O conhecimento humano pode ser categorizado de formas distintas, cada uma com características próprias. O conhecimento científico, por exemplo, é obtido por meio de métodos rigorosos, sistemáticos e baseados em evidências, tendo como objetivo explicar fenômenos através de hipóteses testáveis e replicáveis. Já o conhecimento popular está ligado ao senso comum, sendo transmitido de forma oral ou prática, sem fundamentação científica. Por outro lado, o conhecimento filosófico busca interpretar as questões relacionadas à existência e à realidade por meio da reflexão crítica e lógica, enquanto o conhecimento religioso fundamenta-se na fé e em doutrinas sagradas.
Esses tipos de conhecimento coexistem e influenciam a forma como as sociedades compreendem e interagem com o mundo ao seu redor.
Fonte: adaptado de: ARANHA, M. L.; MARTINS, V. L.
Filosofando: introdução à filosofia. 2. ed. São Paulo:
Moderna, 1993.
Adaptado de: CHAUÍ, M. H. Convite à filosofia. São Paulo:
Atica, 1994.
Com base no texto apresentado, analise as informações sobre os tipos de conhecimento e interprete as diferenças relacionadas ao conhecimento científico e ao popular. Em sua resposta, explique como o método utilizado no conhecimento científico o diferencia do conhecimento popular e cite um exemplo prático que destaque essa diferença .
Ed
há 3 semanas
Você precisa criar uma nova pergunta.