Logo Passei Direto
Buscar

Outros

Outros
Sobre a responsabilidade extracontratual do Estado, nos termos do art. 37, §6º da Constituição da República, é INCORRETO afirmar que:
A) O regime da responsabilidade extracontratual do Estado implica a responsabilidade solidária entre o agente público e o Estado. Eventual ação deve ser proposta contra o Estado, e este tem o direito de regresso contra o agente faltoso.
B) No estágio atual do direito brasileiro, a responsabilidade extracontratual do Estado resulta de qualquer ação ou omissão de agente do Estado ou de pessoas jurídicas prestadoras de serviços públicos que gere danos a terceiros, desde que proceda o agente nessa qualidade, ou seja, como órgão da entidade a que serve.
C) O Poder Público não responde por condutas lícitas, porque aí não há culpa ou falha do serviço.
D) Verificado o dano, a vítima terá apenas que demonstrar que é indenizável (que não é incerto ou eventual) e a existência de nexo de causalidade entre ele e a ação ou omissão da pessoa jurídica de direito público ou da pessoa da administração pública indireta prestadora de serviço público, para que fique caracterizada a responsabilidade.
E) Um dos fundamentos da responsabilidade do Estado é o risco de suas atividades.
User badge image
CuriosidadesGerais

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar qual delas é INCORRETA em relação à responsabilidade extracontratual do Estado, conforme o art. 37, §6º da Constituição da República. A) O regime da responsabilidade extracontratual do Estado implica a responsabilidade solidária entre o agente público e o Estado. Eventual ação deve ser proposta contra o Estado, e este tem o direito de regresso contra o agente faltoso. - Esta afirmação está correta, pois realmente existe a responsabilidade solidária. B) No estágio atual do direito brasileiro, a responsabilidade extracontratual do Estado resulta de qualquer ação ou omissão de agente do Estado ou de pessoas jurídicas prestadoras de serviços públicos que gere danos a terceiros, desde que proceda o agente nessa qualidade, ou seja, como órgão da entidade a que serve. - Esta afirmação também está correta, pois reflete a responsabilidade do Estado por atos de seus agentes. C) O Poder Público não responde por condutas lícitas, porque aí não há culpa ou falha do serviço. - Esta afirmação é correta, pois a responsabilidade do Estado se dá em casos de condutas ilícitas ou falhas no serviço. D) Verificado o dano, a vítima terá apenas que demonstrar que é indenizável (que não é incerto ou eventual) e a existência de nexo de causalidade entre ele e a ação ou omissão da pessoa jurídica de direito público ou da pessoa da administração pública indireta prestadora de serviço público, para que fique caracterizada a responsabilidade. - Esta afirmação está correta, pois descreve os requisitos para a responsabilização. E) Um dos fundamentos da responsabilidade do Estado é o risco de suas atividades. - Esta afirmação também está correta, pois a teoria do risco é um dos fundamentos da responsabilidade civil do Estado. Após essa análise, a alternativa INCORRETA é a C) O Poder Público não responde por condutas lícitas, porque aí não há culpa ou falha do serviço.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina