Logo Passei Direto
Buscar
Os rins possuem estruturas iguais e a função de filtrar o sangue e produzir a urina, de acordo com esse contexto analise as assertivas a abaixo e assinale a correta:
Os rins têm função de filtrar o sangue para eliminar substância nocivas. Possui formato de grão de feijão e tamanhos diferentes de acordo com o sexo do indivíduo.
Os homens precisam dos rins maiores, pois tem mais componentes para filtrar chegando ter um rim de 125g a 170g.
As mulheres que filtram menos os componentes possuem um rim de 115 a 155g.
A primeira assertiva está correta, mas a segunda está errada.
A primeira assertiva está errada, mas a segunda está correta.
Nenhuma das assertivas estão corretas.
As duas assertivas estão corretas, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
As duas assertivas estão corretas, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
User badge image
Desenvolvendo com Questões

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

Vamos analisar as assertivas: 1. "Os rins têm função de filtrar o sangue para eliminar substâncias nocivas. Possui formato de grão de feijão e tamanhos diferentes de acordo com o sexo do indivíduo." - Essa assertiva é verdadeira. Os rins realmente filtram o sangue e têm formato de grão de feijão. 2. "Os homens precisam dos rins maiores, pois têm mais componentes para filtrar, chegando a ter um rim de 125g a 170g. As mulheres que filtram menos os componentes possuem um rim de 115 a 155g." - Essa assertiva é parcialmente verdadeira, pois os rins dos homens tendem a ser um pouco maiores, mas a justificativa de que "os homens precisam dos rins maiores" não é correta. O tamanho dos rins não é necessariamente uma questão de necessidade de filtração, mas sim de variação anatômica. Portanto, a resposta correta seria: A primeira assertiva está correta, mas a segunda está errada.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Sistema Renina - Angiotensina - Aldosterona que é um sinal hormonal para regulação do volume do fluido extracelular. Sobre esse processo analise as afirmativas abaixo:
É correto o que se afirmar:
I. Em decorrência da queda da pressão arterial, o rim secreta a enzima renina, que quebra o angiotensinogênio, transformando-o em angiotensina I.
II. Ao mesmo tempo a renina estimula a medula óssea para produção de células sanguíneas.
III. Na circulação pulmonar, a angiotensina I entra em contato com as enzimas conversoras (ECA) que se encontram no endotélio desses vasos, transformando-se em angiotensina II.
IV. A angiotensina II é um potente vasoconstrictor que promove a elevação da pressão arterial.
V. Nas glândulas suprarrenais a angiotensina II estimula a produção de hormônio antidiurético. Este hormônio promove a reabsorção de H2O e NaCl, aumentando a volemia e por consequência a pressão arterial.
I, III e IV apenas.
I e II apenas.
II, III e V apenas.
II e IV apenas.
II e IV apenas.

A formação da urina ocorre em três etapas básicas: filtração, reabsorção e secreção. Durante a filtração, são formados 180 litros de filtrado diariamente, mas apenas 2 litros de urina são formados por dia.
Qual é a explicação para esse fato?
A quantidade de urina formada é inferior a do filtrado, pois uma grande quantidade de água e de outras substâncias é reabsorvida na fase de reabsorção.
A quantidade de urina formada é inferior a do filtrado, pois, à medida que a filtração ocorre, o filtrado é utilizado como fonte de energia para as células.
A quantidade de urina formada é inferior a do filtrado, pois, durante a formação da urina, verifica-se a evaporação do filtrado.
A quantidade de urina formada é inferior a do filtrado, pois toda a água do filtrado é utilizada pelas células do néfron na respiração celular.
A quantidade de urina formada é inferior a do filtrado, pois ocorre uma grande absorção de água na etapa denominada de secreção, que ocorre no túbulo distal.

A taxa de filtração glomerular é aumentada por:
vasodilatação da arteríola eferente
redução na concentração de proteína no espaço urinário
vasoconstrição da arteríola aferente
redução na concentração plasmática de proteína
redução do fluxo sanguíneo renal

O equilíbrio ácido-base regulado pelo sistema renal é importante para a conformação correta de proteínas e manutenção da permeabilidade da membrana celular, além de estar ligado com a manutenção de íons no organismo.
De acordo com o contexto, analise as afirmativas e assinale a que corresponda o sistema ácido-base:
quando a acidose ocorre com a PaCO2 normal e o bicarbonato baixo, estamos diante de uma acidose respiratória.
a elevação do bicarbonato no sangue causa acidose ou neutraliza uma alcalose.
se uma acidose, onde o pH é inferior a 7,35, estiver acompanhada de uma PaCO2 superior a 45 mmHg, estaremos diante de uma acidose respiratória.
somente o mecanismo metabólico pode produzir uma acidose.
o mecanismo respiratório para regular o equilíbrio ácido-base é muito lento, demorando horas para iniciar sua correção, sendo este pouco eficiente.

Um indivíduo de 28 anos deu entrada no hospital com um esmagamento do tórax. O médico solicitou um exame de gasometria arterial que demonstrou um ph e PCO2 em níveis elevados e níveis de bicarbonato normais.
Este quadro clínico e laboratorial sugere o tipo de distúrbio ácido básico denominado:
alcalose respiratória.
alcalose metabólica.
alcalose metabólica em compensação.
acidose respiratória.
acidose metabólica.

Os rins são estruturas relacionadas com o processo de excreção, ou seja, com a eliminação de substâncias em excesso ou que são prejudiciais ao organismo. Sabemos que esses órgãos apresentam uma camada chamada de medula, que está localizada mais internamente, e o córtex, que está localizado na região mais periférica. Na medula, encontramos estruturas em formato de cone que recebem o nome de:
pirâmides renais.
ductos renais.
pelve renal.
néfrons.
suprarrenais.

Os exames de um paciente adulto indicam valores de osmolaridade plasmática de 310mOsm/L e osmolaridade urinária de 1.300 mOsm/L. O diagnóstico correto neste caso seria:
alta ingestão de água destilada.
ausência de secreção do ADH.
diabetes insipidus nefrogênico.
privação da ingestão de água.
permeabilidade à água no duto coletor reduzida.

Mais conteúdos dessa disciplina