Logo Passei Direto
Buscar
LiveAo vivo
Em Ensinar a ler, ensinar a compreender (2002), Teresa Colomer e Anna Camps teorizam sobre o processo da leitura. As autoras explicam que, durante o ato de ler, o leitor tece hipóteses que vão se confirmando ou não, no decorrer do processo.
As afirmações I, II e III são, respectivamente:
I. O leitor não deveria tecer hipóteses durante o processo leitor, mas, valendo-se da concepção interativa de leitura, deveria ater-se aos sinais gráficos trazidos pelo texto.
II. Se o leitor não constrói uma estrutura significativa geral suficientemente coerente, ele pode fazer inferências que não se ajustem ao contexto geral.
III. Se for um leitor mais experiente, o leitor valer-se-á de estratégias de leitura.
RESPOSTA: F, V, V.
User badge image
Portuguesando

mês passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

mês passado

Vamos analisar cada uma das afirmações: I. O leitor não deveria tecer hipóteses durante o processo leitor, mas, valendo-se da concepção interativa de leitura, deveria ater-se aos sinais gráficos trazidos pelo texto. É falsa (F). A concepção interativa de leitura sugere que o leitor deve sim tecer hipóteses e interagir com o texto, utilizando tanto os sinais gráficos quanto seu conhecimento prévio. II. Se o leitor não constrói uma estrutura significativa geral suficientemente coerente, ele pode fazer inferências que não se ajustem ao contexto geral. É verdadeira (V). Essa afirmação está correta, pois a falta de uma estrutura coerente pode levar a inferências erradas. III. Se for um leitor mais experiente, o leitor valer-se-á de estratégias de leitura. É verdadeira (V). Leitores mais experientes geralmente utilizam diversas estratégias de leitura para compreender melhor o texto. Portanto, a sequência correta é: F, V, V. Assim, a resposta está correta.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Considerando as diferenças entre pressupostos e subentendidos explícitas no texto 1, leia a piada do texto 2 e analise as afirmações que a seguem.
É correto o que se afirma em: RESPOSTA: I e III, apenas.
I. Pressuposto: O policial estava em hora de trabalho. Subentendido: o policial percebeu que o perseguido não era um perigo à sociedade.
II. Pressuposto: O motorista não queria a sua esposa de volta. Subentendido: ele a amava.
III. Pressuposto: O policial gostou da perseguição. Subentendido: O policial estava entediado antes do ocorrido.
IV. Pressuposto: O policial estava à paisana. Subentendido: o policial percebeu que o perseguido não era um perigo à sociedade.

Leia os textos 1 e 2, comparando-os. Em seguida, analise as afirmações que os seguem.
Considerando F para falso e V para verdadeiro, as afirmações I, II, III e IV são, respectivamente: RESPOSTA: V, F, F, F.
I. A charge e a piada do Jô têm a contradição como ponto em comum. Ambos os textos contrariam suas afirmações a partir da escolha linguística usada.
II. A partir do texto 2, confirmamos que o português é uma língua mais fácil de aprender que o inglês e o alemão, já que o brasileiro escreve do modo que fala.
III. A partir da leitura da charge, podemos afirmar que a ovelhinha rejeita o emprego de gírias nas conversas.
IV. Tanto a charge como o texto de Jô Soares trazem muitas gírias.

Mais conteúdos dessa disciplina