9 - Leia as assertivas abaixo julgando-as como V (Verdadeiras) ou F (Falsas):
( ) A EaD ocorre em espaços virtuais de aprendizagem, ou seja, em salas de aula virtuais nas quais professor e alunos devem conectar-se simultaneamente.
( ) A EaD é a modalidade de ensino e aprendizagem na qual a comunicação e
construção de conhecimento podem desenvolver-se com a participação dos indivíduos em diferentes tempos e locais.
( ) As TDIC são instrumentos mediadores da aprendizagem, principalmente no que diz respeito ao conhecer e ao fazer, e, também, para vivenciar experiências pedagógicas no ciberespaço.
( ) Somente utilizar a tecnologia pela tecnologia não garante a boa qualidade dos processos educativos na escola.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
A) F - V - F - V
B) V - F - V - F
C) F - V - V - V
D) V - V - F - F
E) F - F - V - F
Ed
há 2 semanas
Vamos analisar cada uma das assertivas sobre a Educação a Distância (EaD): ( ) A EaD ocorre em espaços virtuais de aprendizagem, ou seja, em salas de aula virtuais nas quais professor e alunos devem conectar-se simultaneamente. É falsa (F). A EaD permite que alunos e professores se conectem em diferentes horários, não necessariamente simultaneamente. ( ) A EaD é a modalidade de ensino e aprendizagem na qual a comunicação e construção de conhecimento podem desenvolver-se com a participação dos indivíduos em diferentes tempos e locais. É verdadeira (V). Essa é uma característica fundamental da EaD, que permite flexibilidade de tempo e espaço. ( ) As TDIC são instrumentos mediadores da aprendizagem, principalmente no que diz respeito ao conhecer e ao fazer, e, também, para vivenciar experiências pedagógicas no ciberespaço. É verdadeira (V). As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) são essenciais para a mediação do aprendizado na EaD. ( ) Somente utilizar a tecnologia pela tecnologia não garante a boa qualidade dos processos educativos na escola. É verdadeira (V). A utilização da tecnologia deve ser intencional e pedagógica para que realmente contribua para a qualidade do ensino. Agora, organizando as respostas: 1. F 2. V 3. V 4. V Portanto, a sequência correta é: C) F - V - V - V.