Logo Passei Direto
Buscar

Geometria

Outros
É possível atribuir a ocorrência de pragas na agricultura a uma série de fatores, incluindo o processo de domesticação de plantas pelo homem, o monocultivo, as falhas no planejamento do sistema de produção, os equívocos no uso de fertilizantes e praguicidas, dentre outros aspectos. O processo de domesticação das plantas pelo homem é, talvez, o principal fator de contribuição para a ocorrência de pragas na agricultura. Isso porque as plantas que são cultivadas hoje sofreram modificações genéticas para apresentar características agronômicas desejáveis, como aumento de produtividade e uniformidade, redução da síntese de compostos tóxicos, perda dos meios de dispersão etc. e, consequentemente, perderam, ao longo do tempo, muitos mecanismos naturais de defesa contra o ataque de pragas. Sobre o surgimento e ocorrência de pragas na agricultura, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- O surgimento de pragas agrícolas está relacionado à modificação, pelo homem, dos ecossistemas naturais, com impactos, sobretudo, na biodiversidade e capacidade de autorregulação desses ambientes.
II- Aspectos do planejamento da produção, como a escolha de variedades suscetíveis ao ataque de pragas-chave e a inobservância do período de vazio sanitário não contribuem para o surgimento de pragas agrícolas.
III- A utilização inadequada dos insumos especialmente ao superdimensionamento da dosagem de adubos e pesticidas também pode favorecer o aparecimento de pragas nos cultivos agrícolas.
A Somente a sentença III está correta.
B As sentenças I e III estão corretas.
C Somente a sentença II está correta.
D As sentenças I e II estão corretas.
User badge image
Questões Para o Saber

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

Vamos analisar cada uma das sentenças: I- O surgimento de pragas agrícolas está relacionado à modificação, pelo homem, dos ecossistemas naturais, com impactos, sobretudo, na biodiversidade e capacidade de autorregulação desses ambientes. Verdadeiro, essa afirmação está correta, pois a modificação dos ecossistemas naturais pelo homem pode realmente afetar a biodiversidade e a autorregulação, contribuindo para o surgimento de pragas. II- Aspectos do planejamento da produção, como a escolha de variedades suscetíveis ao ataque de pragas-chave e a inobservância do período de vazio sanitário não contribuem para o surgimento de pragas agrícolas. Falso, essa afirmação é incorreta, pois a escolha de variedades suscetíveis e a falta de observância do vazio sanitário, na verdade, contribuem para o surgimento de pragas. III- A utilização inadequada dos insumos, especialmente ao superdimensionamento da dosagem de adubos e pesticidas, também pode favorecer o aparecimento de pragas nos cultivos agrícolas. Verdadeiro, essa afirmação está correta, pois o uso inadequado de insumos pode, de fato, favorecer o surgimento de pragas. Com base nas análises: - A sentença I está correta. - A sentença II está incorreta. - A sentença III está correta. Portanto, a alternativa que contém todas as sentenças verdadeiras é: B) As sentenças I e III estão corretas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Enquanto os insetos fazem parte da Classe Insecta, os ácaros pertencem à Classe Arachnida. Esses animais apresentam algumas diferenças em sua morfologia, a começar pela divisão do corpo; os insetos têm seu corpo dividido em três regiões: cabeça, tórax e abdome. Os ácaros, por sua vez, não possuem cabeça, tendo o corpo dividido em duas regiões: prossoma e opistossoma. Os insetos possuem apêndices distribuídos ao longo do corpo, sendo os mais importantes: antenas, pernas e asas. Sobre as principais diferenças entre ácaros e insetos, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Na cabeça dos ácaros, contém órgãos sensoriais como os olhos compostos e simples (ocelo) e o aparelho bucal (que pode ser do tipo mastigador ou sugador).
II- Os ácaros possuem o corpo segmentado e, diferentemente dos insetos, apresentam antenas e asas.
III- Os ácaros não possuem olhos, mas estruturas sensoriais chamadas cerdas, responsáveis pela percepção de luz, temperatura, CO2, vibrações e feromônios. O aparelho bucal dos ácaros é formado pelas quelíceras e pedipalpos, que se modificam conforme o hábito alimentar da espécie.
A Somente a sentença II está correta.
B Somente a sentença III está correta.
C As sentenças I e III estão corretas.
D As sentenças I e II estão corretas.

O manejo integrado de pragas (MIP) é um conjunto de medidas que dá suporte para a tomada de decisão no controle das adversidades que ocorrem no campo.
Dentre os métodos de controle de pragas utilizados no MIP, as práticas de 1) eliminação de restos culturais, 2) painéis adesivos nas cores amarela e azul, 3) controle da temperatura, e 4) quarentena são, respectivamente, exemplos de métodos:
A 1) mecânico • 2) comportamental • 3) físico • 4) legislativo.
B 1) cultural • 2) comportamental • 3) físico • 4) legislativo.
C 1) mecânico • 2) químico • 3) genético • 4) cultural.
D 1) cultural • 2) genético • 3) químico • 4) físico.

As pragas podem ser classificadas de acordo com o nível populacional atingido durante o ciclo de determinada cultura. Essa classificação leva em consideração o quantitativo da população, isto é, a densidade populacional em que é necessária a adoção de medidas preventivas para evitar prejuízos econômicos à cultura.
Quanto à classificação baseada na densidade populacional, considerada como praga-chave ou praga principal, assinale a alternativa CORRETA:
A Costumam atingir o nível de controle, demonstrando elevado potencial de dano econômico.
B Nunca costumam atingir o nível de controle, demonstrando elevado potencial de dano econômico.
C A densidade populacional nunca atinge o nível de controle. Representam a maioria das espécies encontradas nas lavouras, incluindo os insetos benéficos.
D A densidade populacional, por vezes, atinge o nível de controle. Representam a maioria das espécies encontradas nas lavouras, incluindo os insetos benéficos.

Mais conteúdos dessa disciplina