Logo Passei Direto
Buscar
Homem de 56 anos, residente no Município de São Paulo, comparece à UBS, localizada na área de abrangência onde reside sua filha, devido a sintomas respiratórios, febre, tosse e coriza. Na recepção, informam-no que a demanda de atendimento está elevada e, como ele não reside no território sob responsabilidade da UBS e não é idoso, não é prioritário no atendimento e deve comparecer ao AMA, localizado a três quarteirões do local.
Considerando os princípios filosóficos do SUS, assinale a alternativa correta.
A O princípio da equidade foi respeitado, visto que o homem não é idoso e não reside na área de abrangência da UBS, podendo ser encaminhado a outro serviço quando necessário, já que não é considerado prioritário.
B O princípio da universalidade não foi respeitado no caso, visto que o acesso aos serviços de saúde em todos os níveis de assistência deve ser para todos os cidadãos brasileiros ou residentes no Brasil, independente de cor, idade e condições socioeconômicas.
C O princípio da regionalização foi respeitado, pois o homem não reside na área de abrangência da UBS, ou seja, seu atendimento deve ser realizado em território adscrito da UBS onde reside.
D O princípio da integralidade não foi respeitado, pois o correto em caso de sintomas respiratórios, seria o encaminhamento para um nível secundário ou terciário de atenção na Rede de Urgências e Emergências.
User badge image
Progresso com Exercícios

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas com base nos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS): A) O princípio da equidade foi respeitado, visto que o homem não é idoso e não reside na área de abrangência da UBS, podendo ser encaminhado a outro serviço quando necessário, já que não é considerado prioritário. - Essa alternativa não está correta, pois o princípio da equidade busca garantir que todos tenham acesso aos serviços de saúde, independentemente de idade ou residência. B) O princípio da universalidade não foi respeitado no caso, visto que o acesso aos serviços de saúde em todos os níveis de assistência deve ser para todos os cidadãos brasileiros ou residentes no Brasil, independente de cor, idade e condições socioeconômicas. - Esta alternativa está correta, pois o homem deveria ter acesso ao atendimento na UBS, independentemente de não residir na área ou não ser idoso. C) O princípio da regionalização foi respeitado, pois o homem não reside na área de abrangência da UBS, ou seja, seu atendimento deve ser realizado em território adscrito da UBS onde reside. - Essa alternativa não está correta, pois a regionalização deve garantir o acesso à saúde, e não apenas restringir o atendimento com base na residência. D) O princípio da integralidade não foi respeitado, pois o correto em caso de sintomas respiratórios, seria o encaminhamento para um nível secundário ou terciário de atenção na Rede de Urgências e Emergências. - Essa alternativa não é a mais adequada, pois o princípio da integralidade se refere à atenção completa ao paciente, mas o foco aqui é mais sobre o acesso ao serviço. Portanto, a alternativa correta é: B) O princípio da universalidade não foi respeitado no caso, visto que o acesso aos serviços de saúde em todos os níveis de assistência deve ser para todos os cidadãos brasileiros ou residentes no Brasil, independente de cor, idade e condições socioeconômicas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Em reunião da equipe amarela na UBS, a enfermeira relata que está preocupada com a falta de notificação para tuberculose na área de abrangência desta equipe, visto ser uma área extremamente vulnerável, onde a maioria da população reside em moradias com 5 a 10 moradores em um ou dois cômodos. Solicita aos ACS que intensifiquem as ações no território voltadas à tuberculose e agenda uma data na semana para realizar busca ativa de sintomáticos respiratórios, com orientações e o fornecimento de kit para coleta de escarro. A médica da equipe aproveita a fala e reforça a necessidade de ações na comunidade voltadas para a prevenção de sífilis, visto o aumento expressivo de casos em adolescentes. Fica acordado, então, que ações serão realizadas no território da equipe, neste momento, priorizando os dois agravos. Uma ACS propõe também que um grupo sobre sexualidade seja implementando na unidade, além da abordagem destas temáticas nas escolas, através do Programa Saúde na Escola.
Assinale a alternativa que descreve a qual atributo da Atenção Primária a Saúde (APS) o caso se refere.
A Competência cultural, visto que as ações estão sendo adequadas de acordo com a realidade cultural da comunidade que reside na área de abrangência da equipe.
B Orientação familiar, com ações da APS voltadas para as famílias que residem na área de abrangência da equipe amarela, considerando a realidade social e as problemáticas principais de enfrentamento.
C Orientação comunitária, desenvolvendo ações nos serviços da APS voltadas para a realidade da área de abrangência sob sua responsabilidade, analisando indicadores e pensando em estratégias de acordo com a necessidade dessa comunidade.
D Regionalização, com ações da APS voltadas para a equipe amarela, de acordo com a análise da realidade sociocultural da área de abrangência sob responsabilidade desta equipe, priorizando ações de saúde para essa população.

Mais conteúdos dessa disciplina