Logo Passei Direto
Buscar
A morte pode ser presumida, no âmbito do Direito Civil, a morte presumida pode ser com ou sem declaração de ausência. A ausência, por sua vez, pode ser conceituada, via de regra, pelo evento em que uma pessoa desaparece de seu domicílio, sem deixar notícias sobre seu paradeiro, representante ou procurador. É sempre importante lembrar que o instituto da ausência visa a proteção dos bens da pessoa desaparecida.
A partir das informações apresentadas, analise as afirmativas a seguir:
I. O juiz declarará ausência e nomeará curador, a requerimento de qualquer interessado ou do Ministério Público, quando uma pessoa desaparecer de seu domicílio, sem dela haver notícia.
II. No caso de o ausente haver deixado procurador, em se passando 5 anos da arrecadação dos seus bens, poderão os interessados requerer a declaração da ausência e a abertura provisória da sucessão.
III. O cônjuge do ausente, sempre que não esteja separado judicialmente, ou de fato por mais de dois anos antes da declaração de ausência, será o legítimo curador.
IV. Na falta de cônjuge, a curadoria dos bens do ausente incumbe aos ascendentes ou aos descendentes do mesmo, nesta ordem.
a. V – F – V – V.
b. F – F – V – V.
c. V – F – V – F.
d. V – V – F – F.
User badge image
Exercícios Para o Conhecimento

mês passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

mês passado

Vamos analisar cada uma das afirmativas sobre a morte presumida e a declaração de ausência: I. O juiz declarará ausência e nomeará curador, a requerimento de qualquer interessado ou do Ministério Público, quando uma pessoa desaparecer de seu domicílio, sem dela haver notícia. É verdadeira (V). O juiz pode declarar a ausência e nomear um curador quando uma pessoa desaparece sem deixar notícias, a pedido de qualquer interessado ou do Ministério Público. II. No caso de o ausente haver deixado procurador, em se passando 5 anos da arrecadação dos seus bens, poderão os interessados requerer a declaração da ausência e a abertura provisória da sucessão. É falsa (F). A declaração de ausência e a abertura da sucessão não dependem da arrecadação dos bens e do prazo de 5 anos, mas sim do desaparecimento da pessoa e do cumprimento dos requisitos legais. III. O cônjuge do ausente, sempre que não esteja separado judicialmente, ou de fato por mais de dois anos antes da declaração de ausência, será o legítimo curador. É verdadeira (V). O cônjuge do ausente é, de fato, o curador dos bens do ausente, desde que não esteja separado judicialmente ou de fato por mais de dois anos. IV. Na falta de cônjuge, a curadoria dos bens do ausente incumbe aos ascendentes ou aos descendentes do mesmo, nesta ordem. É verdadeira (V). Na ausência do cônjuge, a curadoria dos bens do ausente é atribuída aos ascendentes ou descendentes, seguindo a ordem estabelecida. Portanto, a sequência correta é: V - F - V - V. A alternativa que apresenta essa sequência é a) V – F – V – V.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Bens são coisas, porém nem todas as coisas são bens. As coisas são o gênero do qual os bens são espécies. As coisas abrangem tudo quanto existe na natureza, exceto a pessoa, e somente se consideram bens as coisas existentes que possuam algum valor econômico (trabalho, terra e valor), e proporcionam ao homem utilidade e são suscetíveis de apropriação, podendo ser objeto de uma relação de direito.
A partir das informações apresentadas e de seu conhecimento, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.
( ) Bens públicos são os bens do domínio nacional pertencentes às pessoas jurídicas de direito público interno; os bens particulares são definidos por exclusão, ou seja, são aqueles que não são públicos.
( ) Bens corpóreos são aqueles dotados de existência física, material, podendo ser objeto de compra e venda. Já os bens incorpóreos possuem existência abstrata ou ideal, não possuindo existência física, como exemplo, temos a propriedade literária. Referidos bens (incorpóreos) podem ser transferidos por cessão.
( ) O bem de família é impenhorável e não responderá por qualquer tipo de dívida civil, comercial, fiscal, previdenciária ou de outra natureza, contraída pelos cônjuges ou pelos pais ou filhos que sejam proprietários e nele residam. Ressalte-se ainda que ele decorre exclusivamente da lei, não podendo ser convencional.
( ) Os bens públicos podem ser objeto de alienação e de usucapião, contanto que sejam obedecidas as exigências legais.
a. V – V – V – F.

Mais conteúdos dessa disciplina