Questão 8/10 - Historiografia e Cânone Literário
Ler em voz alta
Leia o trecho a seguir:
“Morin (1997), referindo-se à cultura das massas, denuncia a progressiva "industrialização do espírito e colonização da alma", por meio de um progresso ininterrupto da técnica, que, penetrando no domínio interior do homem, aí derrama mercadorias culturais, para serem consumidas. Essa indústria cultural tem sido alvo de crítica de diversos intelectuais que protestam contra a industrialização do espírito por subprodutos da cultura que dizem funcionar como barbitúrico (o novo ópio do povo) ou mistificação deliberada, em que o capitalismo desvia as massas de seus verdadeiros problemas. ”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FHILADELFIO, Joana Alves. Literatura, indústria cultural e formação humana. Cad. Pesqui., São Paulo , n. 120, p. 203-219, Nov. 2003 . . Acesso em: 20/09/2019
Considerando a citação e os conteúdos do texto-base da rota de aprendizagem da aula 04, sobre os aspectos relacionados à cultura de massa, indique a alternativa correta:
A
Assim como o cânone, a cultura de massa é bastante elitista, restrita a um grupo de eruditos.
B
Ao contrário da cultura de massa, a literatura erudita é apenas mais uma indústria lucrativa surgida no capitalismo.
C
Em termos gerais, dizer que algo pertence à “literatura de massa” significa expressar que a obra não passou pelo processo de canonização, pelo crivo de uma crítica especializada e pelo teste do tempo.
D
A cultura de massa sempre foi valorizada, vista como parte da chamada “alta cultura”, dotada de uma aura de originalidade.E
Em geral, a facilidade de consumo e a facilidade de produção do produto devido à sua natureza padronizada não são apontados como características da cultura de massa.
A
C
C
C
E
(?)
(?)
Ed
há 4 semanas
Vamos analisar as alternativas uma a uma para encontrar a correta: A) Assim como o cânone, a cultura de massa é bastante elitista, restrita a um grupo de eruditos. - Esta afirmação é incorreta, pois a cultura de massa é, por definição, acessível a um público amplo e não elitista. B) Ao contrário da cultura de massa, a literatura erudita é apenas mais uma indústria lucrativa surgida no capitalismo. - Essa afirmação é problemática, pois a literatura erudita não é apenas uma indústria lucrativa; ela possui um valor cultural e histórico que vai além do lucro. C) Em termos gerais, dizer que algo pertence à “literatura de massa” significa expressar que a obra não passou pelo processo de canonização, pelo crivo de uma crítica especializada e pelo teste do tempo. - Esta afirmação é correta, pois a literatura de massa geralmente não é reconhecida como parte do cânone literário e não passa pelos mesmos critérios de avaliação. D) A cultura de massa sempre foi valorizada, vista como parte da chamada “alta cultura”, dotada de uma aura de originalidade. - Esta afirmação é incorreta, pois a cultura de massa é frequentemente vista como inferior à alta cultura. E) Em geral, a facilidade de consumo e a facilidade de produção do produto devido à sua natureza padronizada não são apontados como características da cultura de massa. - Esta afirmação é falsa, pois a facilidade de consumo e produção são, de fato, características centrais da cultura de massa. Portanto, a alternativa correta é: C.
Já tem uma conta?
Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade