Logo Passei Direto
Buscar
Leia o texto a seguir: Vivemos numa sociedade urgente, rápida e ansiosa. Nunca as pessoas tiveram uma mente tão agitada e estressada. Paciência e tolerância a contrariedades estão se tornando artigos de luxo. Quando o computador demora para iniciar, não poucos se irritam. Quando as pessoas não se dedicam a atividades interessantes, elas facilmente se angustiam. Raros são os que contemplam as flores nas praças ou se sentam para dialogar nas suas varandas ou sacadas. Estamos na era da indústria do entretenimento e, paradoxalmente, na era do tédio. É muito triste descobrir que grande parte dos seres humanos de todas as nações não sabe ficar só, se interiorizar, refletir sobre as nuances da existência, se curtir, ter um autodiálogo. Essas pessoas conhecem muitos nas redes sociais, mas raramente conhecem alguém a fundo e, o que é pior, raramente conhecem a si mesmas. Este livro fala do mal do século. Muitos pensam que o mal do século é a depressão, mas aqui apresento outro mal, talvez mais grave, mas menos perceptível: a ansiedade decorrente da Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA).
Considerando as informações apresentadas, avalie as afirmacoes a seguir:
I. A depressão é um transtorno de ordem psiquiátrica. Apesar dos benefícios das expressões do corpo, como a dança, elas em nada podem contribuir para a melhora da qualidade de vida das pessoas que convivem com esse problema.
II. A depressão é caracterizada por alterações bioquímicas do cérebro. Sabendo que o movimento (as múltiplas formas de expressão corporal, por exemplo) estimula neurotransmissores, torna tal prática benéfica para aqueles que convivem com a depressão.
III. A ansiedade, problema de ordem psiquiátrica, pode ser controlada e prevenida por meio das manifestações corporais, como por exemplo a dança, possibilitando maior qualidade de vida e controle sobre a doença a partir do movimento e as suas variações.
I e III, apenas.
III, apenas.
I, II e III.
II e III, apenas.
User badge image
Exercícios Para o Conhecimento

mês passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

mês passado

Vamos analisar cada afirmativa: I. A depressão é um transtorno de ordem psiquiátrica. Apesar dos benefícios das expressões do corpo, como a dança, elas em nada podem contribuir para a melhora da qualidade de vida das pessoas que convivem com esse problema. FALSO. Embora a depressão seja um transtorno psiquiátrico, as expressões corporais, como a dança, podem sim contribuir para a melhora da qualidade de vida das pessoas que convivem com esse problema. II. A depressão é caracterizada por alterações bioquímicas do cérebro. Sabendo que o movimento (as múltiplas formas de expressão corporal, por exemplo) estimula neurotransmissores, torna tal prática benéfica para aqueles que convivem com a depressão. VERDADEIRO. Essa afirmativa está correta, pois reconhece a relação entre movimento, neurotransmissores e a melhora na qualidade de vida de pessoas com depressão. III. A ansiedade, problema de ordem psiquiátrica, pode ser controlada e prevenida por meio das manifestações corporais, como por exemplo a dança, possibilitando maior qualidade de vida e controle sobre a doença a partir do movimento e suas variações. VERDADEIRO. Essa afirmativa também está correta, pois reconhece que atividades corporais podem ajudar no controle da ansiedade. Com base na análise, apenas as afirmativas II e III são verdadeiras. Portanto, a alternativa correta é: II e III, apenas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Leia o texto a seguir: Na véspera do Natal, o corpo de dança, a orquestra e técnicos da Ópera de Paris resolveram protestar mostrando o que fazem de melhor: oferecendo um espetáculo, em plena rua. Sob o céu nublado e temperatura inferior a 10°C, cerca de quarenta bailarinas se apresentaram na calçada diante do Palácio Garnier, no centro de Paris. A Ópera e a Comédie Française são as únicas instituições culturais afetadas pelos planos do Executivo francês de reformar o sistema de Previdência do país. O projeto, que paralisa os transportes públicos franceses e revolta as centrais sindicais, prevê uniformizar a situação de todos os trabalhadores, acabando com os 42 regimes especiais e passando de 62 anos para 64 anos a idade mínima para a aposentadoria.
Além das questões sociais e econômicas, a bailarina ao final do texto revela outro problema que acompanha a rotina daqueles que se dedicam à dança. A partir disso e das informações apresentadas no texto, assinale a opção correta.
As lesões podem ser minimizadas com treinamentos de força máxima, potência e explosão.
Treinamentos devem ser realizados no meio aquático para eliminar qualquer chance de lesão.
A fim de evitar lesões ou reduzir os seus danos, são indicados treinamentos de força, equilíbrio e flexibilidade.
No intuito de diminuir as chances de lesão, são indicadas sessões de musculação intensa e corrida.
Para reduzir as chances de lesões os bailarinos podem realizar ensaios normalmente, sem qualquer treino adicional. Basta incluir massagens na rotina.

Observe atentamente a imagem abaixo e leia o texto a seguir: Há exatos 40 anos, estreava a novela ‘Dancin´ Days’, um marco da televisão brasileira. Com um interessante retrato social traçado por Gilberto Braga (o autor) e Daniel Filho (o diretor), a produção, que virou coqueluche nacional, fez multiplicar discotecas pelo país afora, impulsionadas pela sua repercussão. A metáfora na letra da música de abertura convidava o público: 'abra suas asas, solte suas feras, caia na gandaia, entre nessa festa!'. Mas apenas através da vitrine de ilusões do horário mais nobre da TV. Em pleno contexto do Regime Militar ('a gente às vezes sente, sofre, dança sem querer dançar'), tudo era devidamente vigiado de Brasília: as asas ainda eram podadas e nada de soltar as feras contra o Governo Federal. O convite era apenas à fantasia, à fuga da realidade: 'na nossa festa vale tudo...'
Considerando as informações apresentadas, avalie as seguintes asserções e a relação entre elas:
I. Outras formas de dança, que não o balé, tiveram destaque no último século, rompendo com a tradição em detrimento da modernidade.
II. O estabelecimento do cinema e posteriormente da televisão como formas de entretenimento impulsionaram profundas mudanças na forma de vida.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

Mais conteúdos dessa disciplina