Logo Passei Direto
Buscar
Leia o texto a seguir: Ao dirigir um carro, o ato de pressionar acelerador envia uma mensagem para o veículo realizar uma tarefa isto é, ir mais rápido. Da mesma forma, você envia mensagens para um objeto. Cada mensagem é implementada como uma chamada de método que informa a um método do objeto a maneira de realizar sua tarefa. Por exemplo, um programa pode chamar método depósito de um objeto conta bancária para aumentar saldo da conta. Fonte: DEITEL, H.; DEITEL, P. Java: como programar. 10. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2017. 9. Adaptado.
Considerando exemplo em destaque no fim do texto acima, assinale a opção que melhor descreve como representar valor a ser depositado.
valor a ser depositado seria um parâmetro do método depósito.
valor a ser depositado seria uma classe filha da classe conta bancária.
valor a ser depositado deve ser determinado internamente pelo método depósito, seguindo o princípio da abstração.
O valor a ser depositado seria um atributo do objeto conta bancária.
valor a ser depositado seria uma exceção da classe conta bancária.
User badge image
EmpreendedorismoInovador

mês passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

mês passado

Vamos analisar as opções apresentadas em relação ao exemplo do método depósito em um objeto conta bancária. 1. Valor a ser depositado seria um parâmetro do método depósito. - Esta opção faz sentido, pois ao chamar o método depósito, você precisa passar o valor que deseja depositar como um parâmetro. 2. Valor a ser depositado seria uma classe filha da classe conta bancária. - Isso não faz sentido, pois o valor a ser depositado não é uma classe, mas sim uma quantidade numérica. 3. Valor a ser depositado deve ser determinado internamente pelo método depósito, seguindo o princípio da abstração. - Embora o método possa ter uma lógica interna, o valor a ser depositado geralmente é fornecido externamente, não determinado internamente. 4. O valor a ser depositado seria um atributo do objeto conta bancária. - Embora o saldo da conta seja um atributo, o valor a ser depositado em si não é um atributo da conta, mas sim um valor que é passado ao método. 5. Valor a ser depositado seria uma exceção da classe conta bancária. - Isso não faz sentido, pois um valor a ser depositado não é uma exceção, mas sim um dado que deve ser manipulado. A opção que melhor descreve como representar o valor a ser depositado é: "valor a ser depositado seria um parâmetro do método depósito."

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Leia texto a seguir: Assim como os desenhos de engenharia de um carro podem ser reutilizados várias vezes para fabricar muitos carros, você pode reutilizar uma classe muitas vezes para construir vários objetos. A reutilização de classes existentes ao construir novas classes e programas economiza tempo e esforço. Também ajuda a construir sistemas mais confiáveis e eficientes, porque classes e componentes existentes costumam passar por extensos testes, depuração e ajuste de desempenho. Assim como a noção das partes intercambiáveis foi crucial para a Revolução Industrial, classes reutilizáveis são fundamentais para a revolução de software que foi estimulada pela tecnologia objetos. Fonte: DEITEL, H.; DEITEL, P. Java: como programar. 10. ed. São Paulo: Pearson Education d Brasil, 2017, 9.
Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções abaixo e a relação proposta entre elas. I. A programação orientada a objeto adota princípios como a abstração, encapsulamento, a herança e o polimorfismo. PORQUE II. Os quatro princípios da programação orientada a objeto combinados dão origem ao princípio 'Write Once, Run Anywhere', em que código é compilado uma única vez e pode ser reutilizado em qualquer computador. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
As asserções I e são proposições verdadeiras, e a é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição falsa e a asserção é uma proposição verdadeira.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a asserção é uma proposição falsa.
As asserções I e são proposições verdadeiras, mas a não é uma justificativa correta da I.
As asserções I e são proposições falsas.

Leia texto a seguir: Quando uma classe implementa uma interface, mesmo relacionamento é um' fornecido por herança se aplica. A classe Employee implementa Payable, assim podemos dizer que um Employee é uma Payable. De fato, objetos de quaisquer classes que estendem Employee também são objetos Payable. Os objetos de quaisquer subclasses da classe que implementa a interface também podem ser pensados como objetos do tipo de interface. Fonte: DEITEL, H.; DEITEL, P. Java: como programar. 10. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2017, p. 337. Adaptado.
Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções abaixo e a relação proposta entre elas:
I. Existe uma relação de polimorfismo entre uma classe que implementa uma interface e a inter isso é, objetos da classe podem ser tratados como objetos 'da interface'.
II. A relação entre uma classe e uma interface pode ser utilizada para realizar herança, transmitindo códigos prontos, como métodos, que podem ser utilizados pelos objetos de suas subclasses, apesar de ser impossível instanciar objetos de uma interface.
A asserção I e a asserção são proposições falsas.
A asserção I e a asserção são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
A asserção I e a asserção são proposições verdadeiras, mas a não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a asserção é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa e a asserção é uma proposição verdadeira.

Leia texto a seguir: compilador verifica cada chamada de método e declaração de método para determinar se ele lança uma exceção verificada. Se sim, compilador checa se a exceção verificada é capturada ou é declarada em uma cláusula throws isso é conhecido como requisito 'capture ou declare' (catch- or-declare). Lembre-se de que a cláusula throws especifica as exceções que um método lança. Tais exceções não são capturadas no corpo do método. Para satisfazer a parte capture do requisito capture ou declare, código que gera a exceção deve ser empacotado em um bloco try e fornecer uma rotina de tratamento catch para tipo de exceção verificada (ou uma de suas superclasses). Para satisfazer a parte declare do requisito capture ou declare, método contendo código que gera a exceção deve fornecer uma cláusula throws contendo tipo de exceção verificada depois de sua lista de parâmetros e antes do corpo do método. Se requisito 'capture ou declare' não for atendido, compilador emitirá uma mensagem de erro. Fonte: DEITEL, H.; DEITEL, P. Java: como programar. 10. ed. São Paulo: Pearson Education d Brasil, 2017, p. 356. Adaptado.
Considerando as informações apresentadas, analise as afirmações abaixo:
I. Se um método 'A' chama um método 'B' que lança exceções, 'A' deve necessariamente as capturar.
II. Como exceções podem ser capturadas ou lançadas, uma exceção não tratada não provocará erro, desde que seja lançada por todos os métodos na pilha.
III. Um método não é obrigado a capturar uma exceção, desde que ele a lance.
IV. Um método não é obrigado a lançar uma exceção, desde que ele a capture.
Estão corretas as afirmações: Te III, apenas.
II, apenas.
II, III e IV, apenas.
e IV, apenas.
e IV, apenas.

Mais conteúdos dessa disciplina