Logo Passei Direto
Buscar
Leia o trecho a seguir: “As obras de Monteiro Lobato são de estilo único, a exemplos de narrativas como A Menina do Narizinho Arrebitado e Emília no País da Gramática. Nessas narrativas aventurescas encaixam-se situações, personagens e celebridades que nasceram da invenção de Lobato ou vivem na memória dos tempos (na História, na Lenda, na Literatura ou no Mito). E aí está a maior originalidade de Monteiro Lobato: redescobrir realidades estáticas, cristalizadas pela memória cultural, e dar-lhes nova vida, em meio às “reinações” do pessoalzinho que vive no Sítio do Pica-Pau Amarelo”.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a literatura infantil brasileira, é possível afirmar que:
Lobato apresenta concepção de literatura para além do caráter nacionalista, valorizando a vivência da criança a partir do meio sociocultural.
User badge image
Questões Para o Saber

há 3 semanas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 3 semanas

Sim, é possível afirmar que Monteiro Lobato apresenta uma concepção de literatura que vai além do nacionalismo. Ele valoriza a vivência da criança, integrando elementos do meio sociocultural em suas narrativas. Lobato utiliza personagens e situações que dialogam com a cultura brasileira, mas também resgata e reinventa elementos da memória coletiva, proporcionando uma experiência rica e educativa para os jovens leitores. Assim, suas obras não apenas entretêm, mas também promovem uma reflexão sobre a cultura e a identidade brasileira.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Leia o trecho a seguir: “Do ponto de vista cultural, surge a leitura como inserção do domínio da escrita nas práticas culturais do meio imediato. Apoiam-se as aprendizagens da leitura sobre as aquisições culturais de cada leitor, mais que sobre o treinamento escolar de uma técnica de decifragem. O encontro com a escrita significa remodelar o horizonte cultural de referência ao contato de outro universo cultural a que a leitura dá acesso. Assim se converte a leitura em busca assídua da extensão das referências imediatas do meio em que se vive.”
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o estatuto da literatura infantil, é possível afirmar que: muitos dos contos de fadas eram divulgados na brevidade do espaço jornalesco, objeto de leitura da maior parte da população.
I. ( ) Os escritores da atualidade devem buscar novas maneiras de interagir com o novo tipo de leitor infantil.
II. ( ) Os livros ainda são um dos veículos impressos mais utilizados pelos leitores, mas têm sido substituídos por mídias digitais, o que leva à necessidade do desenvolvimento de novas estéticas para a literatura infantil.
III. ( ) A escola deve priorizar o uso do livro impresso, de maneira paralela ao avanço da tecnologia, que possibilita o acesso a livros também pela internet.
IV. ( ) A forma de comercialização dos livros influencia no processo educacional da literatura infantil.
V. ( ) Os livros impressos são predominantes na educação, motivo pelo qual os avanços tecnológicos se mantiveram à parte da produção literária, mesmo no século XXI.
V, V, F, V, F.

Mais conteúdos dessa disciplina