Logo Passei Direto
Buscar

Direito Civil

Colégio Objetivo
No ano de 2017, o Ministro Relator Luís Roberto Barroso suscitou, no âmbito do Supremo Tribunal Federal, uma questão de ordem na Ação Penal (AP) 937, defendendo a tese de que o foro de prerrogativa de função deve ser aplicado somente aos delitos cometidos por um deputado federal no exercício do cargo público ou em razão dele. O julgamento se encontra suspenso por um pedido de vistas, mas, se prevalecer o entendimento do Ministro Relator, haverá uma mudança de posicionamento do Supremo Tribunal Federal em relação ao instituto do foro de prerrogativa de função, que ocorrerá independentemente da edição de uma Emenda Constitucional.
A hermenêutica constitucional denomina esse fenômeno de
força normativa da Constituição.
princípio da concordância prática.
mutação informal da Constituição.
maximização das normas constitucionais.
interpretação sistêmica.
User badge image
Estudando com Questões

mês passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

mês passado

O fenômeno mencionado na sua pergunta, em que o Supremo Tribunal Federal pode alterar a interpretação de normas constitucionais sem a necessidade de uma Emenda Constitucional, é denominado de mutação informal da Constituição. Essa mutação ocorre quando há uma mudança na interpretação e aplicação das normas constitucionais ao longo do tempo, refletindo a evolução da sociedade e das necessidades jurídicas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A respeito dos direitos fundamentais e dos direitos da personalidade, considere: I. A vida privada da pessoa natural é inviolável. Logo, a exposição da vida do homem público, ainda que se trate de notícia verdadeira e útil vinculada a seu papel social, representa violação do direito à privacidade, na medida em que os direitos da personalidade são irrenunciáveis. II. A imutabilidade do nome é princípio de ordem pública que visa garantir segurança nas relações jurídicas nas esferas pública e privada. Por esta razão, o STJ possui jurisprudência dominante no sentido de que não é possível o cônjuge acrescer o nome de família do outro após a celebração do matrimônio. III. Desde que gratuita e realizada por pessoa capaz, é lícita a doação de tecidos, de órgãos e de partes do corpo vivo para transplante em qualquer pessoa, desde que mediante autorização judicial, ressalvado se o beneficiário for cônjuge ou qualquer parente consanguíneo até o quarto grau, quando, então, basta autorização, preferencialmente por escrito e diante de testemunhas, indicando especificamente o objeto de retirada, prescindindo de intervenção judicial. IV. O Código Civil dispõe que ninguém poderá ser constrangido a submeter-se, com risco de vida, a tratamento médico ou a intervenção cirúrgica. Logo, é juridicamente inválido o termo de consentimento informado, subscrito por paciente plenamente capaz, quando o procedimento médico tiver risco de gerar seu óbito, ainda que tenha havido efetivo compartilhamento de informações e a corresponsabilidade na tomada de decisão.
Está correto o que se afirma APENAS em
II e IV.
III.
IV.
I e IV.
I, II e III.

O conceito de Direito Administrativo é peculiar e sintetiza-se no conjunto harmônico de princípios jurídicos que regem os órgãos, os agentes e as atividades públicas tendentes a realizar concreta, direta e imediatamente os fins desejados pelo Estado.
A par disso, é fonte primária do Direito Administrativo
a jurisprudência.
os costumes.
os princípios gerais de direito.
a lei, em sentido amplo.
a doutrina.

''Existe_________ quando o agente prevê o resultado, mas espera, sinceramente, que não ocorrerá; configura-se _________ quando a vontade do agente não está dirigida para a obtenção do resultado, pois ele quer algo diverso, mas, prevendo que o evento possa ocorrer, assume assim mesmo a possibilidade de sua produção.'' Assinale a alternativa que correta e respectivamente completa as lacunas.
Culpa inconsciente; dolo eventual.
Dolo indireto; dolo alternativo.
Culpa consciente; dolo eventual.
Dolo eventual; culpa consciente.
Culpa inconsciente; culpa consciente.

Em face da formação histórica do Direito Administrativo e do modelo de Estado vigente, é correto afirmar que:
tem por objeto os órgãos, agentes e pessoas jurídicas administrativas que integram a Administração Pública, a atividade não contenciosa que exerce e os bens de que se utiliza para a consecução de seus fins, de natureza pública.
a noção de coisa julgada nas esferas administrativa e judicial tem a mesma dimensão e conteúdo.
as decisões proferidas por órgãos públicos de natureza superior não podem ser revistas pelo Poder Judiciário.
o processo administrativo somente pode ser instaurado mediante provocação do interessado, por representação escrita endereçada ao agente competente para a solução da controvérsia.
o regime jurídico juspublicista, no todo ou em parte, somente pode ser aplicado às pessoas jurídicas de direito público.

Mais conteúdos dessa disciplina