Logo Passei Direto
Buscar

Literatura Brasileira

Humanas / Sociais

Leia o fragmento de texto a seguir: 



“A miséria e os miseráveis que haviam perdido suas habitações na derrubada violenta do cortiço [o Cabeça de Porco] tinham à disposição o morro contíguo – e as madeiras da demolição que a própria prefeitura lhes permitira recolher. Barracos de madeira já estavam disseminados no morro de Santo Antônio, ponto privilegiado da cidade, e logo estariam presentes no da Providência, nos anos que se seguiram às picaretas de Barata Ribeiro. Na vizinhança do Cabeça de Porco, surgia a ‘Favela’, apelido que seria dado ao morro da Providência pelas tropas vindas de Canudos em 1897, as quais estacionaram ali e acabaram denominando o local [com esse] nome por associação a plantas com favas, comuns tanto no morro carioca quanto nas cercanias do arraial de Antônio Conselheiro, o Belo Monte”.



Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GARCEZ, P. C. G. Habitação e vizinhança: limites da privacidade no surgimento das metrópoles brasileiras. In: SEVCENKO, Nicolau. História da Vida Privada no Brasil, v. 3. Organização Fernando A. Novais. São Paulo: Cia. Das Letras, 1998, p. 141. 



As mudanças ocorridas no final do século XIX e início do século XX na então capital do Brasil, o Rio de Janeiro, alçaram o país à modernização. Houve um verdadeiro “bota abaixo” dos casebres e cortiços da área central da cidade e, em seu lugar, foram construídas amplas avenidas, ou bulevares ao estilo parisiense. Os pobres foram empurrados para a periferia fazendo surgir as favelas cariocas. No interior do Brasil a miséria e a exploração rural, assim como o voto a cabresto, mostravam as mazelas de um país desigual. Esse cenário atravessou temas e estilos da literatura brasileira desse período entressecular. De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Literatura Brasileira, a produção literária brasileira que antecipa o movimento modernista da década de 1920, marcada por uma produção de transição e consolidação do sistema literário brasileiro, ficou conhecida como:

A

Arcadismo, marcado pela produção antibarroca de Tomás Antônio Gonzaga.B

Romantismo, alicerçado na produção de José de Alencar.C

Romantismo, marcado pela figuração e valorização do índio brasileiro.D

Realismo pela transição de uma literatura influenciada pelos padrões europeus a uma literatura de caráter e convenções nacionais.E

Pré-modernismo, marcado por autores como Euclides da Cunha, que supera uma visão inicial determinista dos fatos e passa a problematizar aspectos da realidade.

User badge image
Ilsa Silva

mês passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

mês passado

Para responder à sua pergunta, precisamos analisar as alternativas apresentadas e identificar qual delas se refere à produção literária brasileira que antecede o modernismo da década de 1920. A) Arcadismo, marcado pela produção antibarroca de Tomás Antônio Gonzaga. - O Arcadismo é anterior ao período em questão, não se encaixando como uma transição para o modernismo. B) Romantismo, alicerçado na produção de José de Alencar. - O Romantismo é um movimento importante, mas não é o que antecede diretamente o modernismo. C) Romantismo, marcado pela figuração e valorização do índio brasileiro. - Novamente, o Romantismo é relevante, mas não é a transição que estamos buscando. D) Realismo pela transição de uma literatura influenciada pelos padrões europeus a uma literatura de caráter e convenções nacionais. - O Realismo é um movimento que se seguiu ao Romantismo, mas não é o que se considera a transição para o modernismo. E) Pré-modernismo, marcado por autores como Euclides da Cunha, que supera uma visão inicial determinista dos fatos e passa a problematizar aspectos da realidade. - O Pré-modernismo é exatamente o período que antecede o modernismo e é caracterizado por essa transição e problematização da realidade. Portanto, a alternativa correta é: E) Pré-modernismo, marcado por autores como Euclides da Cunha, que supera uma visão inicial determinista dos fatos e passa a problematizar aspectos da realidade.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais conteúdos dessa disciplina