Logo Passei Direto
Buscar
O período denominado de Modernidade coincide com a criação do sujeito racional, que efetivamente delibera e pode ser responsabilizado pelo seu agir e decisões. Um exponente fundamental desse período fundamental na história da filosofia foi Immanuel Kant, filósofo alemão. Enquanto pensador metafísico, Kant sondou os limites da possibilidade do conhecimento humano, mais especificamente, da possibilidade da Metafísica como uma ciência dotada de fundamentos sólidos. Um princípio metafísico, segundo Kant, independe de toda experiência empírica. Enquanto pensador moral, Kant investigou a possibilidade da aplicação de princípios metafísicos no campo da ética. Uma ética fundamentada em um princípio metafísico tem que ser passível de ser praticada por todo ser racional, assim, ele pensava no ser humano que, fazendo uso tão somente de sua razão, sem qualquer auxílio da experiência, teria condições de extrair uma máxima que pautasse sua ação ética no puro dever, em uma lei moral universal. De acordo com o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- A filosofia moral kantiana propõe uma Ética deontológica, isto é, uma Ética do dever, que consiste na possibilidade de universalização de uma ação, com valor moral para todo ser racional.
II- O agir moralmente, para Kant, não depende do conhecimento das consequências de uma ação ou de inclinações altruístas.
A As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
B As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
C A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
D A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
User badge image
Aprimorando com Questões

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

Vamos analisar as asserções: I- A filosofia moral kantiana propõe uma Ética deontológica, isto é, uma Ética do dever, que consiste na possibilidade de universalização de uma ação, com valor moral para todo ser racional. Verdadeira. Kant realmente defende uma ética deontológica, onde a moralidade de uma ação é determinada pela sua conformidade a uma regra ou dever que pode ser universalizada. II- O agir moralmente, para Kant, não depende do conhecimento das consequências de uma ação ou de inclinações altruístas. Verdadeira. Para Kant, a moralidade de uma ação é baseada na intenção e no dever, não nas consequências ou nas inclinações pessoais. Agora, vamos avaliar as relações propostas: A) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira. Falsa, pois a segunda não justifica a primeira, apenas complementa a ideia de que a ética kantiana é baseada no dever. B) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira. Verdadeira, pois ambas as asserções são verdadeiras, mas a segunda não justifica a primeira. C) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa. Falsa, pois ambas são verdadeiras. D) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira. Falsa, pois a primeira é verdadeira. Portanto, a alternativa correta é: B) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Como todas as demais, a profissão de despachante também possui um Código de Ética que regulamenta e orienta a sua atuação profissional. No caso dos despachantes documentalistas, existe o Código de Ética dos Despachantes Documentalistas do Brasil. Sobre o Código de Ética dos Despachantes Documentalistas do Brasil, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- No Código de Ética dos Despachantes Documentalistas do Brasil estão descritos os direitos e deveres fundamentais, as proibições estabelecidas ao despachante documentalista, as relações que ele deve estabelecer com repartições e com colegas, o que se configura como infração cometida pelo profissional e até a forma como devem ser calculados seus honorários.
II- Esse Código de Ética afirma ter por escopo fixar a forma de conduta profissional dos Despachantes Documentalistas do Brasil.
A As asserções I e II são verdadeiras, e a asserção I explica a asserção II.
B A asserção II é verdadeira, e a asserção I é falsa.
C A asserção I é verdadeira, e a asserção II é falsa.
D As asserções I e II são verdadeiras, e a asserção II explica a asserção I.

As empresas vêm cada vez mais adotando regras que exigem o apoio de conduta ética por parte de seus funcionários. Sobre a ética profissional, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- A ética profissional pode ser descrita como um conjunto de padrões, critérios, regras e normas que orientam a atuação correta e acertada de profissionais. A ética profissional são os valores, normas e regras comportamentais que devem ser adotados e praticados por todos dentro do ambiente profissional, durante o exercício das atividades. A observância de tais regras, valores e normas promove um ambiente profissional harmonioso, saudável, cooperativo e produtivo. E isso é importante.
II- Quando um indivíduo dentro do grupo infringe uma regra ou age em desacordo com a ética profissional, um clima desarmonioso se instala, gera mal-estar que compromete a produtividade e satisfação de toda a equipe e pode também afetar a imagem da empresa como um todo no mercado.
A A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.
B A segunda asserção é uma proposição verdadeira, e a primeira é uma proposição falsa.
C As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda explica a primeira.
D As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não explica a primeira.

Sócrates, Platão e Aristóteles são pensadores da Antiguidade Clássica. Ambos buscavam entender como era possível alcançar a ordem social e a vida feliz em todos os campos de nossa existência. Naquela época, a concepção ética para os gregos estava em grande parte relacionada ao sentido mitológico, onde cada qual tinha seu “lugar no mundo”, não havendo espaço para a formação individual do seu próprio destino.
Com base na concepção ética grega, analise as afirmativas a seguir: I- Para Sócrates, a felicidade é composta pela essência racional através da forma de agir, de acordo com suas capacidades essenciais consideradas como virtudes. II- Para Platão, a ética se mostra como racionalista, na busca de alcançar o mundo ideal, o mundo das ideias e principalmente a ideia do bem. III- Segundo Aristóteles, os homens deveriam procurar durante a vida a contemplação do sumo bem. Assinale a alternativa CORRETA:
A Somente a afirmativa III está correta.
B Somente a afirmativa II está correta.
C As afirmativas I e II estão corretas.
D As afirmativas II e III estão corretas.

Os seres humanos buscam estabelecer sistemas sociais sólidos a partir de estruturas fundamentadas por fatores determinantes e por fatores condicionantes. Sobre as características dos fatores determinantes e condicionantes, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Os fatores determinantes impulsionam e comandam a vida social.
II- Fatores condicionantes, por sua vez, estabelecem limites básicos a essa mesma vida social.
A A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
B A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
C As duas asserções são proposições falsas, e a segunda é uma consequência da primeira.
D As duas asserções são proposições verdadeiras, e a primeira é uma justificativa correta da segunda.

A convivência em sociedade nos exige o exercício da ética para que tenhamos harmoniosa vida. É primordial aprendermos as regras de comportamentos desde cedo para criarmos essa consciência moral. Por isso a ética é algo que acompanha o saber humano desde os tempos longínquos, na busca pelo equilíbrio nas relações sociais. De acordo com o exposto, associe os itens, utilizando o código a seguir:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA dos conceitos de ética e moral expressados pelos filósofos antigos:
I- Moral.
II- Ética Nicomaqueia.
III- Virtude para Aristóteles.
IV- Livre-arbítrio em Santo Agostinho.
( ) Não é uma sequência ou repetição de atos, muito embora a ação seja a marca de um sujeito moral.
( ) É uma ação, não é do saber, mas do agir.
( ) Meio através do qual o homem poderia agir por sua vontade.
( ) Consiste no conjunto de relações humanas a partir de um conjunto de normas, regras e valores sociais.

Mais conteúdos dessa disciplina