O historiador Leonardo Boff, em sua obra Do iceberg à Arca de Noé: o nascimento de uma ética planetária, aponta algumas diretrizes para a convivência adequada do ser humano com a natureza.
Leia o excerto a seguir:
“Age de tal maneira que tuas ações não sejam destrutivas da Casa Comum, a terra, e de tudo que nela vive e coexiste conosco [...] Age de tal maneira que permita que todas as coisas possam continuar a ser, a se reproduzir e a continuar a evoluir conosco [...] Age de tal maneira que tua ação seja benfazeja a todos os seres, especialmente aos vivos” (BOFF, 2002, p. 97).
A partir desse fragmento, é possível concluir que:
1 a proteção ambiental diz respeito exclusivamente às relações estabelecidas entre os seres humanos.
2 a proteção ambiental discute as ações humanas na natureza, mas tolera relações de poluição industrial e agrícola para o desenvolvimento da sociedade.
3 a ética ambiental se preocupa com o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável, desde que não conflite com o desenvolvimento da sociedade.
4 a proteção ambiental deve ter o viés do ecocentrismo, estabelecendo uma relação harmônica e de coexistência entre os seres vivos.
5 a ética ambiental se preocupa sobretudo com a distribuição de renda para as camadas mais pobres do mundo, e a ecologia fica em segundo plano.
Ed
há 2 meses
A partir do excerto de Leonardo Boff, a conclusão mais adequada é a opção 4: "a proteção ambiental deve ter o viés do ecocentrismo, estabelecendo uma relação harmônica e de coexistência entre os seres vivos." Isso porque Boff enfatiza a importância de agir de maneira que as ações humanas não sejam destrutivas para a Terra e para todos os seres que nela habitam, promovendo uma convivência respeitosa e sustentável.
Já tem uma conta?
Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade