Logo Passei Direto
Buscar

Farmacia

Outros
A atuação do farmacêutico junto aos pacientes e integrado à uma equipe multiprofissional é uma opção mais avançada para o pleno exercício da profissão farmacêutica e tem como objetivo aprimorar os conceitos de segurança e melhor utilização da farmacoterapia.
Marque V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas:
( ) Os resultados positivos podem ser observados na identificação e resolução de problemas relacionados à medicamentos que favorecem a prática de uma terapia medicamentosa mais segura e racional e que melhorem a qualidade de vida do paciente.
( ) O farmacêutico clínico atua diminuindo a alta incidência de erros de medicação, de reações adversas a medicamentos, interações medicamentosas e incompatibilidades.
( ) A implantação de um Serviço de Farmácia Clínica possibilita o aumento da segurança e da qualidade da atenção ao paciente, redução de custos e aumento da eficiência hospitalar.
( ) Na Farmácia Clínica o farmacêutico insere-se como um dos principais profissionais envolvidos no combate ao uso irracional de medicamento.
V, V, V, V.
User badge image
Desafios Para o Conhecimento

mês passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

mês passado

Vamos analisar cada uma das afirmações sobre a atuação do farmacêutico na equipe multiprofissional: ( ) Os resultados positivos podem ser observados na identificação e resolução de problemas relacionados à medicamentos que favorecem a prática de uma terapia medicamentosa mais segura e racional e que melhorem a qualidade de vida do paciente. É verdadeira (V). A atuação do farmacêutico é fundamental para identificar e resolver problemas relacionados a medicamentos, promovendo uma terapia mais segura e eficaz. ( ) O farmacêutico clínico atua diminuindo a alta incidência de erros de medicação, de reações adversas a medicamentos, interações medicamentosas e incompatibilidades. É verdadeira (V). O farmacêutico clínico tem um papel importante na prevenção de erros de medicação e na gestão de reações adversas, interações e incompatibilidades. ( ) A implantação de um Serviço de Farmácia Clínica possibilita o aumento da segurança e da qualidade da atenção ao paciente, redução de custos e aumento da eficiência hospitalar. É verdadeira (V). A farmácia clínica contribui para a segurança do paciente e pode levar à redução de custos e aumento da eficiência nos serviços de saúde. ( ) Na Farmácia Clínica o farmacêutico insere-se como um dos principais profissionais envolvidos no combate ao uso irracional de medicamento. É verdadeira (V). O farmacêutico desempenha um papel crucial na promoção do uso racional de medicamentos, ajudando a evitar prescrições inadequadas. Portanto, todas as afirmações são verdadeiras. A sequência correta é: V, V, V, V.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Complete: A farmácia _______é uma atribuição do profissional que está crescendo cada dia mais no cenário _________. Isso pode ser verificado pelo aumento da prevalência das doenças __________ que requerem condutas terapêuticas ________.

A prescrição é um importante elo de comunicação escrita entre os profissionais de saúde, vista como o início de uma série de eventos dentro do processo de medicação, que resultará em uma administração segura ou não, de uma dose ao paciente.
Marque a alternativa correta:
I – Os requisitos e cuidados que devem ser adotados durante a elaboração da prescrição e a distribuição dos medicamentos estão descritos principalmente nas seguintes normas legais, Lei n° 5.991/73, Decreto n° 20.931/32 Resolução n°357 CFF e Resolução nº 492/08.
II – O erro de medição é qualquer evento evitável que, de fato ou potencialmente, possa levar ao uso inadequado de medicamentos quando se encontram sob o controle de profissionais de saúde, do paciente ou consumidor, podendo ou não provocar danos.
III – Entre os erros de medicação encontra-se o erro de prescrição, o qual tem elevado potencial para resultar em consequências maléficas para os pacientes. Para evitar esses erros, é necessário que a prescrição seja apropriada, com doses adequadas em intervalos definidos, durante o tempo indicado de tratamento e deve-se garantir que os medicamentos sejam eficazes, seguros e com qualidade.
IV – Prescrições ambíguas, ilegíveis ou incompletas, bem como com ausência de padronização da nomenclatura dos medicamentos prescritos, uso de abreviaturas e presença de rasuras, são fatores que podem contribuir para a ocorrência de erros.
I, II, III e IV.

Mais conteúdos dessa disciplina