Logo Passei Direto
Buscar
Depois que a Guerra do Vietnã demonstrou que o mais caro, mais avançado e mais destrutivo aparato militar que o mundo já vira era inteiramente incapaz de dobrar a vontade de um dos povos mais pobres da Terra, o governo norte-americano perdeu temporariamente a maior parte, senão toda a sua credibilidade como vigilante do mundo livre.
A partir do que afirma o texto, pode-se dizer que a derrota militar dos Estados Unidos no Vietnã provocou, entre outros efeitos diretos ou indiretos,
a) o fim da influência das superpotências no Sul e Sudeste asiático e a ascensão econômica, política e diplomática de países em desenvolvimento, como a Austrália, o Brasil, a Índia e o México.
b) o acirramento da Guerra Fria, com as intervenções militares soviéticas no Paquistão e em Cuba, países que antes pertenciam à zona de influência norte-americana.
c) o encerramento da corrida armamentista entre os países vinculados ao Pacto de Varsóvia e os membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte, obtido a partir de esforço internacional liderado pela Organização das Nações Unidas.
d) uma reorganização profunda no cenário da Guerra Fria, com o fim de regimes ditatoriais apoiados pelos Estados Unidos, como o da Nicarágua e o do Irã.
User badge image
Praticando Para o Saber

há 4 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 meses

Vamos analisar as alternativas uma a uma, considerando o contexto da Guerra do Vietnã e suas consequências: a) O fim da influência das superpotências no Sul e Sudeste asiático e a ascensão econômica, política e diplomática de países em desenvolvimento, como a Austrália, o Brasil, a Índia e o México. - Embora a Guerra do Vietnã tenha impactado a influência dos EUA na região, a ascensão de países como Austrália e Brasil não é diretamente atribuída a isso. b) O acirramento da Guerra Fria, com as intervenções militares soviéticas no Paquistão e em Cuba, países que antes pertenciam à zona de influência norte-americana. - A Guerra do Vietnã, de fato, teve um impacto nas dinâmicas da Guerra Fria, mas a afirmação sobre intervenções soviéticas não é precisa. c) O encerramento da corrida armamentista entre os países vinculados ao Pacto de Varsóvia e os membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte, obtido a partir de esforço internacional liderado pela Organização das Nações Unidas. - Essa opção não reflete a realidade, pois a corrida armamentista continuou após a Guerra do Vietnã. d) Uma reorganização profunda no cenário da Guerra Fria, com o fim de regimes ditatoriais apoiados pelos Estados Unidos, como o da Nicarágua e o do Irã. - Essa alternativa é a mais adequada, pois a derrota no Vietnã levou a uma reavaliação da política externa dos EUA e, em alguns casos, ao distanciamento de regimes que antes eram apoiados. Portanto, a alternativa correta é: d) uma reorganização profunda no cenário da Guerra Fria, com o fim de regimes ditatoriais apoiados pelos Estados Unidos, como o da Nicarágua e o do Irã.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Na década de 1960, muitas expressões artísticas representaram uma postura crítica frente a problemas da época, em especial os conflitos da Guerra Fria. Um exemplo é o Festival de Woodstock, ocorrido em 1969 nos E.U.A., em cujo cartaz se lê “Três dias de paz e música”.
Nesse contexto da década de 1960, destacava-se a denúncia sobre:
(A) presença soviética na China
(B) intervenção militar no Vietnã
(C) dominação europeia na África do Sul
(D) exploração econômica no Oriente Médio

Uma das mais extraordinárias mudanças culturais do século XX foi a autonomia da juventude que se tornou um grupo com consciência. Os acontecimentos políticos mais dramáticos dos anos 60 e 70 foram feitos com esses atores.
Dentre os acontecimentos políticos e culturais dos anos 60 e 70, aquele em que a juventude, em vez de usar a sua disposição para a crítica social, reforçou o poder institucional vigente, foi
a) a Revolução de Maio de 1968, em Paris.
b) as manifestações da UNE no Brasil dos anos 1960.
c) a Revolução Cultural Chinesa iniciada em 1966.
d) as letras das músicas do Rock norte-americano dos anos 1970.

A imagem refere-se ao Muro de Berlim em 1989. A cidade de Berlim possui aproximadamente 2.890 km (dos quais, 2403 km correspondiam à Berlim Oriental), dividida em duas partes já desde 1948, foi, em 1961, solidamente separada por uma fronteira física até então inexistente.
De acordo com a imagem e com o contexto descrito, é correto o que se afirma em:
a) Os alemães comemoraram o fim da divisão entre a República Democrática da Alemanha (Alemanha Oriental) e a República Federal da Alemanha (Alemanha Ocidental), assim como a queda do Muro de Berlim e possível reunificação que só ocorreu em 1990.
b) Os alemães comemoraram a data da construção do Muro de Berlim e os 40 anos da República Democrática da Alemanha (Alemanha Oriental), pois havia muita resistência e protestos por parte da maioria dos alemães que eram contra a reunificação prevista para 1990.
c) Os alemães comemoraram o fim da divisão entre A República Democrática da Alemanha (Alemanha Ocidental) e a República Federal da Alemanha (Alemanha Oriental), assim como a queda do Muro de Berlim e possível reunificação que só ocorreu em 1990.
d) Os alemães comemoram a queda do Muro de Berlim, fim da Guerra Fria, bem como o fim da luta armada entre a República Democrática da Alemanha (Alemanha Oriental) e a República Federal da Alemanha (Alemanha Ocidental) e almejavam a reunificação prevista para 1990.
e) Os alemães comemoram as pesadas indenizações que a República Democrática da Alemanha (Alemanha Oriental) foi condenada a pagar judicialmente para a República Federal da Alemanha (Alemanha Ocidental), devido às mortes dos alemães que tentaram atravessar o muro para ir de uma Alemanha para outra.

A partir dos elementos da charge e dos conhecimentos sobre o período da ditadura civil-militar no Brasil (1964-1985), identifique as seguintes afirmativas como verdadeiras (V) ou falsas (F):
A charge faz referência ao símbolo da suástica nazista, pois iguala a cassação de direitos civis e políticos que ocorreu após o golpe militar brasileiro com a cassação de direitos civis dos judeus alemães no regime nazista.
( ) A charge faz referência ao símbolo da suástica nazista, pois iguala a cassação de direitos civis e políticos que ocorreu após o golpe militar brasileiro com a cassação de direitos civis dos judeus alemães no regime nazista.
( ) A direita na América Latina, durante o período da Guerra Fria (1945-1989), recebeu apoio da União Soviética para instituir governos autoritários que afirmavam proteger o bem maior da população contra inimigos comunistas.
( ) A charge faz referência ao caráter do governo instituído ser de direita, para proteger o país de uma alegada “ameaça comunista”, que foi associada pelos militares e seus apoiadores ao presidente deposto João Goulart e demais grupos de esquerda.
( ) Eventos como a Revolução Cubana (1959) não somente inspiraram diversos movimentos de esquerda antes e depois do golpe militar, como impulsionaram os Estados Unidos para o estreitamento de laços com a direita na América Latina.
a) V – F – V – V.
b) V – V – V – V.
c) F – V – F – F.
d) F – V – V – F.
e) V – F – F – V.

Mais conteúdos dessa disciplina