Logo Passei Direto
Buscar
Discussões sobre a natureza da luz se arrastaram por séculos no âmbito científico. Sobre as características da luz, julgue as afirmacoes a seguir e assinale V para as verdadeiras e F para as falsas.
Assinale a alternativa CORRETA:
( )A luz tem caráter dual, tal afirmação pode ser verificada em experimentos de difração e de interferência de ondas através de fendas e também pelo efeito fotoelétrico.
( )O comportamento ondulatório da luz pode ser verificado no efeito fotoelétrico. Nesse fenômeno, a energia advinda de uma luz incidente ejeta elétrons de uma superfície metálica.
( )Uma luz não polarizada oscila sob diversos planos perpendiculares a sua direção de propagação.
( )Devido ao caráter ondulatório da luz, é possível, em determinadas condições específicas, um feixe luminoso contornar obstáculos opacos que se encontrem em sua trajetória.
( ) Para explicação do efeito fotoelétrico, Albert Einstein considerou a luz como constituída de pequenos pacotes de energia, o qual denominou de fóton. Esses fótons interagem com elétrons de uma superfície metálica, transferindo a estes energia e momento linear.
a) V, F, V, V, V.
b) V, F, V, V, F.
c) V, F, V, F, V.
d) V, F, F, V, V.
e) V, V, V, V, V.
User badge image
EducaFit

há 4 semanas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 semanas

Vamos analisar cada uma das afirmações sobre as características da luz: ( ) A luz tem caráter dual, tal afirmação pode ser verificada em experimentos de difração e de interferência de ondas através de fendas e também pelo efeito fotoelétrico. É verdadeira (V). A luz realmente possui um caráter dual, apresentando propriedades tanto de ondas quanto de partículas, o que é evidenciado em diversos experimentos. ( ) O comportamento ondulatório da luz pode ser verificado no efeito fotoelétrico. Nesse fenômeno, a energia advinda de uma luz incidente ejeta elétrons de uma superfície metálica. É falsa (F). O efeito fotoelétrico é um exemplo do caráter corpuscular da luz, onde a luz é tratada como partículas (fótons) e não como ondas. ( ) Uma luz não polarizada oscila sob diversos planos perpendiculares a sua direção de propagação. É verdadeira (V). A luz não polarizada realmente oscila em múltiplos planos perpendiculares à sua direção de propagação. ( ) Devido ao caráter ondulatório da luz, é possível, em determinadas condições específicas, um feixe luminoso contornar obstáculos opacos que se encontrem em sua trajetória. É verdadeira (V). Esse fenômeno é conhecido como difração, que ocorre quando a luz passa por uma abertura ou contorna um obstáculo. ( ) Para explicação do efeito fotoelétrico, Albert Einstein considerou a luz como constituída de pequenos pacotes de energia, o qual denominou de fóton. Esses fótons interagem com elétrons de uma superfície metálica, transferindo a estes energia e momento linear. É verdadeira (V). Essa é uma descrição correta do efeito fotoelétrico e da teoria dos fótons proposta por Einstein. Agora, organizando as respostas: 1. V 2. F 3. V 4. V 5. V A sequência correta é: a) V, F, V, V, V.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina