Logo Passei Direto
Buscar
Com relação à organização administrativa, especialmente no que se refere à Lei nº 13.303/2016, que trata do Estatuto Jurídico das Estatais, assinale a alternativa correta.
A A constituição de empresa pública ou de sociedade de economia mista dependerá de prévia autorização legal que indique, de forma clara, relevante interesse coletivo ou imperativo de segurança nacional, nos termos da Constituição da República de 1988.
B Essa lei excepciona a respectiva aplicação às estatais que participem de consórcios, na condição de operadoras do referido ajuste.
C Não se submete ao regime previsto nessa lei a sociedade, inclusive a de propósito específico, que seja controlada por empresa pública ou por sociedade de economia mista.
D Essa lei aplica-se apenas às estatais da União.
E Em regra, não depende de autorização legislativa a criação de subsidiárias de empresa pública e de sociedade de economia mista, assim como a participação de qualquer delas em empresa privada, cujo objeto social deve estar relacionado ao da investidora, inclusive as operações de tesouraria, adjudicação de ações em garantia e participações autorizadas pelo Conselho de Administração em linha com o plano de negócios da empresa pública, da sociedade de economia mista e das respectivas subsidiárias.
User badge image
Testando o Conhecimento

há 2 meses

Pdf
63 pág.

UNINASSAU

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas em relação à Lei nº 13.303/2016, que trata do Estatuto Jurídico das Estatais: A) A constituição de empresa pública ou de sociedade de economia mista dependerá de prévia autorização legal que indique, de forma clara, relevante interesse coletivo ou imperativo de segurança nacional, nos termos da Constituição da República de 1988. - Esta alternativa está correta, pois a criação de estatais realmente requer autorização legal que justifique o interesse público. B) Essa lei excepciona a respectiva aplicação às estatais que participem de consórcios, na condição de operadoras do referido ajuste. - Esta alternativa não é correta, pois a lei se aplica a todas as estatais, independentemente de sua participação em consórcios. C) Não se submete ao regime previsto nessa lei a sociedade, inclusive a de propósito específico, que seja controlada por empresa pública ou por sociedade de economia mista. - Esta alternativa também não é correta, pois a lei se aplica a todas as estatais, incluindo aquelas controladas por outras estatais. D) Essa lei aplica-se apenas às estatais da União. - Esta alternativa é incorreta, pois a lei se aplica a estatais de todos os níveis (União, Estados, Municípios e Distrito Federal). E) Em regra, não depende de autorização legislativa a criação de subsidiárias de empresa pública e de sociedade de economia mista, assim como a participação de qualquer delas em empresa privada, cujo objeto social deve estar relacionado ao da investidora, inclusive as operações de tesouraria, adjudicação de ações em garantia e participações autorizadas pelo Conselho de Administração em linha com o plano de negócios da empresa pública, da sociedade de economia mista e das respectivas subsidiárias. - Esta alternativa é correta, pois a criação de subsidiárias não depende de autorização legislativa, desde que respeitados os limites e diretrizes estabelecidos. Portanto, a alternativa correta é a) A constituição de empresa pública ou de sociedade de economia mista dependerá de prévia autorização legal que indique, de forma clara, relevante interesse coletivo ou imperativo de segurança nacional, nos termos da Constituição da República de 1988.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Pdf
63 pág.

UNINASSAU

Mais perguntas desse material

Assinale a alternativa que indica uma diferença entre as sociedades de economia mista e as empresas públicas.
(A) Personalidade jurídica.
(B) Forma de criação e de extinção.
(C) Regime jurídico.
(D) Regime tributário.
(E) Forma jurídica.

Segundo a Lei Federal 13.303/16, que dispõe sobre o estatuto jurídico da empresa pública, da sociedade de economia mista e de suas subsidiárias, no âmbito da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, consideram-se administradores da empresa pública e da sociedade de economia mista os membros do Conselho de Administração e da diretoria. Os membros do Conselho de Administração e os indicados para os cargos de diretor, inclusive presidente, diretor-geral e diretor-presidente, serão escolhidos entre cidadãos de reputação ilibada e de notório conhecimento, devendo, ainda, possuir comprovada experiência profissional. Quanto ao referido requisito é correto afirmar que:
A Os membros do Conselho de Administração e os indicados para os cargos de diretor devem ter experiência profissional de, no mínimo, 10 (dez) anos, no setor público ou privado, na área de atuação da empresa pública ou da sociedade de economia mista ou em área conexa àquela para a qual forem indicados em função de direção superior.
B Os membros do Conselho de Administração e os indicados para os cargos de diretor devem ter experiência profissional de, no mínimo, 2 (dois) anos, no setor público ou privado, na área de atuação da empresa pública ou da sociedade de economia mista ou em área conexa àquela para a qual forem indicados em função de direção superior.
C 2 (dois) anos ocupando o cargo de direção ou de chefia superior em empresa de porte ou objeto social semelhante ao da empresa pública ou da sociedade de economia mista, entendendo-se como cargo de chefia superior aquele situado nos 2 (dois) níveis hierárquicos não estatutários mais altos da empresa.
D 6 (seis) meses ocupando o cargo de direção ou de chefia superior em empresa de porte ou objeto social semelhante ao da empresa pública ou da sociedade de economia mista, entendendo-se como cargo de chefia superior aquele situado nos 2 (dois) níveis hierárquicos não estatutários mais altos da empresa.

A Lei no 13.303/2016 dispõe a respeito do estatuto jurídico da empresa pública, da sociedade de economia mista e de suas subsidiárias, no âmbito da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios.
Considerando as competências dos órgãos societários, é correto afirmar que o dever de aprovar decisões envolvendo práticas de governança corporativa, relacionamento com partes interessadas, política de gestão de pessoas e código de conduta dos agentes cabe ao (à)
a) Conselho de Administração.
b) Comitê de Auditoria Estatutário.
c) Conselho Fiscal.
d) Diretoria.
e) Auditoria Interna.

A Lei das Estatais (Lei n.º 13.303 de 2016) determina a indicação de pessoas para o Conselho de Administração e Diretoria das empresas públicas e sociedades de economia mista com alguns requisitos para assumir tais cargos. Nesse sentido, após analisar se os requisitos condizem com a referida norma - determinando se esses são V (Verdadeiros) ou F (Falsos) - assinale a alternativa CORRETA.
(__) Um dos modos de comprovar a experiência profissional é do membro indicado possuir, no mínimo, 4 (quatro) anos como profissional liberal em atividade direta ou indiretamente vinculada à área de atuação da empresa pública ou sociedade de economia mista.
(__) Os membros não precisam ter formação acadêmica compatível com o cargo para o qual foi indicado.
(__) Os membros precisam exercer cargo em organização sindical.
(__) Parentes consanguíneos ou afins de Ministro de Estado até o terceiro grau, não podem ser indicados para tais cargos.
a) V – F – V – F.
b) V – F – F – V.
c) F – V – V – V.
d) F – V – F – F.

Mais conteúdos dessa disciplina