Logo Passei Direto
Buscar

Sobre as diretrizes propostas por Valesco (2013) para o ensino da Educação Ambiental é falso o que se afirma em:

Questão 1

Resposta


A.

Sair para fazer trabalho de campo e/ou criar espaços, mesmo que sejam modestos, na própria escola ou instituição educativa, dedicadas a atividades de pesquisa socioambiental.

B.

Conscientizar os estudantes sobre as escolhas dos conteúdos ministrados na disciplina de Educação Ambiental.

C.

Dialogar na instituição educativa e/ou in situ com conhecedores (escolarizados ou não) do tema em estudo, apontando integração entre os conhecimentos "técnicos", o saber popular, e as implicações socioambientais de ambos sabres.

D.

Vincular os conteúdos programáticos a problemas socioambientais da vida dos alunos (em especial nas áreas de saúde humana e não humana, produção-trabalho-renda-desemprego, economia ecológica e solidária, sem patrões, moradia, consumo e ecologia).

E.

Promover a pesquisa coletiva e individual, devendo o professor exercer o papel de "auxiliar de planejamento, observação, elaboração de hipóteses, teste das mesmas e elaboração de resultados", numa atividade que aponta para a "re-descoberta/re-construção dos conhecimentos mediante a reflexão dialogada.

User badge image
Celso Olegário Martins

há 3 semanas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 3 semanas

Para identificar a afirmação falsa sobre as diretrizes propostas por Valesco (2013) para o ensino da Educação Ambiental, vamos analisar cada uma das alternativas: A. Sair para fazer trabalho de campo e/ou criar espaços, mesmo que sejam modestos, na própria escola ou instituição educativa, dedicadas a atividades de pesquisa socioambiental. - Esta afirmação é verdadeira, pois o trabalho de campo é uma prática comum em Educação Ambiental. B. Conscientizar os estudantes sobre as escolhas dos conteúdos ministrados na disciplina de Educação Ambiental. - Esta afirmação é verdadeira, já que a conscientização é um objetivo importante na Educação Ambiental. C. Dialogar na instituição educativa e/ou in situ com conhecedores (escolarizados ou não) do tema em estudo, apontando integração entre os conhecimentos "técnicos", o saber popular, e as implicações socioambientais de ambos saberes. - Esta afirmação é verdadeira, pois o diálogo e a integração de saberes são fundamentais na Educação Ambiental. D. Vincular os conteúdos programáticos a problemas socioambientais da vida dos alunos (em especial nas áreas de saúde humana e não humana, produção-trabalho-renda-desemprego, economia ecológica e solidária, sem patrões, moradia, consumo e ecologia). - Esta afirmação é verdadeira, pois a vinculação dos conteúdos a problemas reais é uma diretriz importante. E. Promover a pesquisa coletiva e individual, devendo o professor exercer o papel de "auxiliar de planejamento, observação, elaboração de hipóteses, teste das mesmas e elaboração de resultados", numa atividade que aponta para a "re-descoberta/re-construção dos conhecimentos mediante a reflexão dialogada. - Esta afirmação é verdadeira, pois a pesquisa e a reflexão são essenciais na Educação Ambiental. Após analisar todas as alternativas, todas parecem estar corretas em relação às diretrizes de Valesco. No entanto, como a questão pede para identificar a afirmação falsa, é possível que a questão tenha um erro ou que a alternativa que parece mais estranha ou menos comum em contextos de Educação Ambiental seja a correta. Se você tiver mais informações ou contexto sobre as diretrizes de Valesco, isso poderia ajudar a identificar a alternativa falsa. Caso contrário, você pode precisar revisar o material de estudo para encontrar a resposta correta.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais conteúdos dessa disciplina