Logo Passei Direto
Buscar

Ética

Outros
O racismo é “[...] uma crença na existência das raças naturalmente hierarquizadas pela relação intrínseca entre o físico e o intelecto, o físico e o cultural” (MUNANGA, 2004, p.24).
Sobre o racismo à brasileira, qual a alternativa falsa?
1. Vínculo estreito com a cor da pele: “o colorismo parte do pressuposto de que quanto mais pigmentada uma pessoa, mais exclusão e discriminação essa pessoa irá sofrer” (LIMA,2019,n.p.).
2. Correta: A antecedência das questões de classe às problemáticas raciais: há muitas pessoas vivendo em situação de pobreza e abaixo da linhada pobreza, no Brasil, por isso as políticas públicas devem priorizar seu combate.
3. Os homens negros e as mulheres negras ter menor acesso à educação (principalmente ao ensino superior) e são vítimas dos maiores índices de violência.
4. Os vínculos como colonialismo e a escravidão.
5. As sutilezas presentes nas ações racistas que são escamoteadas através do discurso da cordialidade brasileira.
User badge image
Progresso com Exercícios

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

A alternativa falsa sobre o racismo à brasileira é a 2. A afirmação de que as questões de classe devem anteceder as problemáticas raciais ignora a interseccionalidade entre raça e classe social, que é fundamental para entender as desigualdades no Brasil. As questões raciais e de classe estão interligadas e não podem ser tratadas de forma isolada.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O conceito de raça atualmente deixou de ser biológico e passou a ser histórico, político e social. O preconceito se justifica pelas diferenças, que mesmo quando não existem naturalmente, são inventadas para dificultar o acesso dos diferentes aos espaços.
Sobre o tema da diversidade étnica, pode-se afirmar que:
1. a chegada dos japoneses, em 1908, e a construção de uma nova identidade nacional com a implantação de suas associações civis, educativas e religiosas, foram o marco das relações inter-raciais no Brasil.
2. as populações indígenas brasileiras foram classificadas, corretamente, como primitivas pelos colonizadores, porque são naturalmente mais vagarosas e atrasadas.
3. alguns elementos culturais, como o futebol, as comidas típicas e o carnaval, não podem ser objetos da análise sociológica por mascarar a desigualdade existente nas relações sociais.
4. Correta: os grupos biológicos de indivíduos que compartilham de uma história comum, feita de laços linguísticos e culturais, são tidos como pertencentes da mesma etnia.
5. os termos raça, etnia e cultura têm o mesmo significado analítico, no contexto brasileiro, quando utilizados por sociólogos e antropólogos.

Leia atentamente o trecho do samba enredo da Escola de Samba Paraíso do Tuiuti e julgue as afirmativas.
Estão corretas as afirmativas:
I. A maioria dos escravos negros continuou desempenhando papéis sociais subalternos depois da Abolição, devido a uma série de fatores, tais como: a falta de recursos financeiros, o baixo nível cultural e o descaso do Governo.
II. Assim, podemos dizer que o Estado deixou de cumprir o seu papel quando relegou o negro à condição de excluídos da sociedade. Na verdade não havia espaço para os ex-escravos e seus descendentes.
III. A desigual distribuição de riqueza e renda na sociedade brasileira são as visíveis práticas de segregação e discriminação que as regras de funcionamento de instituições públicas e privadas conferem a pessoas e grupos sociais considerados inferiores.
IV. A condição de negro morador de periferia ou favela, impõe a esses grupos um tratamento desigual e inferior por parte do poder e dos valores instituídos.
1. Correta: I, II e IV.
2. I, II, III e IV.
3. I, II e III.
4. II e III.
5. I e II.

Mais conteúdos dessa disciplina