Logo Passei Direto
Buscar
A partir da compreensão de como funcionam as normas, poderemos garantir a segurança dos usuários de cada edificação. A preservação da vida está no cerne dos projetos de prevenção de incêndio e pânico. O projeto contra incêndio e pânico garante que as normativas locais sejam respeitadas e executadas, permitindo que cada construção obtenha a autorização necessária para o seu funcionamento.
Sobre os objetivos do projeto de prevenção de incêndio e pânico, é correto o que se afirma em:
a. Dificultar as rotas de fuga em caso de incêndios, auxiliando nas operações.
b. Permitir que os serviços em áreas de risco sejam extintos.
c. Agir de modo que a propagação de chamas seja dificultada, e com isso os danos ao patrimônio construído e ao meio ambiente sejam reduzidos.
d. Trabalhar em benefício da vida dos usuários ou habitantes de construções e de áreas consideradas ilegais contra incêndios.
e. Possibilitar sistemas que controlem incêndios, mas que não os extinga.
User badge image
Estudo Através de Questões

mês passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

mês passado

Vamos analisar as alternativas uma a uma, considerando os objetivos de um projeto de prevenção de incêndio e pânico: a) Dificultar as rotas de fuga em caso de incêndios, auxiliando nas operações. - Esta opção é incorreta, pois o objetivo é facilitar as rotas de fuga, não dificultá-las. b) Permitir que os serviços em áreas de risco sejam extintos. - Esta opção não é clara e não reflete o objetivo principal de um projeto de prevenção de incêndio. c) Agir de modo que a propagação de chamas seja dificultada, e com isso os danos ao patrimônio construído e ao meio ambiente sejam reduzidos. - Esta opção está correta, pois um dos principais objetivos é realmente dificultar a propagação do fogo e minimizar danos. d) Trabalhar em benefício da vida dos usuários ou habitantes de construções e de áreas consideradas ilegais contra incêndios. - Embora a proteção da vida seja um objetivo, a menção a "áreas consideradas ilegais" não é adequada no contexto de prevenção de incêndios. e) Possibilitar sistemas que controlem incêndios, mas que não os extinga. - Esta opção é incorreta, pois o objetivo é extinguir incêndios, não apenas controlá-los. Portanto, a alternativa correta é: c) Agir de modo que a propagação de chamas seja dificultada, e com isso os danos ao patrimônio construído e ao meio ambiente sejam reduzidos.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Podemos incluir também na gama de normativas orientadoras as NPT 018 – Iluminação de Emergência, que nos apresenta conceitos bem específicos quanto à representação e instalação do sistema de iluminação de emergência nas edificações e a NPT 020 – Sinalização de Emergência que apresenta as condições e exigências para a instalação do sistema de sinalização de emergência nas edificações.
Com base nesta informação analise as asserções abaixo: I. As sinalizações de emergência têm a finalidade de reduzir os riscos de acontecer um incêndio, além de alertar sobre ações adequadas às situações de risco, facilitando a identificação das rotas de fuga e a localização dos equipamentos em caso de incêndio. PORQUE: II. Essa é uma norma federal e estabelece algumas medidas de prevenção contra incêndios nos ambientes de trabalho e se aplicam aos estabelecimentos e nos locais de trabalho. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
I. As sinalizações de emergência têm a finalidade de reduzir os riscos de acontecer um incêndio, além de alertar sobre ações adequadas às situações de risco, facilitando a identificação das rotas de fuga e a localização dos equipamentos em caso de incêndio.
II. Essa é uma norma federal e estabelece algumas medidas de prevenção contra incêndios nos ambientes de trabalho e se aplicam aos estabelecimentos e nos locais de trabalho.
a. A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
b. As asserções I e II são proposições falsas.
c. As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
d. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
e. A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.

Além das leis federais, existe uma norma de regulamentação que estabelece que seja obrigatório em construções comerciais, institucionais, locais públicos e industriais com área superior a 750 m² e com altura acima de 12 metros, sejam previstos os usos de mecanismos hidráulicos para a prevenção e o combate de incêndio, que é a NBR 13714.
Com base nesta informação analise as asserções abaixo: I. Uma especificidade da NBR 13714 é que ela determina a classificação da construção em vários grupos, de acordo com seu dimensionamento e ocupação. PORTANTO: II. A NBR 13714 tem o objetivo de proteger a vida dos ocupantes das edificações em caso de risco de incêndio, assim como dificultar que as chamas sejam propagadas e reduzir os danos provenientes do incêndio, além de controlar o incêndio e auxiliar no trabalho dos bombeiros. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
I. Uma especificidade da NBR 13714 é que ela determina a classificação da construção em vários grupos, de acordo com seu dimensionamento e ocupação.
II. A NBR 13714 tem o objetivo de proteger a vida dos ocupantes das edificações em caso de risco de incêndio, assim como dificultar que as chamas sejam propagadas e reduzir os danos provenientes do incêndio, além de controlar o incêndio e auxiliar no trabalho dos bombeiros.
a. As asserções I e II são proposições falsas.
b. A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
c. As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
d. A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
e. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

O projeto contra incêndio consiste em quatro fases, otimizando todo o seu processo, que são: a classificação da edificação, a definição dos equipamentos, o dimensionamento e os desenhos técnicos e por último, as pranchas e as documentações.
Com base nesta informação analise as asserções abaixo: I. A primeira etapa é a de classificação da tipologia da edificação, é necessário classificar quanto ao seu uso e ocupação, ela pode ser residencial, industrial ou comercial. NESSE INTUITO: II. Outro fator importante de análise nessa fase é identificar os materiais utilizados na construção e sua área de risco de incêndio provável, que pode ser baixo, médio ou alto. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
I. A primeira etapa é a de classificação da tipologia da edificação, é necessário classificar quanto ao seu uso e ocupação, ela pode ser residencial, industrial ou comercial.
II. Outro fator importante de análise nessa fase é identificar os materiais utilizados na construção e sua área de risco de incêndio provável, que pode ser baixo, médio ou alto.
a. As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
b. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
c. A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
d. As asserções I e II são proposições falsas.
e. A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.

Devemos conhecer as classificações de incêndio e também a utilização e aplicabilidade de cada tipo de extintor para projetar de maneira eficiente a locação de cada equipamento, sem confundir Projeto de Combate a Incêndio com Treinamento de Prevenção e Combate a Incêndio. Segundo o material de apoio da disciplina de Projeto Contra Incêndio e Pânico, o fogo é dividido em quatro categorias distintas.
Analise as afirmativas e as classifique em Verdadeiro (V) ou Falso (F): ( ) A classe A corresponde aos materiais de fácil combustão como tecidos, papel e madeira; ( ) A classe B representa os materiais que queimam somente em sua superfície sem deixar resíduos, como tintas e óleos; ( ) A classe C refere-se quando o incêndio atinge equipamentos elétricos com energia, como motores e quadros de distribuição; ( ) A classe D confere aos elementos pirofóricos que tem propensão ao início de combustão natural, como o magnésio; ( ) A classe O confere aos elementos que não queimam, como os vidros e diamantes.
( ) A classe A corresponde aos materiais de fácil combustão como tecidos, papel e madeira;
( ) A classe B representa os materiais que queimam somente em sua superfície sem deixar resíduos, como tintas e óleos;
( ) A classe C refere-se quando o incêndio atinge equipamentos elétricos com energia, como motores e quadros de distribuição;
( ) A classe D confere aos elementos pirofóricos que tem propensão ao início de combustão natural, como o magnésio;
( ) A classe O confere aos elementos que não queimam, como os vidros e diamantes.
a. V-V-F-F-F
b. F-F-V-V-V
c. V-V-V-F-F
d. F-F-F-V-V
e. V-V-V-V-F

Após a classificação da edificação e a adoção dos equipamentos necessários ao combate de incêndio, é o momento de dimensionar os espaços e elaborar os desenhos técnicos, como plantas baixas e detalhamentos do sistema de combate de incêndio e a locação de cada equipamento. A configuração das placas de sinalização é importante nesse momento e conta com uma normativa própria.
Com base nesta informação analise as asserções abaixo: I. Para o dimensionamento das placas de sinalização e alerta, contamos com a NPT 014 – Sinalização de Emergência; NESSE INTUITO: II. Essa normativa orienta quanto a configuração das letras nas placas de alerta, cores e a simbologia para identificação desses elementos nas plantas baixas do projeto contra incêndio e pânico. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
I. Para o dimensionamento das placas de sinalização e alerta, contamos com a NPT 014 – Sinalização de Emergência;
II. Essa normativa orienta quanto a configuração das letras nas placas de alerta, cores e a simbologia para identificação desses elementos nas plantas baixas do projeto contra incêndio e pânico.
a. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
b. As asserções I e II são proposições falsas.
c. As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
d. A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
e. A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.

No Código de Segurança Contra Incêndio e Pânico, nos é apresentado uma série de capítulos com o intuito de contextualizar os termos utilizados, assim como a aplicação de medida em determinadas tipologias de construções, medidas de segurança contra incêndios com foco em aparatos a serem implantados no projeto e o cumprimento das medidas obrigatórias.
Com base nesta informação analise as asserções abaixo: I. Nesse código ainda, é apresentado diversas tabelas com exigências para edificações que serão baseadas no tipo da construção em questão, que identificaremos por meio da tabela de classificação de edificação quanto a ocupação. PORTANTO: II. Cada edificação se enquadrará em uma das tabelas apresentadas no código e nela será possível identificarmos os requisitos básicos para serem cumpridos no projeto de prevenção contra incêndio e pânico. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
I. Nesse código ainda, é apresentado diversas tabelas com exigências para edificações que serão baseadas no tipo da construção em questão, que identificaremos por meio da tabela de classificação de edificação quanto a ocupação.
II. Cada edificação se enquadrará em uma das tabelas apresentadas no código e nela será possível identificarmos os requisitos básicos para serem cumpridos no projeto de prevenção contra incêndio e pânico.
a. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
b. As asserções I e II são proposições falsas.
c. A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
d. As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
e. A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.

Mais conteúdos dessa disciplina