Logo Passei Direto
Buscar
Estagiário de engenharia, embora reconhecendo que executava tarefas próprias do estágio pactuado, postulou vínculo de emprego, na forma da CLT, sob o único fundamento de que o estágio era remunerado e, portanto, caracterizado o vínculo de emprego. Está correta ou equivocada a interpretação?
Qual das alternativas abaixo é correta?
A) Não. A nova Lei de Estágio dispõe expressamente que o estágio não cria vínculo empregatício, apesar de ter todos os direitos trabalhistas previstas na CLT.
B) Não. A nova Lei de Estágio dispõe expressamente que o estágio deve ser gratuito, bem como também não poder ser fornecido nenhum tipo de benefício, excesso o seguro contra acidentes.
C) Sim. A nova Lei de Estágio dispõe que a remuneração do estágio é o único requisito capaz de configurar o vínculo empregatício.
D) Sim. Configura-se vínculo empregatício o estágio remunerado, com fornecimento de benefícios como: vale transporte, seguro saúde e seguro contra acidentes.
E) Não. A nova Lei de Estágio dispõe expressamente que o estágio não cria vínculo empregatício e que o estagiário poderá receber bolsa, ou outra forma de contraprestação.
User badge image
Praticando Para Aprender

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

Vamos analisar as alternativas com base na nova Lei de Estágio (Lei nº 11.788/2008). Essa lei estabelece que o estágio não cria vínculo empregatício, mesmo que seja remunerado, desde que respeitadas as condições do estágio. A análise das alternativas é a seguinte: A) Não. A nova Lei de Estágio dispõe expressamente que o estágio não cria vínculo empregatício, apesar de ter todos os direitos trabalhistas previstas na CLT. - Correta, pois a lei realmente afirma que o estágio não gera vínculo empregatício. B) Não. A nova Lei de Estágio dispõe expressamente que o estágio deve ser gratuito, bem como também não poder ser fornecido nenhum tipo de benefício, exceto o seguro contra acidentes. - Incorreta, pois o estágio pode ser remunerado e o estagiário pode receber benefícios. C) Sim. A nova Lei de Estágio dispõe que a remuneração do estágio é o único requisito capaz de configurar o vínculo empregatício. - Incorreta, pois a remuneração não é o único fator que configura o vínculo. D) Sim. Configura-se vínculo empregatício o estágio remunerado, com fornecimento de benefícios como: vale transporte, seguro saúde e seguro contra acidentes. - Incorreta, pois a remuneração e benefícios não configuram vínculo empregatício. E) Não. A nova Lei de Estágio dispõe expressamente que o estágio não cria vínculo empregatício e que o estagiário poderá receber bolsa, ou outra forma de contraprestação. - Correta, pois a lei afirma que o estágio não gera vínculo, mas permite a remuneração. Portanto, as alternativas corretas são A e E, mas a mais completa e que reflete a essência da lei é a E. A resposta correta é: E) Não. A nova Lei de Estágio dispõe expressamente que o estágio não cria vínculo empregatício e que o estagiário poderá receber bolsa, ou outra forma de contraprestação.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Qual é o prestador de serviços que independe de um empregador para desenvolver seu mister, utilizando de seus próprios instrumentos para tal execução, desenvolve sua atividade sem subordinação jurídica e a horário, livre da fiscalização do destinatário de tais serviços e, eventualmente, com o auxílio de terceiros, se lhe convier, assume o risco do negócio, ajusta os serviços e o preço?
A) Trabalhador eventual.
B) Trabalhador avulso.
C) Trabalhador temporário.
D) Trabalhador em domicílio.
E) Trabalhador autônomo.

Mais conteúdos dessa disciplina