Logo Passei Direto
Buscar
Lalonde propôs um novo conceito de saúde. Ele notou que a visão tradicional da saúde é que a arte da medicina é a fonte onde qual todas as melhorias na saúde surgiram, e que a crença popular iguala saúde com a qualidade da medicina. O relatório enfatizou a responsabilidade de cada indivíduo em mudar seus comportamentos para melhorar sua saúde. Foi fundamental na identificação de desigualdades sanitárias e foi importante marco histórico mundial, inclusive para o Brasil, no modo de prestar a assistência à saúde e no modo de pensar o processo de saúde e doença. Lalonde propôs que a saúde poderia ser classificada em quatro elementos gerais: biologia, estilo de vida, ambiente, e organização da assistência; isto é, determinantes da saúde fora do sistema de assistência sanitária.
Com relação a teoria de Lalonde o que seria a classificação pela Biologia.
A - ficariam as características imutáveis do indivíduo: idade, sexo, raça, patrimônio genético (herança), processo natural de envelhecimento, constituição do indivíduo (mecanismos de defesa), suscetibilidade, resistências, baixos níveis séricos de estrógenos em mulheres na pós-menopausa e outros fatores.
B - foram considerados os comportamentos autodeterminados, adquiridos social ou culturalmente, de modo individual ou em grupos. São exemplos: o tabagismo, o alcoolismo, padrões de consumo (preferência dietéticas, sódio, potássio, quantidade de alimentos, calorias), as medicações, drogas, a inatividade física - sedentarismo, a não utilização de serviços de saúde ou de equipamentos de proteção no setor ocupacional, a decisão pessoal de aderir ou não aos tratamentos e medidas preventivas, opção pelo lazer, entre outros.
C - classificou os eventos externos ao corpo sobre os quais o indivíduo tem pouco ou nenhum controle: Ambiente físico: relevo, hidrografia, clima, poluentes ambientais do ar, da água e do solo por substâncias químicas ou físicas (pesticidas, radiações, ondas eletromagnéticas) e outras, utilizadas na agricultura/indústria ou presentes como componentes do próprio ecossistema. Ambiente social: nível socioeconômico, escolaridade, tipo de inserção na força de trabalho, riscos ocupacionais específicos e inespecíficos, processo de urbanização/migração, absorção de novas tecnologias. Ambiente psíquico: estresse e tensões sociais.
D - decorreria sobre as políticas vigentes no país, as decisões governamentais para o cumprimento das leis e normas constitucionais referentes à saúde do cidadão, da má administração/planejamento, da irresponsabilidade, da omissão, negligência e discriminação social da assistência médica à população.
E - Todas as afirmativas estão corretas.
User badge image
Estudo Através de Questões

há 4 semanas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 semanas

Para responder à sua pergunta sobre a classificação pela Biologia segundo a teoria de Lalonde, vamos analisar cada alternativa: A - Esta opção descreve características imutáveis do indivíduo, como idade, sexo, raça e fatores genéticos. Isso está alinhado com a classificação biológica, pois se refere a aspectos que não podem ser alterados e que influenciam a saúde. B - Esta alternativa fala sobre comportamentos autodeterminados e hábitos de vida, que se relacionam mais com o estilo de vida do que com a biologia. C - Esta opção aborda fatores ambientais, que também não se encaixam na classificação biológica, mas sim na categoria de ambiente. D - Esta alternativa refere-se a políticas de saúde e administração, que não se relacionam com a biologia. E - Afirmar que todas as alternativas estão corretas não é adequado, pois apenas a alternativa A se refere especificamente à classificação pela Biologia. Portanto, a alternativa correta que representa a classificação pela Biologia segundo Lalonde é: A - ficariam as características imutáveis do indivíduo: idade, sexo, raça, patrimônio genético (herança), processo natural de envelhecimento, constituição do indivíduo (mecanismos de defesa), suscetibilidade, resistências, baixos níveis séricos de estrógenos em mulheres na pós-menopausa e outros fatores.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

De acordo com a Declaração de Alma-Ata, promulgada em 1978, no encerramento da Conferência de Alma-Ata - OMS, as ações primárias de saúde pressupõem a participação da população em seu planejamento, organização, execução e controle. Uma das Diretrizes do Sistema Único de Saúde em concordância com este princípio da Declaração de Alma-Ata é a participação da comunidade, ou seja, o exercício do controle social sobre as atividades e os serviços públicos de saúde.
Com base no texto acima, nas Diretrizes do SUS e no funcionamento do Sistema de Saúde brasileiro, pode-se afirmar que, DE ACORDO COM A LEI 8.142?
A - embora seja uma diretriz constitucional, a participação da comunidade no Sistema de Saúde ainda não foi implantada no Brasil devido à dificuldade de acesso à saúde.
B - embora seja uma diretriz constitucional, a participação da comunidade no Sistema de Saúde ainda não foi implantada no Brasil, devido às dificuldades de financiamento.
C - a participação da comunidade no Sistema de Saúde ocorre de fato, e é feita através das estratégias do Programa Saúde da Família.
D - a participação da comunidade no Sistema de Saúde ocorre de fato, e suas atividades de organização, execução e controle são direcionadas apenas para as ações de promoção da saúde.
E - a participação da comunidade ocorre de fato, e é feita por meio das Conferências e Conselhos de Saúde, nos níveis nacional, estaduais, municipais e distritais.

Mais conteúdos dessa disciplina