"Ao contrário de espécies agrícolas, as florestais apresentam, geralmente, uma prolongada fase juvenil antes de atingir o florescimento e a maturidade. [...]. Após a seleção das árvores superiores, muitas vezes, elas são cruzadas com outras que podem estar a quilômetros de distância, tornando esses cruzamentos extremamente difíceis. As árvores selecionadas podem ser utilizadas também para estabelecer pomares de sementes; entretanto, isso irá demandar um tempo considerável até se obter sementes em quantidades suficientes para o reflorestamento. Outro aspecto da propagação de espécies florestais via sementes é o fato de algumas espécies economicamente importantes [...] terem baixa produção de sementes e em intervalos irregulares. Adicionalmente, a germinação de muitas dessas espécies é baixa e a viabilidade, que muitas vezes pode ser baixa, reduz-se rapidamente após algumas semanas ou meses".
GRAÇA, M. E. C.; TAVARES, F. R. Propagação vegetativa de espécies florestais. In: GALVÃO, A. P. M. (org.). Reflorestamento de propriedades rurais para fins produtivos e ambientais: um guia para ações municipais e regionais. Brasília: Embrapa Florestas, 2000. p. 175-197.
Em relação aos aspectos da produção de mudas florestais apresentados, assinale a alternativa correta.
Escolha uma opção:
a.
O uso de sementes para reprodução favorece a obtenção de plantios com maior homogeneidade.
b.
O uso de sementes possui como vantagem a possibilidade de fixar as características de interesse comercial.
c.
A propagação vegetativa aumenta a produtividade dos plantios comerciais, por superar as dificuldades da reprodução seminal.
d.
A propagação vegetativa é mais vantajosa por promover a variabilidade genética nos plantios comerciais.
e.
A propagação vegetativa é inviável comercialmente devido aos altos custos, tornando mais vantajosa a produção de mudas por sementes.
Ed
mês passado
Vamos analisar cada uma das alternativas apresentadas em relação à produção de mudas florestais: a. O uso de sementes para reprodução favorece a obtenção de plantios com maior homogeneidade. FALSO. O uso de sementes geralmente resulta em maior variabilidade genética, o que pode levar a uma menor homogeneidade nos plantios. b. O uso de sementes possui como vantagem a possibilidade de fixar as características de interesse comercial. FALSO. A reprodução por sementes não garante a fixação das características desejadas, pois a variabilidade genética pode resultar em características diferentes nas plantas. c. A propagação vegetativa aumenta a produtividade dos plantios comerciais, por superar as dificuldades da reprodução seminal. VERDADEIRO. A propagação vegetativa permite a produção de mudas com características desejadas de forma mais rápida e eficiente, superando as dificuldades associadas à reprodução por sementes. d. A propagação vegetativa é mais vantajosa por promover a variabilidade genética nos plantios comerciais. FALSO. A propagação vegetativa tende a reduzir a variabilidade genética, pois as mudas são clones da planta mãe. e. A propagação vegetativa é inviável comercialmente devido aos altos custos, tornando mais vantajosa a produção de mudas por sementes. FALSO. Embora a propagação vegetativa possa ter custos, ela é muitas vezes utilizada por suas vantagens em termos de qualidade e uniformidade das mudas. Portanto, a alternativa correta é: c. A propagação vegetativa aumenta a produtividade dos plantios comerciais, por superar as dificuldades da reprodução seminal.
Já tem uma conta?
Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade