A escolha do tipo de manutenção mais adequada para cada equipamento é importante para melhoria dos resultados organizacionais. Todos os tipos de manutenção apresentam vantagens e desvantagens. Assim, o gestor, de posse de todas as informações necessárias relacionadas ao equipamento e ao processo, deve avaliar e definir a política de manutenção. Uma das decisões a serem tomadas está relacionada ao momento de atuação da equipe de manutenção: é melhor atuar antes ou após a falha? A resposta para essa questão depende da análise de uma série de variáveis.
No desafio a seguir, você terá a oportunidade de avaliar um caso e considerar suas variáveis, aplicando seus conhecimentos sobre manutenção programada e não programada.
Considere o processo de tratamento de água de uma empresa automotiva. Nesse processo, as bombas têm a função de transportar ou transferir fluidos por meio de sucção. Uma das bombas do processo apresentou uma falha durante a madrugada. O rotor parou de fornecer energia cinética, o que fez com que a bomba não desempenhasse a função requerida.
A empresa possui tanques de armazenamento de água suja com capacidade ociosa.
Nesse processo, existe uma bomba reserva e a empresa, entre 0h e 7h, possui apenas um técnico mecânico disponível.
Importante: quando o reparo ou a troca acontece após a falha, a manutenção é denominada CORRETIVA. Existem dois tipos de manutenção corretiva: programada e não programada.
Considerando que você seja o responsável pelo setor de manutenção da empresa e que o técnico lhe telefonou para saber como proceder, responda às questões abaixo:
a) Qual o tipo de manutenção você orientaria o técnico a adotar? Justifique.
b) Quais as vantagens da adoção nesse tipo de manutenção e nessa situação?
c) Quais as desvantagens da adoção desse tipo de manutenção?
Ed
mês passado
Você precisa criar uma nova pergunta.
Já tem uma conta?
Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade