Após a adesão, os dermatófitos devem obter nutrientes para seu desenvolvimento e sobrevivência, utilizando as macromoléculas presentes no tecido hospedeiro como fonte de carbono, nitrogênio, fósforo e enxofre. Entretanto, a seletividade da membrana citoplasmática impede que proteínas, amido, celulose e lipídeos sejam transportados para o interior da célula. Para que essas moléculas sejam utilizadas, é necessário degradá-las em compostos menores, para os quais as membranas são permeáveis.
PERES, N, T. A.; ROSSI, A.; MARANHÃO, F. C. A.; MARTINEZ-ROSSI, N. M., Dermatófitos: interação patógeno-hospodeiro e resistência a antifúngicos. Anais Brasileiro de Dermatologia, v. 85, n. 5, p. 657-667, 2010.
Analisando o fragmento do texto anterior, avalie as afirmações, a seguir, com (V) para verdadeira e (F) para falsa:
I- A secreção de uma ampla variedade de enzimas pelos dermatófitos como proteases, lipases, elastases, colagenases, fosfatases e esterases, é um fator dos mais importantes durante o processo infeccioso.
II - As enzimas proteolíticas são as mais estudadas e a importância das proteases queratinolíticas para a patogenicidade está bem estabelecida.
III - A queratina é uma molécula proteica fibrosa de baixo peso molecular, rica em cisteína, cujas pontes dissulfeto e ligações acetamídicas não garantem sua estabilidade. Essa proteína é produzida somente por humanos, sendo o principal constituinte de acessórios como pele e unhas, desempenhando a função estética.
As afirmações I, II e III são, respectivamente:
Alternativas
Alternativa 1:
V,V,V.
Alternativa 2:
V,V,F.
Alternativa 3:
V,F,V.
Alternativa 4:
F,V,V.
Alternativa 5:
F,F,V.
Ed
mês passado
Vamos analisar cada uma das afirmações: I - A secreção de uma ampla variedade de enzimas pelos dermatófitos como proteases, lipases, elastases, colagenases, fosfatases e esterases, é um fator dos mais importantes durante o processo infeccioso. Verdadeiro (V). As enzimas secretadas pelos dermatófitos são essenciais para a degradação de macromoléculas do hospedeiro, facilitando a infecção. II - As enzimas proteolíticas são as mais estudadas e a importância das proteases queratinolíticas para a patogenicidade está bem estabelecida. Verdadeiro (V). As proteases, especialmente as queratinolíticas, são fundamentais para a patogenicidade dos dermatófitos, pois permitem a degradação da queratina, que é um componente importante da pele e unhas. III - A queratina é uma molécula proteica fibrosa de baixo peso molecular, rica em cisteína, cujas pontes dissulfeto e ligações acetamídicas não garantem sua estabilidade. Essa proteína é produzida somente por humanos, sendo o principal constituinte de acessórios como pele e unhas, desempenhando a função estética. Falsa (F). A queratina é uma proteína de alto peso molecular e é produzida por vários organismos, não apenas por humanos. Além disso, suas ligações de pontes dissulfeto conferem estabilidade à estrutura da queratina. Portanto, as afirmações I, II e III são, respectivamente: V, V, F. A alternativa correta é a Alternativa 2: V, V, F.
Já tem uma conta?
Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade