Logo Passei Direto
Buscar
O conceito de autonomia indica que território pode estabelecer suas próprias leis ou normas e governar-se, nos termos da lei, para atender aos interesses de suas populações. Assim, a autonomia municipal:
a. Não impede que leis estaduais interfiram nos assuntos de organização do município.
b. Representa que as leis municipais em assuntos de competência expressa e exclusiva dos municípios prevaleçam sobre as leis estaduais e federais, inclusive sobre a Constituição Estadual em caso de conflito.
c. Representa que o governo municipal é subordinado, no desempenho de suas tarefas, a autoridade estadual ou federal.
d. Não consiste na competência concedida pela Constituição para legislar sobre assuntos de interesse local.
User badge image
PublicoGestor

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas em relação ao conceito de autonomia municipal: a) Não impede que leis estaduais interfiram nos assuntos de organização do município. - Esta afirmação não é correta, pois a autonomia municipal garante que os municípios possam legislar sobre assuntos de interesse local sem interferência direta das leis estaduais. b) Representa que as leis municipais em assuntos de competência expressa e exclusiva dos municípios prevaleçam sobre as leis estaduais e federais, inclusive sobre a Constituição Estadual em caso de conflito. - Esta alternativa está correta, pois a autonomia municipal permite que os municípios legislem sobre suas próprias questões, e em caso de conflito, as leis municipais prevalecem. c) Representa que o governo municipal é subordinado, no desempenho de suas tarefas, a autoridade estadual ou federal. - Esta afirmação é incorreta, pois a autonomia municipal implica que os municípios têm a capacidade de se auto-organizar e não são subordinados. d) Não consiste na competência concedida pela Constituição para legislar sobre assuntos de interesse local. - Esta alternativa é falsa, pois a autonomia municipal é, de fato, a competência que a Constituição confere aos municípios para legislar sobre assuntos de interesse local. Portanto, a alternativa correta é: b) Representa que as leis municipais em assuntos de competência expressa e exclusiva dos municípios prevaleçam sobre as leis estaduais e federais, inclusive sobre a Constituição Estadual em caso de conflito.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A definição de iniciativa de lei é o ato em que o Poder Legislativo cria uma lei.
Assinale a alternativa incorreta:
a. A iniciativa será reservada quando for da competência privativa do Prefeito ou quando apenas os membros da Câmara puderem exercê-la.
b. A iniciativa será vinculada quando há a obrigação da apresentação do projeto de lei e prazo específico para tal, previsto em lei.
c. As leis orçamentárias são de iniciativa privativa (exclusiva) da Câmara Municipal.
d. A iniciativa será geral quando determinado projeto de lei for submetido ao Legislativo pelo prefeito, por qualquer vereador, qualquer Comissão da Câmara ou pelos cidadãos (iniciativa popular).

Conselhos municipais como o conselho tutelar, de direitos da criança e do adolescente, de saúde, de assistência social, orçamento ou de planejamento municipal são um conjunto de instrumentos importantes para a democracia.
Um conselho municipal pode ser considerado:
a. Instrumento de participação popular.
b. Instrumento de centralização de serviços e programas sociais.
c. Instrumento de participação exclusiva do poder executivo.
d. Instrumento de audiência pública.

O Plano Plurianual (PPA) é um instrumento de planejamento e orçamento que define as estratégias, diretrizes e metas do governo para um período de quatro anos que se inicia no segundo ano do mandato de um prefeito até o primeiro ano do mandato seguinte.
Podemos afirmar que não é objetivo do PPA:
a. Estabelecer a relação entre os programas a serem desenvolvidos e a orientação estratégica de governo.
b. Dispor sobre alterações na legislação tributária e sobre concessões de benefícios tributários.
c. Integrar ações desenvolvidas pela União, pelo Estado e pelo Município.
d. Garantir transparência à aplicação dos recursos públicos.

Mais conteúdos dessa disciplina