Logo Passei Direto
Buscar

Outros

Outros
A estrutura interna do coração é extremamente especializada. Podemos observar as aberturas das veias e artérias que chegam ou saem do coração, as válvulas das valvas que impedem o refluxo sanguíneo, além de muitas outras estruturas responsáveis pelo bom funcionamento cardíaco. Observe a imagem a seguir e marque a alternativa que apresenta a nomenclatura das estruturas relacionadas ao fechamento das valvas atrioventriculares.
A imagem mostra o coração com as valvas atrioventriculares abertas, destacando as estruturas internas do coração, incluindo os músculos papilares e as cordas tendíneas que auxiliam no fechamento das valvas.
A) Septo interatrial e septo interventricular.
B) Forame oval e fossa oval.
C) Músculos papilares e cordas tendíneas.
D) Músculos pectíneos e trabéculas cárneas.
E) Óstios das valvas atrioventriculares.
User badge image
CuriosidadesGerais

mês passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

mês passado

Para responder à sua pergunta, precisamos focar nas estruturas que estão diretamente relacionadas ao fechamento das valvas atrioventriculares do coração. As valvas atrioventriculares são as que se encontram entre os átrios e os ventrículos, e são auxiliadas por músculos e cordas que garantem seu funcionamento adequado. Analisando as alternativas: A) Septo interatrial e septo interventricular - Essas estruturas se referem às divisões entre os átrios e ventrículos, mas não estão diretamente relacionadas ao fechamento das valvas. B) Forame oval e fossa oval - Essas estruturas estão relacionadas ao desenvolvimento fetal e não ao fechamento das valvas. C) Músculos papilares e cordas tendíneas - Essas são as estruturas que realmente auxiliam no fechamento das valvas atrioventriculares, evitando o refluxo sanguíneo. D) Músculos pectíneos e trabéculas cárneas - Essas estruturas estão presentes no coração, mas não estão diretamente relacionadas ao fechamento das valvas atrioventriculares. E) Óstios das valvas atrioventriculares - Refere-se às aberturas das valvas, mas não às estruturas que ajudam no fechamento. Portanto, a alternativa correta que apresenta a nomenclatura das estruturas relacionadas ao fechamento das valvas atrioventriculares é: C) Músculos papilares e cordas tendíneas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Nos movimentos de flexão e extensão do cotovelo, temos os músculos bíceps e tríceps braquiais como os principais responsáveis, respectivamente. Entretanto, temos outros músculos que participam desses movimentos, auxiliando os músculos principais. Além disso, em muitas atividades precisamos estabilizar outras articulações para que os movimentos aconteçam. Por exemplo, quando vamos pegar algum objeto em um lugar mais alto, precisamos estabilizar a articulação do ombro para permitir a adequada movimentação do cotovelo.
Os músculos principais, os que auxiliam e os que estabilizam o movimento são, respectivamente, denominados de:
a ) qsinergistas, antagonistas e agonistas.
b ) agonistas, sinergistas e fixadores.
c ) agonistas, antagonistas e sinergistas.
d ) sinergistas, agonistas e fixadores.
e ) antagonistas, fixadores e sinergistas.

Os vasos sanguíneos são estruturalmente diferentes devido às variadas funções que executam. As artérias, por exemplo, podem apresentar a camada média rica em fibras elásticas ou em músculo liso. Os capilares, por sua vez, são completamente diferentes das artérias e apresentam apenas uma camada muito fina composta pelo endotélio e pela lâmina basal, que sustenta as células endoteliais. Essa estrutura delicada dos capilares tem a função de:
a ) permitir trocas de substâncias com tecidos.
b ) gastar menos energia tecidual.
c ) reduzir a pressão arterial.
d ) ocupar menos área no tecido.
e ) melhorar o fluxo sanguíneo.

Segundo Aires et al. (2018, p. 40), o organismo vivo depende de um grande número de processos regulatórios para manter constantes as condições de seu meio interno, o milieu intérieur de Claude Bernard. Este meio interno, no qual estão imersas todas as células do organismo, corresponde, no mamífero, ao líquido extracelular, basicamente uma solução de cloreto de sódio com concentrações menores de outros íons, como bicarbonato, potássio e cálcio. Uma série de propriedades deste fluido, incluindo pressão, volume, osmolalidade, pH, concentrações iônicas e de outros componentes, devem ser mantidas dentro de faixas estreitas de variação para permitir que as células sobrevivam em condições normais de funcionamento.
O trecho anterior se refere à definição de:
a ) controle da respiração.
b ) regulação do pH.
c ) regulação da osmolaridade.
d ) controle da pressão arterial.
e ) homeostase.

Ao subir em uma árvore, Miguel escorregou e caiu por cima da mão. Seus pais o levaram à emergência de trauma, onde foi realizada uma radiografia do membro superior afetado na queda. Foram então visualizadas fraturas em dois ossos do carpo e na epífise distal do rádio.
Tais ossos podem ser classificados anatomicamente como:
a ) longos e sesamoide, respectivamente.
b ) sesamoides e curto, respectivamente.
c ) curtos e longo, respectivamente.
d ) irregulares e plano, respectivamente.
e ) planos e irregular, respectivamente.

Mais conteúdos dessa disciplina