Logo Passei Direto
Buscar
LiveAo vivo
Quanto ao assunto acerca do uso dos tipos de “porque”, assinale a alternativa considerada CORRETA:
Escolha uma opção:
a. Josué se sentiu mal na reunião não sei porque.
b. Você nem imagina o por quê do meu desespero!
c. Aquele cidadão não aceitou a abordagem porque ele é idoso.
d. A cidade porquê passei é muito limpa.
e. Por quê o garoto correu quando viu a guarnição?
User badge image
EmpreendedorismoInovador

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas em relação ao uso correto dos diferentes tipos de "porque": a) "Josué se sentiu mal na reunião não sei porque." - Aqui, "porque" deveria ser "por que", já que está introduzindo uma pergunta indireta. b) "Você nem imagina o por quê do meu desespero!" - Esta frase está correta. "Por quê" é usado como um substantivo, referindo-se à razão. c) "Aquele cidadão não aceitou a abordagem porque ele é idoso." - Esta frase está correta. "Porque" é usado como uma conjunção explicativa. d) "A cidade porquê passei é muito limpa." - Aqui, "porquê" está incorreto. O correto seria "por onde". e) "Por quê o garoto correu quando viu a guarnição?" - Aqui, "por quê" está incorreto, pois deveria ser "por que", já que está introduzindo uma pergunta. Analisando as opções, as alternativas b) e c) estão corretas, mas a única que se destaca como a mais correta e que se encaixa perfeitamente no contexto é a c) "Aquele cidadão não aceitou a abordagem porque ele é idoso." Portanto, a alternativa correta é: c) Aquele cidadão não aceitou a abordagem porque ele é idoso.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Quanto aos assuntos abordados em Redação Oficial e as Normas da ABNT, em especial os tipos de signatário de ofício, analise as características e marque a alternativa CORRETA.
Escolha uma opção:
a. Assunção temporária do cargo de outra pessoa, como se titular fosse, mediante afastamento temporário do titular, com lapso temporal definido; O substituído retornará ao cargo antes ocupado após término do afastamento, p. ex.: férias, licenças, estas características da assinatura são de “RESPONDENDO PELO COMANDO”.
b. A assunção temporária do cargo de outra pessoa, como se titular fosse, mediante exoneração do titular, enquanto será providenciado outro para assumir a função legalmente (nomeação); o substituído não mais retornará ao cargo antes ocupado, ele foi destituído, por meio de ato publicado na imprensa oficial, estas características da assinatura são de “NO IMPEDIMENTO”.
c. Decorre de uma prévia delegação de poderes em que o titular do cargo ou função confere ao substituto a responsabilidade de assumir, em seu lugar, por tempo determinado ou, ao menos, sabido. Esse ato será oficializado em documento próprio, no nosso caso, em BIO ou BGO, estas características da assinatura são de “EM CONFIANÇA DE...”.
d. Aquele nomeado para ocupar transitoriamente cargo público durante a vacância e aquele designado para exercer as atribuições de cargo público vago ou no caso de afastamento e impedimentos legais ou regulamentares do titular, são características da assinatura “POR DELEGAÇÃO”.
e. Origina-se pela ausência fortuita do titular que deveria subscrever o documento. Note-se que, neste caso, não existe delegação de poderes. A ausência é momentânea e sem limite temporal específico, estas características da assinatura são de “SUBSTITUTO INTERINO”.

Mais conteúdos dessa disciplina