Logo Passei Direto
Buscar
Os modos verbais são componentes das conjugações verbais que mostram a intenção com a qual determinada oração deseja ser proferida. No português, temos três modos verbais, a saber, indicativo, subjuntivo e imperativo.
Assinale a alternativa em que os verbos estão, respectivamente, nos modos definidos acima.
I- Apresenta-se de forma afirmativa ou negativa, sempre indicando uma ordem ou pedido.
II- Indica dúvida ou incerteza. Usado quando há remotas possibilidades de realização da ação verbal.
III- Modo que indica certeza, definição. Usado quando há possibilidades concretas de realização da ação verbal.
a. Traga, Uso, Que ele ande.
b. Andei, Pare, Traga.
c. Se eles fossem, Tive, Estuda.
d. Saia, Que eu use, Serei.
e. Saí, Trazei, Fui.
User badge image
Portuguesando

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas em relação aos modos verbais indicados: I - Apresenta-se de forma afirmativa ou negativa, sempre indicando uma ordem ou pedido. (Imperativo) II - Indica dúvida ou incerteza. Usado quando há remotas possibilidades de realização da ação verbal. (Subjuntivo) III - Modo que indica certeza, definição. Usado quando há possibilidades concretas de realização da ação verbal. (Indicativo) Agora, vamos verificar cada alternativa: a. Traga (Imperativo), Uso (Indicativo), Que ele ande (Subjuntivo) - Ordem incorreta. b. Andei (Indicativo), Pare (Imperativo), Traga (Imperativo) - Ordem incorreta. c. Se eles fossem (Subjuntivo), Tive (Indicativo), Estuda (Indicativo) - Ordem incorreta. d. Saia (Imperativo), Que eu use (Subjuntivo), Serei (Indicativo) - Ordem correta. e. Saí (Indicativo), Trazei (Imperativo), Fui (Indicativo) - Ordem incorreta. A única alternativa que apresenta a sequência correta dos modos verbais é a letra d) Saia (Imperativo), Que eu use (Subjuntivo), Serei (Indicativo). Portanto, a alternativa correta é: d) Saia, Que eu use, Serei.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Leia o trecho a seguir: Um ano antes de [Napoleão Bonaparte] nascer, sua ilha natal, a Córsega, foi cedida à França por Gênova. Membro da pequena nobreza, teve direito ao estudo gratuito pelo fato de seu pai ser conselheiro da cidade, e mais tarde, é enviado para a França para estudar em escolas militares. Ao terminar os estudos, Napoleão foi nomeado tenente em 1785. A Revolução Francesa (de 1789 a 1799), será a grande oportunidade para o jovem Bonaparte de se destacar entre todos os revolucionários. Tornou-se general aos 27 anos, saindo-se vitorioso em várias batalhas na Itália e Áustria contra a coalizão formada para combater a revolução e restaurar a monarquia.
Assinale a alternativa que apresenta a correta análise sobre o uso dos verbos em destaque.
a. O modo verbal é o indicativo, pois tratam-se de fatos ocorridos de que se tem certeza da veracidade. O uso de diferentes tempos verbais advém do ponto de referência temporal do qual se fala.
b. O modo verbal do verbo “ter” é o indicativo, enquanto os demais estão no subjuntivo, por não representarem, do ponto de vista de Napoleão, fatos com possibilidade definida, ainda que o uso de verbos no futuro e no presente seja equivocado.
c. O modo verbal é o imperativo afirmativo, pois tratam-se de ordens dadas por Napoleão. Por isso, o uso de diferentes tempos verbais é equivocado quando estão no pretérito e corretos quando estão no futuro ou no presente.
d. O modo verbal é o indicativo, pois tratam-se de fatos ocorridos de que se tem certeza da veracidade. Por se tratar de uma biografia histórica, o uso de verbos no futuro e no presente é equivocado.
e. O modo verbal do verbo “ter” é o indicativo, enquanto os demais estão no subjuntivo, por não representarem, do ponto de vista de Napoleão, fatos com possibilidade definida, motivo pelo qual o verbo “ser” não aparece no passado.

Mais conteúdos dessa disciplina