Logo Passei Direto
Buscar
“No dia 26 de janeiro de 1893, por volta das seis horas da tarde, na rua Barão de São Felix, número 154, centro do Rio de Janeiro, na entrada principal do famoso cortiço Cabeça de Porco, o prefeito Barata Ribeiro, junto com autoridades da polícia, vigilância sanitária, entre outros, acompanhavam a demolição do cortiço. Os moradores tentaram, a todo custo, convencer o prefeito a dar-lhes mais tempo, mas este não cedeu e a demolição aconteceu. O prefeito, autorizou os moradores do cortiço a retirada de madeiras, para que pudessem utilizá-las em outras construções. Alguns moradores subiram o morro, dando início, de acordo com o historiador Sidney Chalhoub, ao século das favelas”. A intervenção do prefeito Barata Ribeiro sobre o cortiço Cabeça de Porco tipifica uma ação de higienização social muito comum ainda hoje. Que denominação essa prática recebe?
Conurbação urbana.
User badge image
Questões para Estudantes

há 3 semanas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 3 semanas

A prática descrita no seu texto é conhecida como "higienização social" ou "limpeza social". Essa ação envolve a remoção de populações consideradas indesejáveis em áreas urbanas, muitas vezes em nome da saúde pública e da estética da cidade. Essa abordagem tem raízes históricas e continua a ser um tema relevante nas discussões sobre urbanização e políticas habitacionais.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

De acordo com as várias abordagens teórico-metodológicas, a urbanização é um processo em movimento contínuo de transformação em que a cidade deve ser entendida também pelas relações entre:
Espaço x tempo e rural x urbano.

Um dos principais pontos que demonstram a evolução do pensamento geográfico sobre a urbanização é a chamada Rede Urbana, que condiciona, a partir dos séculos XIX e XX, mudanças intensas nas cidades. Essa noção consiste em:
Analisar a produção, a circulação e o consumo, as redes de comunicações, articulando lugares.

Para o estudo da Geografia Urbana, utilizando as teorias mais tradicionais, o termo cidade deve ser considerado. Para alguns autores como Remy e Voyé (1992), as cidades devem ser estudadas considerando:
Configuração dos assentamentos, dimensão, ordenamento e relação com outras cidades.

As teorias para entender e qualificar as cidades partem de várias categorias, como, por exemplo, a diferenciação das cidades por meio de suas funções urbanas. Muitos autores propõem a classificação das cidades por tipos, baseadas em:
Administração, defesa, atividades culturais, produção, transferência, distribuição e recreação.

O morador da zona rural brasileira, iludido com a ideia de melhorar de vida, abandona o seu roçado e parte para a cidade. Que nome recebe esse modelo de migração?
Êxodo rural.

Na imagem a seguir, você pode ver, em destaque, a comunidade de Paraisópolis, que pode ser utilizada como exemplo da consequência do macrocefalismo urbano. O crescimento desordenado das cidades provoca, portanto, quais problemas sociais?
Falta de moradia, de transporte e de saneamento básico; periferização; e gentrificação.

Mais conteúdos dessa disciplina