Logo Passei Direto
Buscar

Matemática

Anhanguera

A unidade temática "Geometria" na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental está diretamente relacionada à exploração do espaço, organização do esquema corporal e desenvolvimento de noções geométricas. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) propõe que o ensino da geometria seja contextualizado, partindo das vivências e descobertas das crianças. Na Educação Infantil, o foco é estimular a percepção espacial por meio de brincadeiras, histórias, jogos e músicas, enquanto, nos anos iniciais, busca-se sistematizar noções com base nas experiências anteriores. Avaliações, como a diagnóstica, ajudam a compreender o conhecimento prévio dos alunos e permitem planejar atividades que promovam o aprendizado por meio de exploração, experimentação e investigação.

Com base no texto, qual das alternativas abaixo melhor descreve o papel da avaliação diagnóstica e das práticas pedagógicas relacionadas à unidade temática "Geometria" na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental?

Alternativas:

  • a)
  • A avaliação diagnóstica tem como foco principal a aplicação de algoritmos para verificar o domínio prévio dos alunos sobre formas geométricas.
  • b)
  • Na Educação Infantil, a geometria deve ser trabalhada de forma estática, por meio de lápis e papel, para facilitar a memorização de figuras geométricas.
  • c)
  • A avaliação diagnóstica pode ser realizada por meio de atividades dinâmicas, como histórias contextualizadas, para explorar noções de localização e pontos de referência.
  • d)
  • O ensino de geometria nos anos iniciais do Ensino Fundamental deve priorizar a antecipação de conceitos formais e algoritmos matemáticos.
  • e)
  • As práticas pedagógicas de geometria na Educação Infantil devem enfatizar exclusivamente a identificação de figuras geométricas planas e suas propriedades.


User badge image
weston soares

há 4 semanas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 semanas

Vamos analisar as alternativas com base no texto apresentado sobre a unidade temática "Geometria" na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. a) A avaliação diagnóstica tem como foco principal a aplicação de algoritmos para verificar o domínio prévio dos alunos sobre formas geométricas. - Esta opção não está alinhada com a proposta de contextualização e exploração. b) Na Educação Infantil, a geometria deve ser trabalhada de forma estática, por meio de lápis e papel, para facilitar a memorização de figuras geométricas. - Esta opção contraria a ideia de que a geometria deve ser explorada de forma dinâmica e lúdica. c) A avaliação diagnóstica pode ser realizada por meio de atividades dinâmicas, como histórias contextualizadas, para explorar noções de localização e pontos de referência. - Esta opção está alinhada com a proposta de utilizar vivências e descobertas das crianças, além de ser uma abordagem dinâmica. d) O ensino de geometria nos anos iniciais do Ensino Fundamental deve priorizar a antecipação de conceitos formais e algoritmos matemáticos. - Esta opção não reflete a ideia de sistematizar noções com base nas experiências anteriores. e) As práticas pedagógicas de geometria na Educação Infantil devem enfatizar exclusivamente a identificação de figuras geométricas planas e suas propriedades. - Esta opção é muito restritiva e não considera a exploração mais ampla proposta. A alternativa que melhor descreve o papel da avaliação diagnóstica e das práticas pedagógicas relacionadas à unidade temática "Geometria" é: c) A avaliação diagnóstica pode ser realizada por meio de atividades dinâmicas, como histórias contextualizadas, para explorar noções de localização e pontos de referência.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais conteúdos dessa disciplina