoral brasileiro. Além disso, pesquisadores dos Estados Unidos conseguiram conversar com uma baleia com a ajuda da Inteligência Artificial.
A concordância nominal é a relação que se estabelece entre o nome e seus determinantes. A alternativa que apresenta a concordância nominal adequada está em:
A “novidades” está no singular e concorda com o substantivo “fãs”.
B “cientistas” está no singular e concorda com o verbo “perceberam”.
C “população” está no plural e concorda com o verbo “perceberam”.
D “últimas” está no plural e concorda com o substantivo “semanas”.
User badge image
Desenvolvendo com Questões

há 5 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 5 meses

Vamos analisar cada alternativa em relação à concordância nominal: A) “novidades” está no singular e concorda com o substantivo “fãs”. - Incorreto, pois "novidades" está no plural e não pode concordar com "fãs", que também está no plural. B) “cientistas” está no singular e concorda com o verbo “perceberam”. - Incorreto, pois "cientistas" está no plural e não pode estar no singular. C) “população” está no plural e concorda com o verbo “perceberam”. - Incorreto, pois "população" está no singular, enquanto "perceberam" está no plural. D) “últimas” está no plural e concorda com o substantivo “semanas”. - Correto, pois "últimas" está no plural e concorda com "semanas", que também está no plural. Portanto, a alternativa correta é: D) “últimas” está no plural e concorda com o substantivo “semanas”.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Leia o texto para responder à questão. Animais contribuem para saúde mental de crianças e adolescentes em abrigos ou em processo de adoção em Itu: 'Eles são os terapeutas' Nesta quinta-feira (10/10/24), Dia Mundial da Saúde Mental, o G1 fala sobre a história da ONG Natureza Conecta, de Itu (SP), e como o trabalho de terapia assistida pode ser benéfico para a saúde de jovens e adultos. Por Júlia Martins, Gabriela Almeida A profissional destaca que a terapia assistida por animais consegue proporcionar muitos benefícios emocionais, como, por exemplo, uma melhora nas habilidades sociais, nos mecanismos de enfrentamento para situações de estresse, entre outros. "A criança consegue se perceber melhor e perceber o outro. E assim conviver melhor em sociedade", diz. As sessões são realizadas em grupos e duram cerca de duas horas. Nicole explica que, apesar da ONG trabalhar com crianças e adolescentes, o contato com os animais em terapias assistidas é uma prática para pessoas de todas as idades. "Os nossos terapeutas são os animais, acho que esse já é um grande diferencial. Então, por mais bem treinado que seja o terapeuta, ali os animais não passam nenhum tipo de julgamento quando estão com as crianças. Elas, que muitas vezes se sentem não pertencentes, encontram acolhimento nestes animais. Eles contribuem demais para as crianças serem reinseridas", finaliza.
Ao incluir as falas de outras pessoas, entre aspas, na reportagem, a autora do texto:
A deixa em dúvida a contribuição da substituição de terapeutas humanos por terapia assistida por animais.
B demonstra uma incoerência com os fatos noticiados por se tratar de uma terapia para todas as idades.
C propõe diferentes pontos de vista para discutir sobre os aspectos positivos e negativos da terapia.
D assume a responsabilidade de selecionar as opiniões que reforçam o que ela escolhe incluir sobre o assunto.

Mais conteúdos dessa disciplina