Logo Passei Direto
Buscar
O objetivo da consolidação de demonstrações contábeis é refletir o resultado das operações e a verdadeira situação econômica, patrimonial e financeira de todo o grupo de empresas sob um único comando, como se fosse uma única empresa e apresentar o resultado das operações do grupo de empresas. Com base nas demonstrações contábeis consolidadas, analise as sentenças a seguir:
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
I- Todas as sociedades anônimas que possuírem investimentos em sociedades controladas, incluindo as sociedades controladas em conjunto referidas no art. 32 da Instrução CVM n. 247/1996, estão obrigadas a elaborar e divulgar demonstrações contábeis consolidadas.
II- Todas as sociedades anônimas que participem do capital de outras sociedades, com no máximo 30%, estão obrigadas a elaborar e divulgar demonstrações contábeis consolidadas.
III- Todas as companhias abertas que tiverem mais de 30% do valor do seu patrimônio líquido representado por investimentos em sociedades controladas estão obrigadas a elaborar e divulgar demonstrações contábeis consolidadas.
IV- As companhias abertas que investimento em sociedades controladas, incluindo as sociedades controladas em conjunto referidas no art. 32 da Instrução CVM n. 247/1996, estão obrigadas a elaborar e divulgar demonstrações contábeis consolidadas.
A) As sentenças I, e IV estão corretas.
B) Somente a sentença II está correta.
C) Somente a sentença III está correta.
D) As sentenças II e III estão corretas.
User badge image
Questões Para a Compreensão

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

Vamos analisar cada uma das sentenças: I- Todas as sociedades anônimas que possuírem investimentos em sociedades controladas, incluindo as sociedades controladas em conjunto referidas no art. 32 da Instrução CVM n. 247/1996, estão obrigadas a elaborar e divulgar demonstrações contábeis consolidadas. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois as sociedades controladas exigem a consolidação das demonstrações contábeis. II- Todas as sociedades anônimas que participem do capital de outras sociedades, com no máximo 30%, estão obrigadas a elaborar e divulgar demonstrações contábeis consolidadas. Falso, a obrigatoriedade de consolidação não se aplica a investimentos de até 30%, pois a consolidação é exigida quando há controle, que geralmente ocorre com mais de 50% de participação. III- Todas as companhias abertas que tiverem mais de 30% do valor do seu patrimônio líquido representado por investimentos em sociedades controladas estão obrigadas a elaborar e divulgar demonstrações contábeis consolidadas. Falso, a obrigatoriedade de consolidação não se baseia apenas na porcentagem do patrimônio líquido, mas sim na existência de controle. IV- As companhias abertas que investirem em sociedades controladas, incluindo as sociedades controladas em conjunto referidas no art. 32 da Instrução CVM n. 247/1996, estão obrigadas a elaborar e divulgar demonstrações contábeis consolidadas. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois as companhias abertas com controle sobre outras devem consolidar suas demonstrações. Com base nas análises, as sentenças I e IV estão corretas. Portanto, a alternativa correta é: A) As sentenças I e IV estão corretas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais conteúdos dessa disciplina