Logo Passei Direto
Buscar

Concursos

Outros
Agir educativo, segundo documentos do Ministério da Saúde, é
(A) ação social que se alimenta do processo de construção de um substrato teórico-metodológico de sustentação, de projetos políticos que suscitem a participação da sociedade e de ações capazes de produzirem novos sentidos nas relações entre necessidades de saúde da população e organização do cuidado da saúde.
(B) um paradigma que ganhou visibilidade com a Carta de Ottawa, ao defender que a melhoria da qualidade de vida é “resultante de um conjunto de fatores sociais, econômicos, políticos, culturais, ambientais, comportamentais e, também, biológicos.”
(C) a mobilização que ocorre quando um grupo de pessoas, uma comunidade ou uma sociedade decide e age com objetivo comum, buscando, quotidianamente, os resultados desejados por todos.
(D) estratégia de reestruturação dos serviços a partir da análise dos determinantes sociais e econômicos, mas sobretudo de valores e conceitos dos profissionais.
(E) voltar-se para a promoção da participação social no processo de formulação e gestão da política de saúde, direcionando-se para o cumprimento efetivo dos princípios ético-políticos do SUS: universalidade, integralidade, equidade, descentralização, participação e controle social.
User badge image
Ensinando Através de Questões

mês passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

mês passado

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a correta sobre o "agir educativo" segundo os documentos do Ministério da Saúde: (A) Ação social que se alimenta do processo de construção de um substrato teórico-metodológico de sustentação, de projetos políticos que suscitem a participação da sociedade e de ações capazes de produzirem novos sentidos nas relações entre necessidades de saúde da população e organização do cuidado da saúde. - Esta alternativa aborda a construção teórica e a participação social, o que é relevante para o agir educativo. (B) Um paradigma que ganhou visibilidade com a Carta de Ottawa, ao defender que a melhoria da qualidade de vida é “resultante de um conjunto de fatores sociais, econômicos, políticos, culturais, ambientais, comportamentais e, também, biológicos.” - Embora importante, esta definição é mais ampla e não se refere especificamente ao agir educativo. (C) A mobilização que ocorre quando um grupo de pessoas, uma comunidade ou uma sociedade decide e age com objetivo comum, buscando, quotidianamente, os resultados desejados por todos. - Esta alternativa fala sobre mobilização, mas não aborda diretamente o conceito de agir educativo. (D) Estratégia de reestruturação dos serviços a partir da análise dos determinantes sociais e econômicos, mas sobretudo de valores e conceitos dos profissionais. - Esta opção foca na reestruturação dos serviços, não especificamente no agir educativo. (E) Voltar-se para a promoção da participação social no processo de formulação e gestão da política de saúde, direcionando-se para o cumprimento efetivo dos princípios ético-políticos do SUS: universalidade, integralidade, equidade, descentralização, participação e controle social. - Esta alternativa é relevante, mas se concentra mais na participação social do que no agir educativo em si. Após essa análise, a alternativa que melhor se alinha ao conceito de "agir educativo" segundo os documentos do Ministério da Saúde é a (A), pois aborda a construção teórica e a participação da sociedade de forma direta. Portanto, a resposta correta é: (A) Ação social que se alimenta do processo de construção de um substrato teórico-metodológico de sustentação, de projetos políticos que suscitem a participação da sociedade e de ações capazes de produzirem novos sentidos nas relações entre necessidades de saúde da população e organização do cuidado da saúde.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O Cuidado Centrado na Pessoa e Família possui vertentes em diversas políticas e estratégias do Ministério da Saúde, em especial na Política Nacional de Humanização (PNH). Em relação ao Cuidado Centrado na Pessoa e Família, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.
Em relação ao Cuidado Centrado na Pessoa e Família, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.
( ) Explorar a experiência da doença é um momento em que o profissional de saúde precisa repassar com precisão e objetividade o significado daquela doença ao paciente, bem como repassar todas as modificações que ele precisará realizar na sua vida para controlá-la.
( ) Para entender a pessoa como um todo, é necessário que o profissional de saúde esteja focado em compreender como aquela condição crônica se instalou, para que possa prescrever o melhor plano de cuidados ao paciente.
( ) O fortalecimento da relação entre a pessoa e o profissional de saúde se dá a partir de tratamentos assertivos e resolutivos. Assim, a pessoa consegue ter uma relação de confiança com o profissional.
( ) A elaboração do plano conjunto de manejo dos problemas é feito pelo profissional de saúde a partir da identificação dos problemas e seleção das prioridades.
(A) F – F – F – F.
(B) V – V – V – V.
(C) F – V – V – F.
(D) F – F – F – V.
(E) V – F – F – F.

Mais conteúdos dessa disciplina