Logo Passei Direto
Buscar

Psicopedagogia

Colégio Objetivo
No decorrer da Idade Média (anos 476 a 1453), manteve-se a valorização do conhecimento teórico e a desvalorização das atividades práticas. Assim como na Antiguidade, isso demonstra o modo como a sociedade feudal se organizava. Era uma sociedade muito hierarquizada, na qual o trabalho pesado de arar a terra e criar os animais era destinado aos servos da gleba, enquanto cabia aos nobres o papel de lutar para ampliar o território e os tesouros de cada feudo.
A quem ficava confinado grande parte do conhecimento? Assinale a alternativa CORRETA:
A) Aos nobres.
B) Aos senhores.
C) Aos mosteiros.
D) Aos servos.
User badge image
psicopedagogia360

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

Na Idade Média, o conhecimento era predominantemente confinado a instituições religiosas, especialmente os mosteiros, onde os monges eram responsáveis pela cópia e preservação de textos, além de serem os principais detentores do saber teórico. Analisando as alternativas: A) Aos nobres - Embora os nobres tivessem acesso a algum conhecimento, não era a maioria do saber que se preservava. B) Aos senhores - Semelhante aos nobres, os senhores feudais não eram os principais responsáveis pela preservação do conhecimento. C) Aos mosteiros - Esta é a alternativa correta, pois os mosteiros eram centros de aprendizado e preservação do conhecimento. D) Aos servos - Os servos, que realizavam o trabalho pesado, tinham pouco ou nenhum acesso ao conhecimento teórico. Portanto, a alternativa correta é: C) Aos mosteiros.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Autores como Chandler (1995) consideram que o desenvolvimento tecnológico afeta de maneira implacável todos os âmbitos da vida, sendo, portanto, a fonte principal de todas as mudanças ocorridas em outros setores. Outros fatores seriam apenas coadjuvantes, subordinados à tecnologia, mola mestra de todo desenvolvimento.
A partir dos estudos realizados neste tema de aprendizagem podemos afirmar que a posição de Chandler é
A correta, pois a tecnologia se tornou o elemento central nas mudanças ocorridas a partir da segunda metade do século XX, determinando inclusive os rumos da economia.
B correta, como fruto do desenvolvimento científico-tecnológico temos hoje a inteligência artificial, que aprende e promove mudanças em seus próprios sistemas.
C equivocada, pois embora sua influência seja notável, a tecnologia não é neutra, responde a necessidades humanas, sejam elas da maioria da população ou de um grupo de poder.
D equivocada, pois a grande impulsionadora das transformações sociais na atualidade é mídia, considerada por alguns teóricos como o quarto poder, influenciando até mesmo decisões governamentais.

É no relatório da Unesco (DELORS, 2010) que surge o termo “quatro pilares da educação”, que são: aprender a conhecer; aprender a fazer; aprender a conviver e aprender a ser. Vamos compreender melhor cada um deles:

Assinale a alternativa incorreta de acordo com os pilares da educação.

A ) Aprender a Conhecer: está ligado a uma perspectiva mais intelectual, refere-se à necessidade “de instrumentalizar o indivíduo de todas as capacidades necessárias à compreensão do mundo, dos conteúdos escolares e/ou não-escolares e da sociedade em que vive e relaciona-se.” (BORGES, 2016, p. 24). Na perspectiva defendida pela Unesco, não se trata meramente de memorizar conteúdos transmitidos pela escola, mas sim, desenvolver as ferramentas necessárias para aprender ao longo da vida, ou seja, aprender a aprender.
B ) Aprender a Ser: visa à integração dos demais pilares por meio do desenvolvimento da “capacidade autônoma de decidir sobre os diferentes assuntos e situações do cotidiano” (BORGES, 2016, p. 26). Implica autoconhecimento, criando na intersecção entre o conhecimento adquirido e suas crenças, valores e opiniões, um juízo de valor próprio, independente.
C ) Aprender a Fazer: trata-se de aprender a utilizar, aplicar, colocar em prática os conhecimentos aprendidos e não está ligada ao desenvolvimento de competências que serão necessárias ao trabalho. Visa preparar as pessoas para talvez enfrentar, com base na aplicação dos conhecimentos aprendidos, às situações adversas que elas enfrentarão, principalmente no mundo do trabalho.
D ) Aprender a Conviver: objetiva desenvolver a convivência harmoniosa entre as pessoas e entre diferentes sociedades, num mundo globalizado e diverso. Privilegia discussões sobre diversidade cultural, relações étnico-raciais, de gênero, de nacionalidade e todas as demais diferenças com as quais convivemos.

Mais conteúdos dessa disciplina