Logo Passei Direto
Buscar

Direito Criminal

Colégio Objetivo
No Brasil, conforme o artigo 112 da Lei de Execução Penal, o sistema adotado no sistema prisional é o “sistema progressivo”, no qual é delineado que o detento progride de um sistema mais rigoroso para um menos rigoroso, determinada, obrigatoriamente, por juiz, vedando-se a chama “progressão per saltum” que é o pulo de progressões, do fechado para o aberto, devendo- se necessariamente passar pelo regime intermediário semiaberto, nos termos da Súmula 491, STJ.
À luz do texto acima escrito e com base em seus conhecimentos, analise as assertivas abaixo e marque a alternativa correta:
I – No regime semiaberto, o condenado fica completamente isolado do meio social e privado de liberdade física de locomoção, através de seu internamento em estabelecimento penal apropriado.
II – Neste regime, não são utilizados mecanismos de segurança contra a fuga do condenado. O condenado é obrigado a trabalhar em comum com os demais, no interior do estabelecimento durante o dia, e durante a noite, se recolhe à cela individual ou dormitório coletivo. Essas são características do regime fechado.
III – Segundo o artigo 33 do Código Penal brasileiro e seus incisos, somente se pode iniciar o cumprimento da pena em regime aberto o condenado não reincidente, cuja pena seja igual ou inferior a 4 anos, ainda que imposta pena privativa de reclusão, pois se tratando de detenção, mesmo que o condenado seja reincidente poderá iniciar o seu cumprimento em regime aberto.
Apenas a alternativa III está correta.
User badge image
Estudando com Questões

mês passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

mês passado

Vamos analisar cada uma das assertivas: I – No regime semiaberto, o condenado não fica completamente isolado do meio social. Na verdade, ele tem um certo grau de liberdade, podendo trabalhar durante o dia e retornando à unidade prisional à noite. Portanto, essa afirmativa está incorreta. II – A descrição do regime semiaberto está incorreta. No regime semiaberto, o condenado não é completamente isolado e, ao contrário do que é afirmado, existem mecanismos de segurança, embora sejam menos rigorosos do que no regime fechado. Além disso, a afirmação de que essas características pertencem ao regime fechado é errada. Portanto, essa afirmativa também está incorreta. III – A afirmativa sobre o artigo 33 do Código Penal está correta. De acordo com a legislação, o cumprimento da pena em regime aberto é permitido para condenados não reincidentes com pena igual ou inferior a 4 anos, e para detentos reincidentes, o regime aberto é permitido apenas se a pena for de detenção. Diante da análise, apenas a alternativa III está correta. Portanto, a resposta correta é: "Apenas a alternativa III está correta."

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Na antiguidade, a forma de punir baseava-se na ideia do “olho por olho, dente por dente”, cuja base era religiosa e moral vingativa. Não existia uma arquitetura prisional específica e, por isso, os acusados eram colocados em calabouços, torres, conventos abandonados, entre outros. Na idade média, o crime era considerado um pecado, e as sanções aplicadas aos criminosos, muitas das vezes, estavam ligadas ao “status” social a que pertencia o rei. Penas como: enforcamento, amputação de membros e a guilhotina, foram o espetáculo público para a população que viveu nessa época. Assim, com base em seus conhecimentos acerca da disciplina, analise as assertivas abaixo e assinale V para verdadeiro e F para falso.
De acordo com o que foi assinalado acima, indique a alternativa correta:
( ) Durante a Idade Moderna, a pobreza se espalhou pela Europa e contribuiu para o aumento da criminalidade, de modo que a pena de morte deixou de ser uma solução em virtude do aumento da criminalidade.
( ) Em meados do século XVI, deu-se início à construção de prisões visando a punição e correção dos condenados, criando-se as penas privativas de liberdade. Estas prisões tinham como finalidade reformar os delinquentes por meio de punições corporais severas, até mesmo a morte.
( ) A finalidade da pena de prisão não é apenas uma, mas várias: a punição retributiva do mal causado pelo delinquente, a prevenção da prática de novas infrações e a regeneração do preso, no sentido de transformá-lo de criminoso em não criminoso.
( ) As prisões no Brasil seguem a política de encarceramento em massa e controle social da pobreza existente em diversos países e que são extremamente precárias, com superlotações de presídios, violência entre detentos, carência de direitos, dentre outros fatores.
V – V – V – F.

Mais conteúdos dessa disciplina