Logo Passei Direto
Buscar

Inglês

SIN SIGLA
Preferimos dizer venda e depois compra, uma vez que primeiro alguém tem que vender para o outro comprar. Por vezes, a incorporadora quer muito comprar aquele lote de terreno que ficou bem no meio da área almejada a ser incorporada, mas se os proprietários não quiserem vender, não têm o que fazer! Para tal, assinale a alternativa correta que corresponde a um tipo de imposto que incide sobre a transação de compra e venda de imóveis: a. IPTU: Imposto Predial e Territorial Urbano. b. ICMS: Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços. c. IOF: Imposto sobre Operações Financeiras. d. IPVA: Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores. e. ITBI: Imposto de Transmissão sobre Bens Imóveis.
User badge image
Junior Consoli

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

Para identificar o imposto que incide sobre a transação de compra e venda de imóveis, vamos analisar cada uma das alternativas: a) IPTU: Imposto Predial e Territorial Urbano - Este imposto é cobrado anualmente sobre a propriedade de imóveis urbanos, mas não é específico para transações de compra e venda. b) ICMS: Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços - Este imposto é aplicado sobre a circulação de mercadorias e serviços, não se aplicando diretamente à compra e venda de imóveis. c) IOF: Imposto sobre Operações Financeiras - Este imposto incide sobre operações financeiras, como empréstimos e financiamentos, mas não é específico para a compra e venda de imóveis. d) IPVA: Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores - Este imposto é relacionado a veículos, não a imóveis. e) ITBI: Imposto de Transmissão sobre Bens Imóveis - Este é o imposto que incide especificamente sobre a transação de compra e venda de imóveis. Portanto, a alternativa correta que corresponde a um tipo de imposto que incide sobre a transação de compra e venda de imóveis é: e) ITBI: Imposto de Transmissão sobre Bens Imóveis.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

O projeto do empreendimento imobiliário almejado pela incorporadora para o terreno (ou terrenos que serão unidos) tem que ser aprovado na Municipalidade local e outros órgãos públicos.
Neste sentido, analise as afirmacoes abaixo e julgue com “V” para verdadeiro e “F” para falso:
( ) Depois de aprovado, o projeto tem que ser executado exatamente nos moldes daquele que foi aprovado para que, ao final, após a devida vistoria da Prefeitura, a incorporadora receba o certificado de conclusão da Municipalidade local e possa finalmente ocupar o imóvel (o famoso “Habite-se”).
( ) O Estado regulamenta essas aprovações essencialmente pelo fundamento legal da seguinte tríade urbanística.
( ) Na esfera federal, essas leis municipais têm base no Estatuto da Cidade (Lei n.º 10.257/01 que regulamenta os artigos 182 e 183 da Constituição Federal), cujas diretrizes gerais são o planejamento urbano, a distribuição espacial da população no desenvolvimento urbano e o cuidado com as atividades econômicas do município e do território municipal, além da ordenação e o controle do uso do solo urbano, de maneira a fazer observar o cumprimento da função social da propriedade.
( ) As áreas de engenharia e arquitetura da incorporadora que cuidam dessa fase. É comum que a incorporadora conte com assessoria especializada para auxílio nos trâmites burocráticos perante os órgãos públicos.
a. F, F, V, F.
b. V, F, V, V.
c. F, V, F, V.
d. V, V, F, F.
e. F, F, F, F.

De acordo com a Lei, a incorporação imobiliária é a “...atividade exercida com o intuito de promover e realizar a construção, para alienação total ou parcial, de edificações ou conjunto de edificações compostas de unidades autônomas” (parágrafo único do artigo 28 da Lei n.º 4.591/64).
Neste sentido, analise as afirmações abaixo:
I. A doutrina jurídica a define como: “...o significado de mobilizar fatores de produção para construir e vender, durante a construção, unidades imobiliárias em edificações coletivas, envolvendo a arregimentação de pessoas e a articulação de uma séria de medidas no sentido de levar a cabo a construção até a sua conclusão, com a individualização e discriminação das unidades imobiliárias no Registro de Imóveis”.
II. Pode ser definida como a atividade empresarial exercida geralmente por pessoas jurídicas que acrescem a um terreno (ou terrenos) um novo prédio (ou edificações) colocando à venda, em oferta pública, as futuras unidades, obrigando-se por si (ainda que contratam terceiros para a construção das obras) pela entrega da coisa futura.
III. Uma característica primordial da incorporação é a venda de algo futuro (unidade autônoma: apartamento, laje, galpão, etc.) antes ou durante a sua construção.
IV. Na incorporação imobiliária, leva a cabo a vinculação das frações ideais do terreno a serem prestemente construídas ou aquelas que já estão em construção com a responsabilidade da incorporadora pela entrega das obras em determinado prazo.
a. Apenas II, III e IV estão corretas.
b. Apenas I e II estão corretas.
c. Apenas IV está correta.
d. Apenas I, II, III e IV estão corretas.
e. Apenas II e III estão corretas.

Mais conteúdos dessa disciplina