Leia o texto abaixo para responder à questão proposta:
“As aulas de geografia serviam a Kant, ao lado da antropologia pragmática, como ponto de apoio de sua busca de formação de uma sistemática nova para a filosofia, sua área de atuação real. Através da geografia Kant procurava formar um conceito crítico da natureza e através da antropologia pragmática um conceito crítico do homem, conceitos estes capazes ao mesmo tempo de permitir-lhe dar contemporaneidade a uma filosofia defasada diante de uma ciência que se lhe avançara bem mais adiante, mercê o surgimento da física newtoniana, e equacionar a separação entre a natureza e o homem que desde Descartes aparecera na forma de um objeto e sujeito dissociados. A geografia que está nascendo na Alemanha é, assim, prima-irmã da filosofia crítica que igualmente está nascendo pelas mesmas mãos do mesmo Kant, trazendo consigo traços importantes dessa filosofia, em particular o papel da percepção e do espaço no processo do conhecimento”. (MOREIRA, 2008, p.17/18)
Acerca da filosofia e Immanuel Kant, assinale a alternativa que melhor corresponde às concepções desse filósofo acerca da dimensão espacial:
a-Kant enxergava a geografia como prática meramente descritiva das regiões da Terra.
b-Para Kant, o conhecimento nos é dado inicialmente por via da razão transcendente. A apreensão do espaço decorre do pensamento puramente racional e desconectado da experiência sensível;
c-Inspirando-se na filosofia de David Hume, o filósofo alemão Immanuel Kant concebia o espaço como uma estrutura do nosso entendimento;
d-Os fenômenos são “já dados” justapostos espacialmente. Cabe a nós, por via da razão, apreendê-los;
e-Segundo Kant, espaço e tempo são sinônimos. Deste modo, a Geografia e a História servem ao mesmo propósito: estudo da dimensão espaço-temporal dos fenômenos.
Ed
mês passado
Vamos analisar as alternativas uma a uma, considerando as concepções de Kant sobre a dimensão espacial: a) Kant enxergava a geografia como prática meramente descritiva das regiões da Terra. - Esta afirmação é incorreta, pois Kant via a geografia como uma disciplina que poderia contribuir para a filosofia crítica, não apenas como uma descrição. b) Para Kant, o conhecimento nos é dado inicialmente por via da razão transcendente. A apreensão do espaço decorre do pensamento puramente racional e desconectado da experiência sensível; - Esta opção não reflete corretamente a visão de Kant, que acreditava que a experiência sensível é fundamental para a apreensão do espaço. c) Inspirando-se na filosofia de David Hume, o filósofo alemão Immanuel Kant concebia o espaço como uma estrutura do nosso entendimento; - Esta alternativa é correta. Kant realmente se inspirou em Hume e considerava o espaço como uma forma a priori de percepção, essencial para a experiência. d) Os fenômenos são “já dados” justapostos espacialmente. Cabe a nós, por via da razão, apreendê-los; - Embora tenha um fundo de verdade, não é a melhor representação da visão de Kant sobre a apreensão do espaço. e) Segundo Kant, espaço e tempo são sinônimos. Deste modo, a Geografia e a História servem ao mesmo propósito: estudo da dimensão espaço-temporal dos fenômenos. - Esta afirmação é imprecisa, pois Kant não considera espaço e tempo como sinônimos, mas como categorias distintas. Portanto, a alternativa que melhor corresponde às concepções de Kant acerca da dimensão espacial é: c) Inspirando-se na filosofia de David Hume, o filósofo alemão Immanuel Kant concebia o espaço como uma estrutura do nosso entendimento.
Já tem uma conta?
Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade