Logo Passei Direto
Buscar

Pediatria

Outros
(TRF1/FGV/2024) Considerando os protocolos e orientações do Ministério da Saúde acerca das hepatites virais,
é correto afirmar que:
a) a vacina e a imunoglobulina (IGHAHB) para hepatite B estão recomendadas para todas as crianças expostas à hepatite B durante a gestação, preferencialmente nas primeiras 24 horas do pós-parto.
b) o tratamento da hepatite C é feito com os chamados antivirais de ação direta (DAA), que apresentam taxas de cura de mais 95% e são administrados, geralmente, por 4 ou 6 semanas.
c) a vacina contra a hepatite A é altamente eficaz e segura e é a principal medida de prevenção contra a doença; porém, não deve ser administrada em gestantes e lactantes.
d) a hepatite E crônica é considerada a forma mais grave de hepatite viral crônica, com progressão mais rápida para cirrose e um risco aumentado para descompensação.
e) o vírus da hepatite D é transmitido principalmente pela via fecal-oral pelo consumo de água contaminada e em locais com infraestrutura sanitária frágil.
User badge image
Desvendando com Questões

mês passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

mês passado

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a correta, considerando os protocolos e orientações do Ministério da Saúde sobre hepatites virais: a) A vacina e a imunoglobulina (IGHAHB) para hepatite B estão recomendadas para todas as crianças expostas à hepatite B durante a gestação, preferencialmente nas primeiras 24 horas do pós-parto. - Esta afirmação está correta, pois a profilaxia para hepatite B deve ser realizada em recém-nascidos de mães portadoras do vírus. b) O tratamento da hepatite C é feito com os chamados antivirais de ação direta (DAA), que apresentam taxas de cura de mais de 95% e são administrados, geralmente, por 4 ou 6 semanas. - Esta afirmação é verdadeira, mas a duração do tratamento pode variar dependendo do caso, podendo ser mais longa em algumas situações. c) A vacina contra a hepatite A é altamente eficaz e segura e é a principal medida de prevenção contra a doença; porém, não deve ser administrada em gestantes e lactantes. - A vacina contra hepatite A é segura e recomendada, inclusive para gestantes, quando necessário. d) A hepatite E crônica é considerada a forma mais grave de hepatite viral crônica, com progressão mais rápida para cirrose e um risco aumentado para descompensação. - A hepatite E geralmente não se torna crônica, sendo mais comum em casos agudos. e) O vírus da hepatite D é transmitido principalmente pela via fecal-oral pelo consumo de água contaminada e em locais com infraestrutura sanitária frágil. - O vírus da hepatite D é transmitido principalmente através do contato com sangue infectado e não pela via fecal-oral. Após essa análise, a alternativa correta é: a) a vacina e a imunoglobulina (IGHAHB) para hepatite B estão recomendadas para todas as crianças expostas à hepatite B durante a gestação, preferencialmente nas primeiras 24 horas do pós-parto.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina