A variação linguística oferece recursos para a construção de estilos de persona contextualizados conforme as identidades dos interlocutores. É necessário abordar, na formação dos locutores, tanto a linguagem padrão da fala neutralizada como a fala com variação, centrada no tipo de atividade e nos diferentes propósitos da comunicação (Barbosa; Battisti, 2023).
Leia as afirmativas a seguir, que tratam de variações linguísticas, e classifique-as como verdadeiras (V) ou falsas (F).
( ) Quando diferentes palavras são utilizadas em regiões distintas para se referir a um mesmo objeto, como “pipa”, “pandorga” ou “arraia”, trata-se de uma variação diastrática, pois envolve diferentes grupos sociais.
( ) A variação diafásica ocorre quando um falante alterna seu modo de falar conforme a situação comunicativa, adotando um estilo mais formal ou informal.
( ) A variação diatópica, também chamada de geográfica, explica por que determinados termos, construções ou pronúncias se diferenciam em função da região onde se fala a língua.
( ) A norma culta é uma forma de variação linguística que inclui todas as formas faladas regionalmente, pois considera a variedade da fala como padrão.
( ) A variação de registro se refere à mudança de vocabulário e estrutura sintática dependendo do grau de formalidade da situação, do interlocutor e do canal de comunicação.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
Selecione a resposta:
Ed
há 3 semanas
Vamos analisar cada uma das afirmativas sobre variações linguísticas: ( ) Quando diferentes palavras são utilizadas em regiões distintas para se referir a um mesmo objeto, como “pipa”, “pandorga” ou “arraia”, trata-se de uma variação diastrática, pois envolve diferentes grupos sociais. É falsa (F). Essa é uma variação diatópica, que se refere a diferenças regionais, e não diastrática, que se relaciona a grupos sociais. ( ) A variação diafásica ocorre quando um falante alterna seu modo de falar conforme a situação comunicativa, adotando um estilo mais formal ou informal. É verdadeira (V). A variação diafásica se refere à mudança de estilo de fala dependendo do contexto. ( ) A variação diatópica, também chamada de geográfica, explica por que determinados termos, construções ou pronúncias se diferenciam em função da região onde se fala a língua. É verdadeira (V). Essa definição está correta, pois a variação diatópica se relaciona às diferenças geográficas. ( ) A norma culta é uma forma de variação linguística que inclui todas as formas faladas regionalmente, pois considera a variedade da fala como padrão. É falsa (F). A norma culta é uma forma de linguagem que segue regras gramaticais e não abrange todas as variações regionais. ( ) A variação de registro se refere à mudança de vocabulário e estrutura sintática dependendo do grau de formalidade da situação, do interlocutor e do canal de comunicação. É verdadeira (V). Essa definição está correta, pois a variação de registro se relaciona ao contexto comunicativo. Portanto, a sequência correta é: F, V, V, F, V. A alternativa que apresenta essa sequência é a) F, V, V, F, V.
Já tem uma conta?
Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade