Logo Passei Direto
Buscar

Agronomia

MULTIVIX

"Ao contrário de espécies agrícolas, as florestais apresentam, geralmente, uma prolongada fase juvenil antes de atingir o florescimento e a maturidade. [...]. Após a seleção das árvores superiores, muitas vezes, elas são cruzadas com outras que podem estar a quilômetros de distância, tornando esses cruzamentos extremamente difíceis. As árvores selecionadas podem ser utilizadas também para estabelecer pomares de sementes; entretanto, isso irá demandar um tempo considerável até se obter sementes em quantidades suficientes para o reflorestamento. Outro aspecto da propagação de espécies florestais via sementes é o fato de algumas espécies economicamente importantes [...] terem baixa produção de sementes e em intervalos irregulares. Adicionalmente, a germinação de muitas dessas espécies é baixa e a viabilidade, que muitas vezes pode ser baixa, reduz-se rapidamente após algumas semanas ou meses".

GRAÇA, M. E. C.; TAVARES, F. R. Propagação vegetativa de espécies florestais. In: GALVÃO, A. P. M. (org.). Reflorestamento de propriedades rurais para fins produtivos e ambientais: um guia para ações municipais e regionais. Brasília: Embrapa Florestas, 2000. p. 175-197.

Em relação aos aspectos da produção de mudas florestais apresentados, assinale a alternativa correta.

Escolha uma opção:

a.

O uso de sementes para reprodução favorece a obtenção de plantios com maior homogeneidade.

b.

O uso de sementes possui como vantagem a possibilidade de fixar as características de interesse comercial.

c.

A propagação vegetativa aumenta a produtividade dos plantios comerciais, por superar as dificuldades da reprodução seminal.

d.

A propagação vegetativa é mais vantajosa por promover a variabilidade genética nos plantios comerciais.

e.

A propagação vegetativa é inviável comercialmente devido aos altos custos, tornando mais vantajosa a produção de mudas por sementes.


User badge image
Nildiane Rohr

mês passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

mês passado

Vamos analisar cada uma das alternativas apresentadas em relação à produção de mudas florestais: a. O uso de sementes para reprodução favorece a obtenção de plantios com maior homogeneidade. FALSO. O uso de sementes geralmente resulta em maior variabilidade genética, o que pode levar a uma menor homogeneidade nos plantios. b. O uso de sementes possui como vantagem a possibilidade de fixar as características de interesse comercial. FALSO. A reprodução por sementes não garante a fixação das características desejadas, pois a variabilidade genética pode resultar em características diferentes nas plantas. c. A propagação vegetativa aumenta a produtividade dos plantios comerciais, por superar as dificuldades da reprodução seminal. VERDADEIRO. A propagação vegetativa permite a produção de mudas com características desejadas de forma mais rápida e eficiente, superando as dificuldades associadas à reprodução por sementes. d. A propagação vegetativa é mais vantajosa por promover a variabilidade genética nos plantios comerciais. FALSO. A propagação vegetativa tende a reduzir a variabilidade genética, pois as mudas são clones da planta mãe. e. A propagação vegetativa é inviável comercialmente devido aos altos custos, tornando mais vantajosa a produção de mudas por sementes. FALSO. Embora a propagação vegetativa possa ter custos, ela é muitas vezes utilizada por suas vantagens em termos de qualidade e uniformidade das mudas. Portanto, a alternativa correta é: c. A propagação vegetativa aumenta a produtividade dos plantios comerciais, por superar as dificuldades da reprodução seminal.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais conteúdos dessa disciplina